» Órgãos Colegiados:
CES
CIB
CIR
COSEMS
» Dados Estatísticos
» Planos e Relatórios
» Informações de    Saúde:
» Nossos Parceiros:
FUNASA DATASUS
Ministério da Saúde CONASS
Cartão SUS Biblioteca Virtual de Saúde
» Sites Relacionados:
Doação de Órgãos
Banco de Olhos
Farmácia Popular
FVS
CEREST
Laudo Procedimento
APAC
Aplicativo
Saúde Amazonas
  Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas

Hemoam apresenta projeto de Hospital do Sangue
Nesta segunda-feira (04), às 08:30h, a diretoria da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), realizou reunião para apresentação do projeto de construção do Hospital do Sangue do Amazonas. A reunião teve a presença do Secretário de Estado da Saúde, Dr. Wilson Alecrim, do presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Antonio Ademir Stroski; do Deputado Federal Francisco Praciano e do Deputado José Ricardo Wendling.

O Hospital do Sangue do Amazonas será o primeiro construído na Região Norte. O projeto prevê, quatro andares e mais de 120 leitos com enfermarias para crianças e adultos em uma área superior a 14.000 m². O Hemocentro do Amazonas é referência na área de hemoterapia e com a construção do novo hospital, passará a atender com alto padrão, os pacientes portadores de doenças do sangue.

Os recursos para a construção do hospital foram propostos pelos deputados e senadores da bancada do Amazonas em Brasília, através de emenda parlamentar de autoria do ex-senador Arthur Neto. Os recursos são superiores a 30 milhões e já estão na Caixa Econômica Federal, no aguardo da apresentação do projeto para então ser feita a liberação da obra.

A Fundação Hemoam tem até o segundo semestre para fazer a entrega do projeto básico com a documentação exigida que passará por análise da Caixa e cumprir as normas estabelecidas. Após essa análise, a Fundação Hemoam está autorizada a abrir o processo licitatório para a construção do hospital.

De acordo com o diretor presidente da Fundação Hemoam, Nelson Fraiji, é importante lembrar o apoio da bancada do Amazonas, em Brasília, através das emendas que resultaram na obtenção dos recursos para a construção do primeiro Hospital do Sangue da região norte. “Nós tivemos o apoio de toda bancada do Amazonas no sentido de assegurar os recursos finaceiros do Governo Federal, o que é um mérito do Amazonas, pois poucos estados brasileiros tiveram recursos pra um invetimento nessa ordem, na política de sangue e hemoderivados”, relata.

Para o Secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim, o Hospital do Sangue é uma unidade que vai integrar o Sistema Único de Saúde do estado com o objetivo de prestar melhores serviços a população. “O hospital terá bastante tecnologia para internação e diagnóstico. As anemias falciformes e todas as doenças onco hematológias serão tratadas aqui e a nossa esperança é que em 2014 ele já esteja funcionando”, disse.

O projeto é de autoria do arquiteto Thomé Mestrinho. A apresentação do projeto às lideranças e servidores do Hemoam, teve por objetivo buscar sugestões que possam garantir a execução da obra com estrutura adequada as necessidades técnicas e humanas esperada por todos os envolvidos, destaca o engenheiro.

____________________________
Sônia Yara Rodrigues
Comunicação HEMOAM - 30 Anos em 2012
(92) 3655-0244 / 3655-0245
(92)9115-9217
hemoam.org.br
twitter.com/HEMOAM
formspring.me/HEMOAM
ccom.hemoam@gmail.com
sonia.yara@hemoam.am.gov.br
Em 04/06/2012 às 14:23:12
Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas
Av. André Araújo, 701 - Aleixo - CEP: 69.060-000 - Fone: (92) 3643-6300

© 2010 - Todos os direitos reservados.