Serviço de Pronto Atendimento Coroado

¤ Endereço: Av. Beira Mar, 156 - Coroado, Manaus - AM ¤ CEP: 69080-030 ¤ Horário de Atendimento: Aberto 24hs ¤ Telefone:(92) 3647-2806

Serviço de Pronto Atendimento Coroado

APRESENTAÇÃO

A presente Carta do Serviço de Pronto atendimento Coroado – SPA Coroado, tem como objetivo demonstrar a identidade de unidade da rede de urgência e emergência integrante da Secretaria de Estado de Saúde, prestar informações ao público externo e interno, e por reflexo, contribuir na organização e melhoria do fluxo de pacientes, e ainda, na racionalização e otimização de recursos humanos, materiais e financeiros.
Outrossim, a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pelos estabelecimentos de assistência à saúde e suas formas de acesso contribuem para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS) e favorece a tão almejada humanização da assistência em saúde.
Nesse sentido, esta Carta apresenta informações dos serviços ofertados e forma de acesso a eles, bem como os horários de atendimento, de forma a promover visibilidade, clareza e transparência das ações e um atendimento de qualidade.
O SPA Coroado estabelece prioritariamente, compromisso com a cidadania, assumindo a melhoria contínua das práticas de gestão, visando à busca da excelência, com a participação de toda a sociedade.
Neste instrumento, será dado maior destaque aos serviços diretamente ligados às práticas assistenciais e suas formas de acesso.
A unidade presta atendimento de urgência e emergência e funciona de modo ininterrupto nas vinte e quatro horas do dia e em todos os dias da semana, incluídos feriados e pontos facultativos, contando com instalações e equipamentos, próprios de retaguarda de baixa e média complexidade, bem como com equipe multiprofissional interdisciplinar compatível com seu porte.

SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS

1) SERVIÇO ADMINISTRATIVO/ EMISSÃO DE RESULTADO DE EXAME DE DETECÇÃO DA COVID-19 POR RT-PCR:
Onde: Sala do Núcleo de Vigilância Hospitalar – NVH. Primeiro andar.
Horário: De segunda à sexta das 07h ás 18h (exceto feriados e pontos facultativos).
Requisitos: Realização de coleta de amostra biológica no SPA Coroado. Solicitar o resultado do teste via Whatsapp do
Núcleo de Vigilância Hospitalar – NVH através do número: (92) 9 8401-6062.

2) SERVIÇO ADMINISTRATIVO/ EMISSÃO DE CÓPIA DE FICHA DE ATENDIMENTO:
Onde: Serviço de Arquivo Médico Estatístico – SAME. Primeiro andar.
Horário: De segunda à sexta-feira das 08h às 17h (exceto feriados e pontos facultativos).
Requisitos: Ter sido admitido na Unidade, apresentar cópia do RG. Menores de idade: cópia da certidão de nascimento e RG do responsável. Paciente falecido: Pais, filhos e demais familiares deverão apresentar cópia do RG do paciente e requerente e da certidão de óbito. Cônjuge: cópia do RG do paciente, da certidão de casamento e da certidão de óbito. Procuradores: cópia do RG do paciente e requerente e procuração.

3) SERVIÇO DE APOIO DIAGNÓSTICO/ COLETA DE AMOSTRA BIOLÓGICA PARA DETECÇÃO DE ANTÍGENO E RT-PCR PARA IDENTIFICAÇÃO DA COVID-19:
Onde: Consultório rosa/ Enfermaria Coorte. Térreo
Horário: 24h.
Requisitos: Admissão na Unidade, avaliação e classificação de risco no ACCR, avaliação médica ou do enfermeiro e apresentação de ficha de atendimento com solicitação de exame.

4) SERVIÇO DE APOIO DIAGNÓSTICO/ EXAMES LABORATORIAIS:
Onde: Laboratório. Térreo.
Horário: 24h.
Requisitos: Admissão na Unidade, classificação no ACCR, avaliação médica e apresentação de ficha de atendimento com solicitação de exame.

