Serviço de Pronto Atendimento e Policlínica Dr. Danilo Corrêa

¤ Endereço: Av. Noel Nutels, s/n - Cj. Cidade Nova I, Manaus/AM ¤ CEP:69096-000 ¤ Horario de Atendimento: Aberto 24 horas ¤ Telefone: (92) 3649-5811

Serviço de Pronto Atendimento e Policlínica Dr. Danilo Corrêa

APRESENTAÇÃO

A presente Carta de Serviços do SPA e Policlínica Dr. Danilo Corrêa objetiva demonstrar a identidade de unidade da rede de urgência e emergência integrante da Secretaria de Estado de Saúde, prestar informações ao público externo e interno, e por reflexo, contribuir na organização e melhoria do fluxo de pacientes, e ainda, na racionalização e otimização de recursos humanos, materiais e financeiros.
Outrossim, a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pelos estabelecimentos de assistência à saúde e suas formas de acesso contribuem para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS) e favorece a tão almejada humanização da assistência em saúde.
O SPA e Policlínica Dr. Danilo Corrêa oferece atendimentos adulto e pediátrico de urgência e emergência clínica, cirúrgica, ortopédica e odontológica de baixa e média complexidade no Serviço de Pronto Atendimento, bem como atendimento ambulatorial na Policlínica de especialidades médicas, como cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, neurologia, ortopedia pós-cirúrgica, proctologia, reumatologia e urologia, todas com agendamento via Sistema de Regulação Ambulatorial (SISREG).

SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS

1) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / AGENDAMENTO DE CONSULTAS E EXAMES:
Onde: Sala do SISREG, no térreo do SPA, ao lado da Sala do Pé Diabético.
Horário: 07h às 17h.
Requisito: Solicitação médica interna.

2) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / EMISSÃO DE COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO (CAT):
Onde: Sala do SAME, 3º andar, ao lado da Sala da Nutrição.
Horário: 07h às 17h.
Requisitos: Ser usuário da unidade. Apresentar as solicitações de vias da CAT (04 vias carimbadas e assinadas pela
empresa).

3) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / EMISSÃO DE DECLARAÇÃO DE VERACIDADE DE ATESTADO MÉDICO :
Onde: Sala do SAME, 3º andar, ao lado da Sala da Nutrição.
Horário: 07h às 17h.
Requisito: Documento da Empresa solicitando a veracidade do Atestado, Atestado Médico original.

4) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / FORNECIMENTO DE CÓPIA DE PRONTUÁRIO :
Onde: Sala do SAME, 3º andar, ao lado da Sala da Nutrição.
Horário: 07h às 17h.
Requisito: O requerimento deve ser feito pelo paciente, titular do prontuário, ou por procurador devidamente autorizado em procuração específica, reconhecida em cartório; no caso de paciente que foi a óbito, a solicitação pode ser feita por familiares até o 4° (quarto) grau, comprovado o parentesco e observada a prioridade hereditária; no caso de criança/adolescente, ou outros casos de incapacidade, a solicitação pode ser feita por seu(s) responsável(is) legal(is), cuja relação deve ser comprovada por documentos oficiais. Outros casos serão atendidos por determinação judicial.

5) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / REAGENDAMENTO E CANCELAMENTO DE CONSULTAS E EXAMES:
Onde: Sala do NIRA, 2º andar da Policlínica, ao lado do Consultório de Enfermagem.
Horário: 07h às 12h e 13h às 17h.
Requisito: Autorização de consulta ou exame previamente agendados.

6) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / RECEPÇÃO AMBULATORIAL DA POLICLÍNICA:
Onde: 2º andar da Policlínica, ao lado da Sala da CCIH.
Horário: 07h às 12h e 13h às 17h.
Requisitos: Consultas agendadas através do SISREG ou retorno para seguimento de tratamento especializado.

7) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / RECEPÇÃO HOSPITALAR DO SPA (FICHAS DE ATENDIMENTOS):
Onde: Entrada principal do SPA, ao lado da Sala de Triagem.
Horário: 24 horas.
Requisitos: Realizar atendimento em qualquer setor do SPA. Documento de identificação com foto e, se primeira vez, Cartão Nacional do SUS (CNS).

8) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / TRANSFERÊNCIA DE EMERGÊNCIA REGULADA:
Onde: Sala dos Enfermeiros, no térreo do SPA final do corredor de acesso a Emergência.
Horário: 24 horas.
Requisitos: Paciente em observação na unidade com solicitação médica de transferência para tratamento hospitalar de maior nível de complexidade. Preenchimento do formulário específico para regulação de transferência inter-hospitalar.

