CAIC Dr. Moura Tapajós

¤ Endereço: Av. Samaúma, 606, Monte das Oliveiras, Manaus/AM ¤ Horário de Atendimento: 07:00hs as 17:00hs ¤ CEP:69093-132 ¤ Telefone: (92) 3643-5850

CAIC Dr. Moura Tapajós

APRESENTAÇÃO

A presente Carta é um instrumento através da qual o CAIC Dr. Moura Tapajós divulga as informações quanto aos serviços de saúde ofertados pela unidade. Elaborada pelo corpo gestor, com a colaboração da equipe multiprofissional, esta Carta pretende tornar transparente e acessível a identificação dos serviços ofertados e suas formas de acesso, contribuindo assim para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde – SUS.

O Centro de Atenção Integral á Criança – CAIC Dr. Moura Tapajós, é uma unidade ambulatorial que faz parte do conjunto de unidades que compõe Assistência Especializada da Capital, e tem como objetivo garantir o atendimento à criança e ao adolescente de 0 a 13 anos 11 meses e 29 dias, com ênfase no manuseio das doenças prevalentes da infância e nas ações de saúde preventiva em sua área de abrangência. Para tanto conta com uma equipe multiprofissional e uma carta de serviços composta por: atendimentos médicos, odontológicos, psicológicos, de enfermagem e de serviço social, imunização, SISREG, farmácia, curativo, inalação e triagem neonatal.

SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS

1) Atendimento Pediátrico
Onde:
Horário: 07:00h às 17:30h – (conforme a agenda)
Requisito: É necessário agendamento prévio através do WhatsApp (3643-5850)

2) Atendimento Odontológico – Clínica Odontológica
Onde:
Horário: 10:00h às 14:00h – (conforme a agenda)
Requisito: É necessário agendamento prévio. Informações através de ligação telefônica para o número (3643-5852)

3) Atendimento Odontológico – BEBÊ DENTE
Onde:
Horário: 07:00h às 11:00h – (conforme agenda)
Requisito: É necessário agendamento prévio. Informações através de ligação telefônica para o número (3643-5852)

4) Atendimento de Psicologia
Onde:
Horário: 07:00h às 12:00h – (conforme agenda)
Requisito: É necessário apresentar encaminhamento. O agendamento é presencial.

5) Atendimento do Serviço Social
Onde:
Horário: 07:00h às 12:00h
Requisito: Demanda livre

6) Atendimento do Enfermeiro
Onde:
Horário: 07:00h às 17:00h
Requisito: Demanda livre

7) Triagem Neonatal – TESTE DO PEZINHO
Onde:
Horário: 07:30h às 13:00h
Requisito: RN entre o 3° e o 28° dia de vida. Documentos: Cartão do SUS da mãe e todos os documentos necessários para o atendimento de 1° vez (pág.9).

8) Curativos Ambulatoriais / Retirada de Pontos
Onde:
Horário: 08:00h às 11:00h e 13:00h às 16:00h
Requisito: Necessário apresentar encaminhamento/prescrição.

9) Administração de Medicações
Onde:
Horário: Manhã: 08:00h às 11:00h e 13:00h às 16:00h
Requisito: Necessário apresentar prescrição médica atualizada.

10) Nebulização (inativo desde o início da pandemia da COVID19)
Onde:
Horário: 08:00h às 11:00h e 13:00h às 16:00h
Requisito: Necessário apresentar prescrição médica atualizada.

11) Imunização (vacinas)
Onde:
Horário: 08:00h às 16:30h
Requisito: Necessário apresentar cartão de vacina e documentos necessários para abertura de prontuário (pág.9)

12) Agendamento de consultas especializadas e exames no SISREG
Onde:
Horário: 07:00h às 16:30h
Requisito: Para agendamento ou consulta de status no SISREG é preciso apresentar o cartão do SUS da criança/adolescente. Atendimento através WhatsApp (3643-5852).

13) Farmácia
Onde:
Horário: 07:00h às 17:30h
Requisito: Necessário apresentar prescrição/receita médica em duas vias atualizadas e documento com foto.

BREVE HISTÓRICO

O Centro de Atenção Integrado a Criança Dr. Moura Tapajós fica localizado na Avenida Sumaúma, Nº 606, Monte das Oliveiras – conjunto Galileia II e foi inaugurado em 31 de agosto de 2001 pelo Governador Amazonino Armando Mendes com o objetivo de realizar atendimento ambulatorial as crianças de 0 a 13 anos. A unidade passou por reforma em 2009 e foi reinaugurado em 09 de julho do mesmo ano pelo vice-governador do Amazonas Omar Aziz.

O Centro oferece consultas e serviços que buscam a prevenção e a cura de doenças, bem como o acompanhamento do desenvolvimento infantil. Nos últimos oito anos, o CAIC atendeu quase 500 mil crianças. Na unidade, as crianças e adolescentes contam com consultas pediátricas e assistência em enfermagem, psicologia, serviço social e odontologia. A unidade está preparada para receber crianças desde os primeiros dias de vida. São oferecidos: teste do pezinho, nebulização, medicação, educação em saúde e imunização, com a oferta de todas as vacinas do calendário básico nacional.
Há também um Sistema de Regulação – SISREG – que a partir do ano de 2018 passou a ter seu Núcleo Interno de Regulação – NIRA- com o objetivo de otimizar a marcação de consultas e exames. Na área de Odontologia, o CAIC oferece consultas de prevenção e tratamento dentário, além de manter o programa “Bebê Dente”, por meio do qual são atendidas crianças a partir dos seis meses de idade. Os pais recebem orientações e palestras sobre como acompanhar o desenvolvimento da dentição de seus filhos.

