» Órgãos Colegiados:
CES
CIB
CIR
COSEMS
» Dados Estatísticos
» Planos e Relatórios
» Informações de    Saúde:
» Nossos Parceiros:
FUNASA DATASUS
Ministério da Saúde CONASS
Cartão SUS Biblioteca Virtual de Saúde
» Sites Relacionados:
Banco de Olhos
Farmácia Popular
FVS
Laudo Procedimento
APAC
  Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas

Hemoam apresenta projeto de Hospital do Sangue
Nesta segunda-feira (04), às 08:30h, a diretoria da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), realizou reunião para apresentação do projeto de construção do Hospital do Sangue do Amazonas. A reunião teve a presença do Secretário de Estado da Saúde, Dr. Wilson Alecrim, do presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Antonio Ademir Stroski; do Deputado Federal Francisco Praciano e do Deputado José Ricardo Wendling.

O Hospital do Sangue do Amazonas será o primeiro construído na Região Norte. O projeto prevê, quatro andares e mais de 120 leitos com enfermarias para crianças e adultos em uma área superior a 14.000 m². O Hemocentro do Amazonas é referência na área de hemoterapia e com a construção do novo hospital, passará a atender com alto padrão, os pacientes portadores de doenças do sangue.

Os recursos para a construção do hospital foram propostos pelos deputados e senadores da bancada do Amazonas em Brasília, através de emenda parlamentar de autoria do ex-senador Arthur Neto. Os recursos são superiores a 30 milhões e já estão na Caixa Econômica Federal, no aguardo da apresentação do projeto para então ser feita a liberação da obra.

A Fundação Hemoam tem até o segundo semestre para fazer a entrega do projeto básico com a documentação exigida que passará por análise da Caixa e cumprir as normas estabelecidas. Após essa análise, a Fundação Hemoam está autorizada a abrir o processo licitatório para a construção do hospital.

De acordo com o diretor presidente da Fundação Hemoam, Nelson Fraiji, é importante lembrar o apoio da bancada do Amazonas, em Brasília, através das emendas que resultaram na obtenção dos recursos para a construção do primeiro Hospital do Sangue da região norte. “Nós tivemos o apoio de toda bancada do Amazonas no sentido de assegurar os recursos finaceiros do Governo Federal, o que é um mérito do Amazonas, pois poucos estados brasileiros tiveram recursos pra um invetimento nessa ordem, na política de sangue e hemoderivados”, relata.

Para o Secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim, o Hospital do Sangue é uma unidade que vai integrar o Sistema Único de Saúde do estado com o objetivo de prestar melhores serviços a população. “O hospital terá bastante tecnologia para internação e diagnóstico. As anemias falciformes e todas as doenças onco hematológias serão tratadas aqui e a nossa esperança é que em 2014 ele já esteja funcionando”, disse.

O projeto é de autoria do arquiteto Thomé Mestrinho. A apresentação do projeto às lideranças e servidores do Hemoam, teve por objetivo buscar sugestões que possam garantir a execução da obra com estrutura adequada as necessidades técnicas e humanas esperada por todos os envolvidos, destaca o engenheiro.

____________________________
Sônia Yara Rodrigues
Comunicação HEMOAM - 30 Anos em 2012
(92) 3655-0244 / 3655-0245
(92)9115-9217
hemoam.org.br
twitter.com/HEMOAM
formspring.me/HEMOAM
ccom.hemoam@gmail.com
sonia.yara@hemoam.am.gov.br
Em 04/06/2012 às 14:23:12
Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas
Av. André Araújo, 701 - Aleixo - CEP: 69.060-000 - Fone: (92) 3643-6300

© 2010 - Todos os direitos reservados.