9) SERVIÇO DE CARDIOLOGIA / CONSULTA EM CARDIOLOGIA:
Onde: Consultório 01, 2º andar da Policlínica, ao lado da Sala de Triagem.
Horário: 07h às segundas e quartas e 15h às terças.
Requisitos: Agendamento prévio pelo SISREG ou seguimento na Policlínica.

10) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / ENTREGA DE RESULTADO DE EXAMES DE RT-PCR PARA COVID-19:
Onde: Sala da CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar), 2° andar da Policlínica, ao lado da Sala da Ouvidoria.
Horário: 07h às 12h e 13h às 19h, todos os dias.
Requisito: Coleta de RT-PCR no Laboratório da unidade.

11) SERVIÇO DE CIRURGIA GERAL / ATENDIMENTO DE QUEIMADURA:
Onde: Sala de Sutura, térreo do SPA, ao lado do Consultório do Cirurgião Geral.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Queimadura que necessite de intervenção imediata.

12) SERVIÇO DE CIRURGIA GERAL / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM CIRURGIA GERAL:
Onde: Sala de Emergência, térreo do SPA, em frente à Sala de Sutura.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisitos: Constatação cirúrgica de condições de agravo a saúde que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de óbito.

13) SERVIÇO DE CIRURGIA GERAL / DRENAGEM:
Onde: Sala de Drenagem, térreo do SPA, ao lado da Sala de Procedimento de Enfermagem.
Horário: 09h às 11h e 14h às 16:30h, de segunda a sexta (Livre Demanda); 09h às 11:30h (10 atendimentos) e 15h às 16h (05 atendimentos), aos sábados; 10h às 11h (05 atendimentos) e 14h às 15h (05 atendimentos), aos domingos e feriados.
Requisito: Indicação do cirurgião geral.

14) SERVIÇO DE CIRURGIA GERAL / DRENAGEM TORÁCICA:
Onde: Sala de Sutura ou Sala de Emergência, térreo do SPA em frente à Sala de Sutura
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Indicação do clinico ou cirurgião geral.

15) SERVIÇO DE CIRURGIA GERAL / RETIRADA DE CORPO ESTRANHO:
Onde: Sala de Sutura, térreo do SPA, ao lado do consultório do Cirurgião Geral.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Presença de corpo estranho no organismo.

16) SERVIÇO DE CIRURGIA GERAL / SUTURA:
Onde: Sala de Sutura, térreo do SPA, ao lado da Sala do Cirurgião Geral.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Indicação do Cirurgião Geral.

17) SERVIÇO DE CLÍNICA MÉDICA / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM CLÍNICA MÉDICA:
Onde: Sala de Emergência, térreo do SPA, em frente à Sala de Sutura.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de óbito.

18) SERVIÇO DE DERMATOLOGIA / CONSULTA EM DERMATOLOGIA:
Onde: 2º andar da Policlínica, Consultório 03, em frente à Sala de Ultrassonografia.
Horário: 15h, às quintas.
Requisito: Agendamento prévio no SISREG ou seguimento agendado na Policlínica.

19) SERVIÇO DE ENDOCRINOLOGIA / CONSULTA EM ENDOCRINOLOGIA:
Onde: 2º andar da Policlínica, Consultório 04, ao lado da Sala do Serviço Social.
Horário: 07h, às segundas, terças, quartas e sextas.
Requisito: Agendamento prévio no SISREG ou seguimento agendado na Policlínica.

20) SERVIÇO DE ENDODONTIA / TRATAMENTO DE CANAL:
Onde: Sala de Endodontia, 2º andar da Policlínica, ao lado do Consultório 04.
Horário: Os agendamentos são realizados de 07h às 08:30h; as consultas iniciam após os agendamentos, de 07h às 12h, de segunda a sexta.
Requisito: Encaminhamento das unidades básicas de saúde (UBS) e agendamento prévio na sala de Endodontia.

21) SERVIÇO DE ENDODONTIA / TRATAMENTO DE PULPECTOMIA:
Onde: Sala de Endodontia, 2º andar da Policlínica, ao lado do Consultório 04.
Horário: Os agendamentos são realizados de 07h às 08:30h; as consultas iniciam após os agendamentos, de 07h às 12h, de segunda a sexta..
Requisito: Encaminhamento das unidades básicas de saúde (UBS) e agendamento prévio na sala de Endodontia.

22) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS :
Onde: Sala de Medicação Adulto, 1º andar do SPA, em frente ao Consultório Odontológico.
Horário: 08h às 20h.
Requisitos: Prescrição médica externa; ficha para atendimento médico; atendimento na triagem e transcrição da receita médica.

23) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAÇÕES ADULTO:
Onde: Sala de Medicações Adulto, 1º andar do SPA, em frente ao Consultório Odontológico.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Pacientes a partir de 14 anos admitidos nos Consultórios Clínico, Cirúrgico, Odontológico ou Ortopédico, com prescrição de medicamento a ser atendido na unidade.

24) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAÇÃO INFANTIL :
Onde: Sala de Medicação Infantil, 1º andar do SPA, em frente ao Consultório Pediátrico.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Crianças e adolescentes menores de 14 anos atendidos nos Consultórios Pediátrico, Cirúrgico, Odontológico ou Ortopédico, com prescrição de medicamento a ser atendida na unidade.

25) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / CATETERISMO VESICAL DE ALÍVIO:
Onde: Sala de Procedimento de Enfermagem, térreo do SPA, ao lado da Sala de Drenagem.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Indicação cirúrgica, clínica ou pediátrica.

26) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / CATETERISMO VESICAL DE DEMORA:
Onde: Sala de Procedimentos de Enfermagem, térreo do SPA ao lado da Sala de Drenagem.
Horário: 10h às 11h (03 atendimentos) e de 15h às 16h (03 atendimentos), somente aos sábados, domingos e feriados. Nas 24 horas, se emergências urinárias.
Requisito: Conforme urgência e emergência urinária.

27) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / CONSULTA EM ENFERMAGEM:
Onde: Consultório de Enfermagem, 2º andar da Policlínica, ao lado da Sala do Núcleo Interno de Regularização Ambulatorial (NIRA).
Horário: 07h às 17h.
Requisitos: Usuário da Policlínica, assistência para as consultas, preparo para procedimentos especializados.

28) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / CURATIVO:
Onde: Sala de Drenagem, térreo do SPA, ao lado da Sala de Procedimentos de Enfermagem.
Horário: 08h às 09h e às 16h, de segunda a sexta, somente em pacientes em observação cirúrgica; 9h às 10h (05 atendimentos) e 14h às 15h (05 atendimentos), aos sábados; 10h às 11h (05 atendimentos) e 15h às 16h (05 atendimentos), aos domingos e feriados.
Requisito: Avaliação cirúrgica.

29) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / LAVAGEM GÁSTRICA:
Onde: Sala de Emergência, térreo do SPA, em frente à Sala de Sutura.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisitos: Indicação clínica, cirúrgica ou pediátrica.

30) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / LAVAGEM INTESTINAL:
Onde: Enfermarias masculina, feminina ou infantil, 1º andar do SPA, ao lado do Conforto da Equipe de Enfermagem
Horário: 24 horas, todos os dias
Requisito: Indicação clínica, cirúrgica ou pediátrica.

31) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / PROGRAMA PÉ DIABÉTICO:
Onde: Sala do Pé Diabético, térreo do SPA, entrada pelo portão lateral da unidade.
Horário: 07h às 13h.
Requisitos: Pacientes cadastrados no Programa Pé Diabético, encaminhamento da rede básica de saúde ou do cirurgião geral da

BREVE HISTÓRICO

Em 1º de outubro de 2008, foi inaugurado o SPA e Policlìnica Dr. Danilo Corrêa, unidade da rede estadual de saúde destinada aos serviços de pronto- atendimento e ambulatorial.
O prédio possui quatro andares e mais de 70 (setenta) ambientes, distribuídos em mais de 4.000m².
O SPA conta com 18 (dezoito) leitos, distribuídos em enfermarias masculina, feminina e infantil.
Atualmente a unidade apresenta os seguintes serviços: no setor de Pronto Atendimento são oferecidos os Serviços de Urgência e Emergência de baixa e média complexidades, sendo eles nas áreas de Clínica Médica, Cirúrgica, Pediátrica, Ortopédica e Odontológica, funcionando 24 horas, inclusive aos finais de semana e feríados, recebendo demanda espontânea. Além de consultas, são oferecidos exames de apoio ao diagnóstico, como raio-x, ECG, gasometria e exames laboratoriais e internações de curta permanência (até 24 horas).
Os serviços oferecidos pela Policlínica são consultas e exames em especialidades médicas, conforme agendamento prévio pelo SISREG.