5) SERVIÇO DE CIRURGIA / DRENAGEM:
Onde: Sala de Procedimentos Contaminados. Térreo.
Horários: Diurno: De segunda à segunda das 08h às 11h e das 14h às 17h/ Noturno: De segunda à quinta das 19h às 22h.
Requisitos: Admissão na Unidade, avaliação e classificação de risco no ACCR. O procedimento é realizado após avaliação médica. A demanda é espontânea e de pacientes trazidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU e Serviço de Transporte Sanitário – SOS VIDA. Fichas para o horário NOTURNO serão abertas das 19h às 20h, SOMENTE.

6) SERVIÇO DE CIRURGIA/ PEQUENAS CIRURGIAS:
Onde: Sala de Sutura. Térreo.
Horário: 24h.
Requisitos: Admissão na Unidade, avaliação e classificação de risco no ACCR. Procedimento é realizado após avaliação médica. A demanda é espontânea e de pacientes trazidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU e Serviço de Transporte Sanitário – SOS VIDA.

7) SERVIÇO DE ENFERMAGEM/ ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO – ACCR:
Onde: Sala de ACCR. Térreo.
Horário: 24h.
Requisitos: Admissão na recepção da Unidade de pacientes com quadros agudos e crônico-agudizados de urgência e emergência.

8) SERVIÇO DE ENFERMAGEM/ CURATIVOS:
Onde: Sala de Procedimentos Contaminados. Térreo
Horários: Aos finais de semana, feriados e pontos facultativos. Das 08h às 12h e das 14h às 17h.
Requisitos: Admissão na Unidade, avaliação e classificação de risco no ACCR. Demanda espontânea. O procedimento é realizado após avaliação do Enfermeiro.

9) SERVIÇO DE ENFERMAGEM/ SONDAGEM NASOGÁSTRICA, NASOENTÉRICA E VESICAL :
Onde: Sala de procedimentos. Térreo.
Horário: 24h.
Requisitos: Admissão na Unidade, avaliação e classificação de risco no ACCR. Demanda espontânea. O procedimento é realizado após avaliação médica.

10) SERVIÇO DE NUTRIÇÃO/ ASSISTÊNCIA EM NUTRIÇÃO:
Onde: Enfermarias. Térreo.
Horário: 07h às 19h.
Requisitos: Admissão na Unidade, avaliação e classificação de risco no ACCR, admissão na enfermaria de observação ou sala de emergência.

11) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA/ ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM ODONTOLOGIA (Tratamento de inflamações agudas da polpa dentária (pulpites); Tratamento de abscessos odontogênicos (infecção dentária); Tratamento de celulites odontogênicas; Tratamento de traumatismos dentoalveolares e hemorragias orais; Tratamento de alveolite (infecção após extração); Sutura de pequenas lacerações e curativos dentários):
Onde: Consultório Odontológico. Térreo- Área externa (garagem).
Horário: 24h.
Requisitos: Admissão na Unidade, avaliação e classificação de risco no ACCR. A demanda é espontânea.

12) SERVIÇO DE PEDIATRIA/ ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM CLÍNICA PEDIÁTRICA:
Onde: Consultórios Pediátricos/ Sala Rosa/ Sala de Emergência/ Enfermarias. Térreo.
Horário: 24h.
Requisitos: Admissão na Unidade, avaliação e classificação de risco no ACCR. A demanda é espontânea e de pacientes trazidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU e Serviço de Transporte Sanitário – SOS VIDA. Faixa etária de atendimento é de até 14 anos, 11 meses e 29 dias.

13) SERVIÇO DE PSICOLOGIA/ ASSISTÊNCIA EM PSICOLOGIA:
Onde: Enfermarias/ Sala do Serviço Social para atendimento em particular. Térreo.
Horário: De segunda à sexta das 13h ás 19h (exceto feriados e pontos facultativos).
Requisitos: Admissão na Unidade, avaliação e classificação de risco no ACCR. Demanda espontânea.

