Serviço de Pronto Atendimento Alvorada

¤ Endereço: R. Lóris Cordovil, s/n - Alvorada, Manaus /AM ¤ CEP:69043-010 ¤ Telefone: (92) 3659-4100 ¤ Horário de Atendimento: Aberto 24hs

Serviço de Pronto Atendimento Alvorada

APRESENTAÇÃO

A presente Carta do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Alvorada objetiva demonstrar a identidade de unidade da rede de urgência e emergência integrante da Secretaria de Estado de Saúde, prestar informações ao público externo e interno, e por reflexo, contribuir na organização e melhoria do fluxo de pacientes, e ainda, na racionalização e otimização de recursos humanos, materiais e financeiros.
Outrossim, a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pelos estabelecimentos de assistência à saúde e suas formas de acesso contribuem para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS) e favorece a tão almejada humanização da assistência em saúde.
O Serviço de Pronto Atendimento Alvorada oferece serviços de atendimento em clínica médica, cirúrgica e pediátrica, odontologia, enfermagem, dentre outros.

SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS

1) SERVIÇO ADMINISTRATIVO/ OUVIDORIA
Onde: Sala da Ouvidoria próximo a recepção principal.
Horário: Presencialmente de segunda a sexta de 7 às 13h.
Requisito: Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

2) SERVIÇO ADMINISTRATIVO/ PREENCHIMENTO DE FICHA DE ATENDIMENTO
Onde: Recepção principal localizada na entrada da unidade.
Horário: 24h, todos os dias.
Requisito: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS, exceto em situações de Emergência.

3) SERVIÇO DE APOIO DIAGNÓSTICO/ Exames Laboratoriais (Hemograma, Fezes, Urina, Malária e Antigeno viral).
Onde: No Laboratório, localizado no corredor principal.
Horario: 24h, todos os dias.
Requisito: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS, exceto em situações de emergência. Somente para pacientes atendidos no Serviço de Pronto Atendimento Alvorada.

4) SERVIÇO DE ENFERMAGEM/ ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS INJETÁVEIS
Onde: Posto de medicação adulto e infantil localizado no corredor principal.
Horario: 24h, todos os dias.
Requisito: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS, conclusão de terapia medicamentosa, receita médica obtida Unidade.

5) SERVIÇO DE ENFERMAGEM/ COLETA DE EXAME RT – PCR (COVID-19)
Onde: Sala de coleta de RT-PCR, localizada no corredor principal.
Horario: 24h, todos os dias.
Requisito: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS, apresentar dois sintomas gripais.

6) SERVIÇO DE ENFERMAGEM/ CONTROLE E PREVENÇÃO DE INFECÇÕES RELACIONADAS A ASSISTÊNCIA À SAÚDE
Onde: Posto de Administração de Medicamentos, Sala de Observação, Sala de Emergência e Enfermarias.
Horário: 24h, todos os dias.
Requisito: Ser atendido no Serviço.

7) SERVIÇO DE ENFERMAGEM/ CURATIVO E RETIRADA DE PONTOS
Onde: Sala de Sutura e Sala de Drenagem.
Horario: finais de semana e feriados das 8 às 17h.
Requisito: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS.

8) SERVIÇO DE ENFERMAGEM/ ELETROCARDIOGRAMA
Onde: Sala de Emergência e Enfermarias.
Horario: 24h, todos os dias.
Requisito: Solicitação medica interna, após avaliação.

9) SERVIÇO DE ENFERMAGEM/ NOTIFICAÇÃO DE DOENÇAS COMPULSÓRIAS
Onde: Triagem, Sala do Enfermeiro, Sala de Emergência e Enfermarias.
Horário: 24h, todos os dias.
Requisito: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS, estar apresentando sintomas de Doenças de Notificação Compulsória.

