Caimi André Araújo

¤ Endereço: Av. Camapuã, 108, Cidade Nova II, Manaus/AM, ¤ CEP:69097-720 ¤ Horário de Atendimento: 07:00 as 18:00hs ¤ Telefone: (92) 3649-2700

Caimi André Araújo

APRESENTAÇÃO

A presente Carta de Serviços tem o objetivo de demonstrar a identidade das unidades da rede ambulatorial integrante da Secretaria de Estado de Saúde, prestar informações ao público externo e interno de cada estabelecimento assistencial à saúde e, por reflexo, organizar e melhorar o fluxo de pacientes, assim como racionalizar e otimizar os recursos humanos, materiais e financeiros.

Outrossim, a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pelos estabelecimentos de assistência à saúde e suas formas de acesso contribuem para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde e favorece a tão almejada humanização da assistência em saúde, a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pela instituição e suas formas de acesso, contribuindo assim para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde – SUS.

O Centro de Atenção Integral à Melhor Idade – CAIMI Dr. André Araújo, é uma unidade ambulatorial que faz parte do conjunto de unidades que compõem a Secretaria Executiva de Assistência da Capital – SEA-Capital, e tem como objetivo garantir o atendimento a idosos assim considerados a partir de 60 anos de idade, com ênfase no tratamento de doenças ligadas ao envelhecimento ou que se tornam frequentes nessa fase da vida, assim como em ações de orientação com foco na prevenção de acidentes decorrentes da perda de funcionalidades que lhe é característica. Para tanto conta com uma equipe multiprofissional abrangendo os serviços médicos, geriátricos, fisioterápicos, terápico ocupacionais, psicológicos, de assistência social, dentre outros, assim como uma carta de serviços a orientar o usuário dos serviços deste CAIMI.

SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS

1) Cadastro
Onde:
Horário: De segunda a sexta-feira, de 07h às 18h
Requisito: Carteira de Identidade; Cartão SUS; Comprovante de Residência

2) Agendamento de Consulta às Clínicas Médicas ou Especialidades
Onde:
Horário: Agendamento de Consulta às Clínicas Médicas ou Especialidades
Requisito: Presencial ou pelo telefone 3649-2700; Apresentação do número do Cartão do CAIMI; Disponibilidade de agenda

3) Realização de Exames
Onde:
Horário: De segunda a sexta-feira, de 07h às 18h
Requisito: Carteira de Identidade; Encaminhamento médico

4) Atendimento Nutrição
Onde:
Horário: De segunda a sexta-feira, de 07h às 18h
Requisito: Demanda livre

5) Teste Rápido Antígeno para COVID-19
Onde:
Horário: De segunda a sexta-feira, de 07h às 18h
Requisito: Demanda livre

6) Retirada de Medicamento
Onde:
Horário: De segunda a sexta-feira, de 07h às 18h
Requisito: Carteira de Identidade; Receita médica

BREVE HISTÓRICO

O Centro de Atenção Integral à Melhor Idade – CAIMI Dr. André Araújo, fica localizado na Avenida Camapuã, nº 108, Cidade Nova II. Foi inaugurado no dia 02 de outubro de 2002 pelo então governador do estado do Amazonas, Amazonino Armando Mendes, com o objetivo de realizar atendimento ambulatorial a idosos, ou seja, pacientes a partir de 60 anos de idade. A unidade passou por duas revitalizações, a primeira em junho de 2008 e a segunda em novembro de 2014, tendo completado, em outubro de 2021, 19 anos de efetivo exercício.

O CAIMI oferece serviços ambulatoriais voltados para o acompanhamento das doenças decorrentes do processo de envelhecimento. Na unidade, idosos contam com consultas geriátricas e demais assistências voltadas no mesmo sentido, como a psicológica, que cuida das alterações da memória, e as fisioterápicas, que se encarrega das dificuldades de locomoção recorrentes na idade avançada, assim como presta orientação de prevenção a quedas e, com isso, danos maiores. O CAIMI Dr. André Araújo começa a atender pacientes a partir dos 60 anos, mas tem entre seus pacientes idosos de até 115 anos de idade.

As especialidades ofertadas são: Geriatria, Endocrinologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, serviços de Enfermagem e Serviço Social, além de consultas médicas com clínicos gerais. O CAIMI possui, ainda, um núcleo de regulação, onde operacionaliza o Sistema de Regulação – SISREG – com o objetivo de otimizar a marcação de consultas e exames. Enquanto aguardam, pacientes e acompanhantes recebem palestras que objetivam o autocuidado e o acompanhamento domiciliar desses pacientes.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h.

DADOS DA UNIDADE

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

MISSÃO

Garantir assistência ambulatorial de média complexidade aos idosos referenciados pelo Sistema Único de Saúde, com equipe multidisciplinar especializada, através de atendimento diferenciado, baseado nos preceitos da gerontologia.

VISÃO

Ser uma unidade de referência na garantia do atendimento integral à saúde do idoso na cidade de Manaus.

VALORES

Respeito ao ser humano; experiência profissional; atendimento humanizado; comprometimento; aperfeiçoamento contínuo; eficiência.

FLUXOGRAMA

QUANDO DEVO PROCURAR O CAIMI DR. ANDRÉ ARAÚJO

Em casos de necessidades clínicas de média complexidade ou outras, decorrentes do envelhecimento, sejam elas físicas ou psíquicas, como distúrbios da memória, perda frequente do equilíbrio, incontinência urinária, pressão alta, diabetes ou qualquer outra doença comum nessa faixa etária e que caracterizem a exigência de um especialista em geriatria (médico que cuida das doenças decorrentes do envelhecimento).

Ou ainda para:

  • acompanhamento de rotina;
  • avaliação medica;
  • agendamento de exames e consultas especializadas via Sisreg;
  • solicitação de encaminhamento para especialistas;
  • imunização conforme calendário de vacinação;
  • atendimento odontológico de baixa e média complexidade;
  • consultas com especialistas;
  • busca de medicação
  • curativos;
  • dentre outros.

O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NA UNIDADE

IDADE:

Possuir 60 (sessenta) anos de idade ou mais.

PRIMEIRO ATENDIMENTO:

  • Documento de Identidade oficial com foto;
  • Comprovante de Residência;
  • Cartão Nacional de Saúde.

A PARTIR DO SEGUNDO ATENDIMENTO:

  • Documento de Identidade oficial com foto;
  • Cartão do CAIMI;

DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DA SAÚDE

FOTOS

Header text