14) SERVIÇO DE RADIOLOGIA/ RAIOS – X:
Onde: Sala de Raios – X. Térreo.
Horário: 24h.
Requisitos: Admissão na Unidade, avaliação e classificação de risco no ACCR, avaliação médica e apresentação de ficha de atendimento com solicitação de exame.

15) SERVIÇO MÉDICO/ ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM CLÍNICA MÉDICA ADULTO:
Onde: Consultórios Clínicos/ Sala Rosa/ Sala de Emergência/ Enfermarias. Térreo.
Horário: 24h.
Requisitos: Admissão na Unidade, avaliação e classificação de risco no ACCR. A demanda é espontânea e de pacientes trazidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU e Serviço de Transporte Sanitário – SOS VIDA. Faixa etária de atendimento a partir de 15 anos.

16) SERVIÇO MÉDICO/ PREENCHIMENTO DE COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO – CAT:
Onde: Serviço de Arquivo Médico Estatístico – SAME. Primeiro andar.
Horário: De segunda à sexta-feira das 08h às 17h (exceto feriados e pontos facultativos).
Requisitos: Ter sido atendido na Unidade. Preencher o formulário para solicitação de preenchimento da CAT no SAME. Ter em mãos a Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT

17) SERVIÇO MÉDICO/ RETIFICAÇÃO DE DECLARAÇÃO DE ÓBITO – D.O.:
Onde: Serviço de Arquivo Médico Estatístico – SAME. Primeiro andar.
Horário: De segunda à sexta-feira das 08h às 17h (exceto feriados e pontos facultativos).
Requisitos: Solicitar no SAME a retificação apresentando a via amarela da Declaração de Óbito – D.O. e comprovação do item a ser retificado. Apenas para Declarações de Óbitos expedidas na Unidade.

18) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / ELETROCARDIOGRAMA:
Onde: Sala de procedimentos. Térreo.
Horário: 24h.
Requisitos: Admissão na Unidade, avaliação e classificação de risco no ACCR, avaliação médica e apresentação de ficha de atendimento com solicitação de exame.

19) SERVIÇO SOCIAL/ ASSITÊNCIA SOCIAL:
Onde: Sala do Serviço Social, Enfermarias. Térreo.
Horário: De segunda à sexta das 07h ás 19h (exceto feriados e pontos facultativos).
Requisitos: Admissão na Unidade, avaliação e classificação de risco no ACCR. Demanda espontânea.

BREVE HISTÓRICO

Em 16 de março de 1984, foi inaugurado o Centro de Saúde do Coroado, prestando serviços ambulatoriais, com programas de controle de doenças endêmicas, saúde da família, saúde da criança e adolescente, etc. No dia 16 de março de 1992, foi reinaugurado como Serviço de Pronto Atendimento Coroado, conforme o Decreto nº 14.110, de 25 de julho de 1991, com funcionamento 24 horas, sendo parte do projeto de expansão do setor de Urgência e Emergência na cidade de Manaus. Visando atender às novas diretrizes do Ministério da Saúde, ao Projeto Qualisus, o SPA passou por mais uma reforma e ampliação, sendo reinaugurado em 22 de outubro de 2009 nos moldes atuais.

DADOS DA UNIDADE

Diretor-Presidente
CNPJ00.697.295/0094-04
CNES2017687
Telefone(92) 3647-2806
E-mailspa_coroado@saude.am.gov.br
EndereçoAvenida Beira Mar, 156 Coroado. CEP 69080-030, Manaus
Horário de Funcionamento:24hs
Horário de Atendimento:24hs
Linhas de ônibus:541, 540, 002, 001 e 515

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

MISSÃO

Garantir, em tempo integral, o atendimento aos casos de urgência e emergência de baixa e média complexidade demandados pela comunidade, com a maior resolutividade possível, removendo, de forma assistida, para as unidades de maior complexidade, os casos absolutamente necessários.