10) SERVIÇO DE ENFERMAGEM/ TROCAS DE SONDAS NASOGÁSTRICA E NASOENTERAL
Onde: Sala de Emergência e Enfermarias.
Horario: 8 às 17h, exceto emergências.
Requisito: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS.

11) SERVIÇO DE ENFERMAGEM/ TROCA DE SONDA VESICAL
Onde: Sala de Emergência e Enfermarias.
Horario: 8 às 17h aos sábados, domingos e feriados, exceto em situações de emergência.
Requisito: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS.

12) SERVIÇO DE FARMÁCIA/ DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS
Onde: Área interna administrativa.
Horario: 24h, todos os dias.
Requisito: Atende a demanda interna, dispensa medicamentos para malária e tuberculose, somente para pacientes internados.

13) SERVIÇO MÉDICO/ CLÍNICA CIRÚRGICA: ATENDIMENTO EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA CIRÚRGICA
Onde: Consultório Cirúrgico/Sala de Sutura, Sala de Drenagem Sala de Emergência e Enfermarias.
Horario: 24h, todos os dias, exceto Drenagem (8h às 12h e 14h às 17h).
Requisito: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS.

14) SERVIÇO MÉDICO/ CLÍNICA MÉDICA: ATENDIMENTO EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA CLÍNICA
Onde: Consultórios Médicos 3,4 e 5, localizados no corredor principal, Sala de Emergência e Enfermarias.
Horario: 24h, todos os dias.
Requisito: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS.

15) SERVIÇO MÉDICO/ CLÍNICA PEDIÁTRICA: ATENDIMENTO EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA
Onde: Consultórios 1 e 2, localizados no corredor principal, Sala de Emergência e Enfermarias
Horario: 24h, todos os dias.
Requisito: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS, idade de 0 a 14 anos, 11 meses e 29 dias.

16) SERVIÇO DE NUTRIÇÃO/ ASSISTÊNCIA NUTRICIONAL para pacientes em observação e internados.
Onde: Sala de Emergência e Enfermarias.
Horario: 7 às 19h, todos os dias.
Requisito: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS, ser atendido no serviço.

17) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA/ ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Onde: Consultório Odontológico, localizado no corredor principal, última sala do lado direito.
Horario: 24h, todos os dias.
Requisito: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS.

18) SERVIÇO DE PSICOLOGIA/ ATENDIMENTO PSICOLÓGICO
Onde: Sala de Emergência, Enfermarias e na Sala do Serviço Social.
Horario: de segunda a sexta feira de 7:00 às 13:00h e de 16:00 às 22:00h.
Requisito: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS, ser atendido no serviço.

19) SERVIÇO DE RADIOLOGIA/ RAIO X
Onde: Sala de Radiologia, localizada no corredor principal.
Horario: 24h, todos os dias.
Requisito: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS, exceto em situações de emergência. Somente para pacientes atendidos no Serviço de Pronto Atendimento Alvorada.

20) SERVIÇO SOCIAL/ ASSISTÊNCIA A PACIENTES E FAMILIARES
Onde: Sala do Serviço Social, localizada no corredor principal, Sala de Emergência e Enfermarias
Horário: 7 às 19h, todos os dias.
Requisito: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS.

21) SERVIÇO SOCIAL/ FORNECIMENTO DE COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO (CAT)
Onde: Sala do Serviço Social, localizada no corredor principal.
Horário: 7 às 19h, todos os dias.
Requisito: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS, documento oficial da empresa preenchida corretamente(CAT).

22) SERVIÇO SOCIAL/ FORNECIMENTO DE CÓPIA DE PRONTUÁRIO
Onde: Sala do Serviço Social, localizada no corredor principal.
Horário: 7 às 19h, todos os dias.
Requisito: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS, somente para o paciente ou responsável legal (apresentar procuração).