O CAIC funciona de segunda à sexta-feira, das 7:00h às 18:00h. E assim como as demais unidades da mesma nomenclatura não realiza procedimentos de urgência e emergência.

Quem foi Moura Tapajós?

O Doutor Raymundo Moura Tapajós nasceu em Manaus no dia 26 de dezembro de 1915, filho de Virgílio Tapajós e Theotonilia Moura Tapajós. Aos 08 anos de idade perdeu o pai e passou momentos difíceis na infância e adolescência, com a mãe e 4 irmãos. Estudou nos Grupos Escolares Ribeiro da Cunha e Barão do Rio Branco.

O segundo grau foi feito no Ginásio Amazonense Pedro II, onde aos 15 anos completou o curso. Por esse tempo já havia definido a sua vocação: queria ser médico. Ao terminar o segundo grau conseguiu uma passagem na terceira classe do Navio Almirante Jaceguay, fez o vestibular e ingressou na Faculdade de Medicina do Pará aos 17 anos, onde cursou os dois primeiros anos, transferindo-se para a Faculdade de Recife. Em 1938, aos 23 anos, concluiu o curso.

Fez a pós-graduação no Hospital Oswaldo Cruz, em Recife, especializando-se em tuberculose pela Fundação Otávio Freitas, transferindo-se em seguida para o Rio de Janeiro, onde fez o curso de radiologia no Hospital dos Acidentados da então capital federal. De Volta à Manaus e auxiliado por uma equipe, realizou o sonho de fundar o Dispensário Cardoso Fontes, onde atuou como Diretor e Médico, de 1940 a 1964, como voluntário, sem receber qualquer tipo de pagamento. Trabalhou como médico do Serviço de Socorro de Urgência do Estado entre 1943 e 1962. Em 1950, sempre assessorado por sua equipe, fundou o Sanatório Adriano Jorge, hoje Hospital Adriano Jorge, onde foi chefe de clínica e médico durante dez anos.

Trabalhou como médico do Banco do Brasil e Chefiou a Clínica da Sociedade Beneficente Portuguesa de 1951 a 1984. Foi médico também da Assembleia Legislativa do Estado, na década de 1970. Em 1982 foi agraciado com a Medalha da Ordem do Mérito do Governo do Estado do Amazonas e em 1997 recebeu a Medalha de Ouro do Mérito Rui Araújo, conferida pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Naquele mesmo ano recebeu outra honraria do Estado do Amazonas: o título de Vulto Estadual. Em março de 2001 foi empossado na Academia Amazonense de Medicina, como Membro Emérito. Aos 82 anos parou de exercer a profissão, fechando as portas do consultório que manteve durante 50 anos na Rua Lobo D’Almada. Faleceu no dia 21 de abril de 2005.

DADOS DA UNIDADE

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

MISSÃO

Garantir o atendimento ambulatorial à Criança, com ênfase no manuseio das doenças prevalentes da infância e nas ações de saúde preventivas das Crianças da área de abrangência do CAIC, com equipe multidisciplinar capacitada e com a maior resolutividade possível.


VISÃO

Ser uma unidade de referência na garantia de atendimento integral à saúde da criança no município de Manaus/AM.


VALORES

  • Ética
  • Humanização
  • Respeito
  • Cuidado
  • Empatia
  • Compromisso
  • Responsabilidade.

ORGANOGRAMA

QUANDO DEVO PROCURAR

Por ser uma unidade ambulatorial de atendimento infanto-juvenil, o CAIC Dr. Moura Tapajós presta serviços de saúde voltados para os casos de baixa e média complexidade e que não ofereçam risco imediato à vida do paciente. Para ser atendido é necessário realizar agendamento prévio. O paciente deve procurar a unidade para:

  • Rotina de saúde;
  • Avaliação medica;
  • Avaliação e controle de desenvolvimento;
  • Agendamento de exames e consultas especializadas via SISREG;
  • Solicitação de encaminhamento para especialistas;
  • Imunização;
  • Triagem neonatal;
  • Curativos;
  • Medicações
  • Inalação;
  • Atendimento odontológico de baixa e média complexidade;
  • Acompanhamento psicológico ambulatorial;
  • Atendimento com o serviço social;
  • Atendimento com o enfermeiro.

O QUE É PRECISO PARA SER ATENDIDO

Para ser atendido no CAIC Dr. Moura Tapajós, a criança ou adolescente precisa ter entre 0 a 13 anos 11 meses e 29 dias e estar acompanhada de um responsável devidamente identificado.


PRIMEIRA VEZ NO ATENDIMENTO

  1. Cartão de vacina da criança/adolescente;
  2. Certidão de nascimento ou RG criança/adolescente;
  3. Documento com foto do responsável/acompanhante;
  4. Comprovante de residência com CEP;
  5. Declaração de nascido vivo em caso de crianças ainda não registradas.
  6. Cartão do SUS.

Nota 1: Caso a criança ainda não possua cartão do SUS, será gerado um utilizando os documentos de 1 a 5 da lista acima.


A PARTIR DO SEGUNDO ATENDIMENTO:

  1. Cartão de vacina da criança/adolescente com número do HYGIA;
  2. Cartão de agendamento (se houver)
  3. Cartão do SUS.

Nota 2: A cada atendimento o prontuário da criança é atualizado. Dessa forma, caso haja mudança de endereço o responsável deve apresentar o novo comprovante de residência com CEP.

DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DA SAÚDE

FOTOS