VISÃO

Ser reconhecido pela qualidade dos serviços prestados no atendimento de baixa e média complexidade, proporcionando de forma humanizada, a valorização dos usuários e colaboradores.

VALORES

Ética, Integridade, Dignidade no atendimento e no trabalho, Inovação, Excelência, Economicidade e Transparência, além dos Princípios como a Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.

ORGANOGRAMA

QUANDO DEVO PROCURAR O SERVIÇO DE PRONTO ATENDIMENTO COROADO

Em casos de: situações que necessitem de atendimento de urgência e emergência. Casos de urgência: ocorrências imprevistas de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata. Exemplos de urgências: crise asmática, dor de cabeça intensa, dor de cabeça com náuseas e vômitos, ferimentos menores. Casos de emergência: com constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem risco iminente de óbito ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamento médico imediato. Exemplos de emergência: parada cardiorrespiratória, situações de choque, respiração ineficaz, perfurações e hemorragias, dor precordial ou cardíaca, taquicardia acentuada.

O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NO SERVIÇO DE PRONTO ATENDIMENTO COROADO

Documento de Identidade oficial com foto;
Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS);
Certidão de Nascimento ou Cartão de Vacinação para menores de 18 (dezoito) anos;
Pacientes menores de 18 (dezoito) anos deverão estar acompanhados do responsável, munidos de documento oficial com foto.
Para menores que não possuem documento de identidade, seus responsáveis deverão apresentar a Certidão de Nascimento ou o Cartão de Vacinação.
Casos urgentes serão atendidos independentemente da documentação.

TEMPO DE ESPERA

O SPA Coroado possui Acolhimento com Classificação de Risco – ACCR, processo dinâmico de identificação de pacientes, utilizados nos serviços de urgência e emergência, voltado para avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. Ou seja, o tempo de espera pode variar de acordo com a necessidade/gravidade de cada caso. Pacientes classificados como: Vermelho=

Emergência: 00min; Laranja= Muito Urgente: em até 10min; Amarelo= Urgente: em até 60min; Verde= Pouco Urgente: em até 120min; Azul= Não Urgente: em até 240min.

INTERNAÇÃO

O SPA Coroado trabalha em regime de observação, onde o paciente permanece para realizar exames e/ou ser medicado. O tempo máximo de permanência do paciente no SPA Coroado para elucidação diagnóstica e tratamento é de 24 (vinte e quatro) horas. Conforme avaliação do quadro clínico, sendo indicada a internação, deverá o médico preencher Guia de Transferência para unidade de referência e/ou maior complexidade, e o Núcleo Interno de Regulação- NIR deverá proceder com a inserção do paciente no Sistema de Transferência de Emergência Regulada- SISTER.

ACOMPANHANTES

É assegurado o direito a um acompanhante para paciente menor de 18 (dezoito) anos de idade (art. 12 da Lei Federal nº 8.069/90), paciente idoso (art. 16 da Lei Federal nº 10.741/03), pessoa com deficiência (art. 22 da Lei Federal nº 13.146/15) e para o indígena, respeitadas as condições clínicas deste (art. 275, I, da Portaria nº 2.663/2017-MS). Casos especiais serão avaliados pela equipe multidisciplinar da unidade. O acompanhante precisa estar saudável, não ter contato com pessoas com sinais/sintomas respiratórios e deve seguir os protocolos institucionais, informados na unidade.

VISITANTES

Paciente em observação no SPAC, terá direito a 2 (dois) visitantes por vez. Durante o período de recrudescimento da pandemia de COVID-19, as visitas estão suspensas, em cumprimento à Nota Técnica Conjunta nº10/2021- CECISS/FVS-AM/SES-AM. É importante ter sempre em mãos um documento de identificação com foto. Não é permitido trazer alimentos, bebidas e cigarro para o paciente. É permitido trazer somente roupas e material de higiene pessoal. Horário de visitas: 16h às 17h.

DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DA SAÚDE

FOTOS