BREVE HISTÓRICO

Em 14 de março de 1972, foi inaugurado o SPA Alvorada como unidade sanitária para atendimento da população em geral e acompanhamento dos agravos.
A equipe de profissionais era formada por médicos (pediatra, clínico geral e ginecologia/obstetrícia), odontólogos, parteiras e visitadores.
O estabelecimento assistencial à saúde possui em seu histórico diversas mudanças de nomenclatura e adequação de atendimento.
Em 15 de março de 1993, a unidade recebeu a nomenclatura de Serviço de Pronto Atendimento do Alvorada, e segue com atendimento nas 24 horas até os dias de hoje.

DADOS DA UNIDADE

Diretor-Presidente
CNPJ00.697.295/0093-15
CNES2017873
Telefone(92) 3659-4100
E-mailspa_alvorada@saude.am.gov.br
EndereçoRua Lóris Cordovil, s/n – Alvorada I, CEP: 69043-010
Horário de Funcionamento:24hs
Horário de Atendimento:24hs
Linhas de ônibus:213, 219, 225 e 227

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

MISSÃO

Garantir assistência humanizada e qualificada aos casos de urgência e emergência, de baixa e média complexidade, proporcionando atendimento em tempo integral e especializado, com tecnologias adequadas e profissionais comprometidos com o cuidado de maneira integrada à comunidade, além de oferecer retaguarda às unidades básicas de saúde, diminuindo a sobrecarga de hospitais e prontos-socorros de maior complexidade.

VISÃO
Ser referência no atendimento de baixa e média complexidade em urgência e emergência até 2023, com a comunidade usuária saudável, na qual o SUS seja reconhecido por sua excelência; e na assistência ao paciente, oferecendo resolutividade, assim como na gestão em saúde e no ensino com foco no aprimoramento dos processos operacionais.

VALORES

Humanização, Qualidade, Dedicação, Eficiência, Valorização à Vida, Ética, Responsabilidade Social e

ORGANOGRAMA

QUANDO DEVO PROCURAR O SPA ALVORADA

Em casos de urgência e emergência médica e odontológica, tais como dor, febre, virose, pico hipertensivo, ferimento por arma de fogo, arma branca ou fogos, corte, acidente, parada cardíaca, crise convulsiva, dentre outros.

O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NA UNIDADE

Documento de Identidade oficial com foto;
Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS);
Certidão de Nascimento ou Cartão de Vacina para menores de 18 (dezoito) anos;
Pacientes menores de 18 (dezoito) anos deverão estar acompanhados do responsável, munidos de documento oficial com foto.
Casos urgentes serão atendidos independentemente da documentação.

TEMPO DE ESPERA

Tempo médio estimado de 30 minutos. No Serviço de Triagem, será realizado avalição de enfermagem, na qual serão verificados sinais vitais e queixas. Em seguida, o atendimento médico será realizado conforme a gravidade de cada caso.

INTERNAÇÃO

A unidade trabalha em regime de observação, onde o paciente permanece para realizar exames e/ou ser medicado. Conforme reavaliação médica do quadro clínico, poderá ser realizada a transferência do paciente para unidade de referência por meio do Sistema de Transferência de Emergência Regulada (SISTER).

ACOMPANHANTES

É assegurado o direito a um acompanhante para paciente menor de 18 (dezoito) anos de idade (art. 12 da Lei Federal nº 8.069/90), paciente idoso (art. 16 da Lei Federal nº 10.741/03), pessoa com deficiência (art. 22 da Lei Federal nº 13.146/15) e para o indígena, respeitadas as condições clínicas deste (art. 275, I, da Portaria nº 2.663/2017-MS. Casos especiais serão avaliados pela equipe multidisciplinar da unidade. O acompanhante precisa estar saudável, não ter contato com pessoas com sinais/sintomas respiratórios e deve seguir os protocolos institucionais, informados na unidade.

VISITANTES

Por ser unidade de urgência e emergência, o SPA Alvorada não permite visitantes de rotina. Exceções são avaliadas pelo Serviço Social.

DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DA SAÚDE

FOTOS