DADOS DA UNIDADE

Diretor(a)-Presidente
CNPJ00.697.295-0095-87
CNES2012-758S
Telefone(92) 3649-5800
E-mailpa_dcorrea@saude.am.gov.br
EndereçoAvenida Noel Nutles, S/N. Cidade Nova, Manaus – Amazonas. CEP 69096-000
Horário de Funcionamento:24hs
Horário de Atendimento:24hs
Linhas de ônibus:016,037,039,040,049,050,051,352,358,408,418,450,640 e 641

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

MISSÃO

Proporcionar cuidado humanizado e de excelência em saúde, com foco na vida e no acolhimento com qualidade aos usuários do SUS.


VISÃO

Ser um SPA e Policlínica de excelência, valorizando a integralidade do cuidado, a humanização, modernização e a integração com o Sistema Único de Saúde, de forma sustentável.

VALORES

Humanização, Ética, Igualdade, Excelência e Transparência.

ORGANOGRAMA

QUANDO DEVO PROCURAR O SPA E POLICLÍNICA DR. DANILO CORRÊA

Em casos de situações de urgência e emergência clínica, cirúrgica, ortopédica ou odontológica, como dor intensa (dor de dente, dor na coluna, dor de cabeça, dor no peito, dor após quedas e outros); quando ocorrer pequenos acidentes com ferimentos por material cortante, perfurante, presença de ferimento que necessite de sutura (levar pontos cirúrgicos), ferimentos infectados, abscesso que necessitem ser drenados, furada de prego, pequenas queimaduras, urgências urinárias, entre outros.
Os usuários que precisarem de consultas e exames em especialidades médicas serão atendidos no Ambulatório da Policlínica, que oferece serviços de média complexidade nas seguintes especialidades: dermatologia, ortopedia, gastrenterologia, neurologia, endocrinologia, pós-operatório em ortopedia, , ginecologia, cardiologia, odontologia (periodontia e endodontia) e exames de ultrassonografia e endoscopia.
O atendimento na Policlínica será referenciado pela atenção básica ou pela rede de urgência e emergência. A primeira consulta na Policlínica é agendada no SISREG.

O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NA UNIDADE

Documento de Identidade oficial com foto;
Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS);
Certidão de Nascimento ou Cartão de Vacina para menores de 18 (dezoito) anos;
Pacientes menores de 18 (dezoito) anos deverão estar acompanhados do responsável, munidos de documento oficial com foto.
Casos urgentes serão atendidos independentemente da documentação.
Para atendimento na Policlínica é necessário também autorização da consulta no SISREG e Cartão de Agendamento interno para retorno.

TEMPO DE ESPERA

Conforme avaliação (verificação de sinais vitais) da Enfermagem na triagem, o usuário é direcionado ao fluxo de atendimento por ordem de chegada.
A ordem de atendimento é baseada em sinais de agravamento, fatores de risco iminente e idade. O paciente é direcionado à sala de emergência ou para avaliação nos consultórios no 1º andar.

INTERNAÇÃO

A unidade trabalha em regime de observação, onde o paciente permanece para realizar exames e/ou ser medicado. Conforme reavalição clínica, pediátrica, cirúrgica, ortopédica ou odontológica, poderá ser realizada a transferência do paciente para unidade de referência por meio do Sistema de Transferência de Emergência Regulada (SISTER).

ACOMPANHANTES

É assegurado o direito a um acompanhante para paciente menor de 18 (dezoito) anos de idade (art. 12 da Lei Federal nº 8.069/90), paciente idoso (art. 16 da Lei Federal nº 10.741/03), pessoa com deficiência (art. 22 da Lei Federal nº 13.146/15) e para o indígena, respeitadas as condições clínicas deste (art. 275, I, da Portaria nº 2.663/2017-MS. Casos especiais serão avaliados pela equipe multidisciplinar da unidade. O acompanhante precisa estar saudável, não ter contato com pessoas com sinais/sintomas respiratórios e deve seguir os protocolos institucionais, informados na unidade.

VISITANTES

Devido às medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública, em razão da pandemia de Covid-19, há restrição temporária de visitantes na unidade, conforme Nota Técnica Conjunta FVS e SES-AM nº 30/2020.

DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DA SAÚDE

FOTOS