SES-AM realiza reunião com coordenadores dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde e Humanização

Evento reuniu profissionais para aprimorar a prática e a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população (Foto: Evandro Seixas/SES-AM)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou a primeira reunião de 2024 com os coordenadores dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHU), nesta quinta-feira (23/04), no auditório da Fametro, unidade Cachoeirinha. O objetivo do encontro foi fortalecer esses núcleos, que possuem um papel fundamental na capacitação contínua dos trabalhadores da saúde no Amazonas.

Estiveram presentes no encontro, o secretário-Executivo de Estado de Saúde, Silvio Romano, a diretora do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (DGTES/SES-AM), Fabiana Gurgel, a gerente de Educação em Saúde e Humanização da SES-AM, Francileide Bindá, além dos coordenadores dos NEPSHUs.

Durante o evento, foram discutidas propostas para realizar as ações deste ano com os responsáveis pela condução das Políticas de Educação Permanente e Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) nas unidades. Os participantes também falaram sobre a agenda e o plano anual dos NEPSHUs.

Em sua fala, o secretário, Silvio Romano, ressaltou que o conceito de humanização passa pelo cuidado em todas as instâncias, desde o paciente até as equipes de trabalho e gestão.

“Vocês são muito importantes, são fundamentais para que a gente consiga levar um cuidado maior para as pessoas que estão sob nosso amparo, não só para o usuário, mas também para aqueles que estão do nosso lado, as equipes, os gestores. Que possamos ter esse olhar de cuidado com os outros a todo tempo, precisamos ir além dos conceitos, das formalidades para cuidar”, afirmou o secretário.

A diretora do DGTES/SES-AM explicou que o encontro fortalece o processo para aprimorar as práticas de atendimento e cuidado, valorizando o trabalhador da saúde. Fabiana Gurgel destacou, também, a importância do apoio e parceria da gestão estadual para garantir um atendimento mais humanizado e acolhedor para os usuários do sistema de saúde.

“Ter pessoas na gestão, que valorizam o nosso trabalho, dá um gás para continuar essa missão e fazer ainda melhor. No encontro, colocamos de forma macro o objetivo do nosso Plano de Gestão do Trabalho e Educação da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, que a SES aderiu. Também iremos trabalhar as ações mais imediatas, melhorar a ambiência e as nossas relações”, declarou a diretora.

A responsável pela organização do evento, ressaltou a relevância de investir na formação e capacitação dos profissionais de saúde, visando melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população. “Ter uma gestão que apoia e valorizar esse trabalho faz toda a diferença”, pontuou Francileide Bindá.

Educação Permanente e Humanização

A Educação Permanente e Humanização do SUS é um conjunto de diretrizes e ações que buscam promover a formação e capacitação contínua dos profissionais de saúde, além de estimular a humanização do atendimento e valorização dos trabalhadores da saúde.

Além disso, a valorização dos profissionais de saúde, em um ambiente de respeito e empatia, contribui para a construção de um sistema de saúde mais justo e integrado, capaz de atender às necessidades individuais e coletivas da população.