Caimi Ada Rodrigues Viana

¤ Endereço: Av. Brasil, S/N, Compensa II, Manaus/AM ¤ CEP: 69035-350 ¤ Horário de Atendimento: 07:00hs as 17:00 ¤ Telefone: (92) 3672-3609

Caimi Ada Rodrigues Viana

APRESENTAÇÃO

O CAIMI Ada Rodrigues Viana é uma Unidade de média complexidade, de responsabilidade do Governo do Estado, integrante da Secretaria de Estado da Saúde – SES/AM, que visa atender aos principais problemas e agravos de saúde da população idosa. Essa Unidade conta em seu corpo técnico com médicos especialistas e uma equipe multiprofissional formada por fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogo, assistentes sociais, enfermeiros, farmacêutico e dentistas.

Para atender à população idosa e à sociedade em geral com eficiência e transparência nas ações, o CAIMI Ada Rodrigues Viana apresenta a sua Carta de Serviços, com objetivo de demonstrar a sua identidade e prestar informações ao público externo e interno, de modo a organizar e melhorar o fluxo de usuários, e ainda, racionalizar e otimizar recursos humanos, materiais e financeiros.

Outrossim, a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pelos estabelecimentos de assistência à saúde e suas formas de acesso, contribuem para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde e favorece a tão almejada
humanização da assistência em saúde.

Com a Carta de Serviços em mãos, o cidadão poderá acompanhar e avaliar o desempenho do CAIMI Ada Viana no cumprimento de sua missão institucional.

SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS

1) Serviço do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA (Teste rápido para HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites Virais: B e C).
Onde: Sala do CTA
Horário: 08h às 16:30h
Requisito: Dirigir-se à recepção com os seguintes documentos: RG, Cartão Nacional do SUS e Cartão da unidade (se for usuário). Não necessita de encaminhamento.

2) Serviço de Enfermagem
Onde: Consultório de Enfermagem (Ao lado do Setor de Triagem)
Horário: 07 às 17h
Requisito: Apresentar na recepção da unidade os seguintes documentos: RG, Cartão Nacional do SUS e Cartão da unidade
(se for usuário). Não precisa de encaminhamento.

3) Serviço de Enfermagem/Curativo
Onde: Sala de Curativo
Horário: 08:30h às 16:30h
Requisito: Dirigir-se à recepção, para curativo simples e retirada de pontos.

4) Serviço Médico/Cardiologista
Onde: Consultório Médico
Horário: 07 às 17h
Requisito: Apresentar na recepção da unidade o encaminhamento do médico e autorização do Sisreg (Sistema de Regulação), RG, Cartão Nacional do SUS e Cartão da unidade (se for usuário).

5) Serviço Médico/Clínico Geral
Onde: Consultório Médico
Horário: 07 às 17h
Requisito: Apresentar na recepção da unidade os seguintes documentos: RG, Cartão Nacional do SUS e Cartão da unidade (se for usuário).

6) Serviço de Farmácia
Onde: Setor de Farmácia (Em frente à Recepção)
Horário: 7h às 13h
Requisito: Apresentar no Setor de Farmácia cópias do RG, CPF, Cartão Nacional do SUS, comprovante de residência, Laudo Médico Especializado (LME) da unidade, Receita Médica com 2ª via e cópia dos exames exigidos no Protocolo Clínico.

7) Serviço de Fisioterapia
Onde: Setor de Fisioterapia
Horário: 07 às 17h
Requisito: Apresentar na recepção da unidade o encaminhamento do médico + autorização do Sisreg (Sistema de Regulação), RG, Cartão Nacional do SUS e Cartão da unidade (se for usuário)
Procedimentos Fisioterapia Caimi:
Fisioterapia Motora
Fisioterapia Cardiovasculares e Pneumo-funcionais
Fisioterapia das disfunções músculos esqueléticas.
Fisioterapia nas alterações Neurológicas.
Procedimentos Fisioterapia Projeto Respirar
Fisioterapia Motora
Fisioterapia Cardiovasculares e Pneumo-funcionais
Fisioterapia das disfunções músculos esqueléticas.
Fisioterapia nas alterações Neurológicas.
Fisioterapia Transtornos respiratórios específicos

8) Serviço de Fonoaudiologia
Onde: Consultório de Fonoaudiologia
Horário: 13h às 17h
Requisito: Apresentar na recepção da unidade o encaminhamento do médico + autorização do Sisreg (Sistema de Regulação), RG, Cartão Nacional do SUS e Cartão da unidade (se for usuário)

9) Serviço Médico/Gastroenterologista
Onde: Consultório Médico
Horário: 09 às 11h
Requisito: Apresentar na recepção da unidade o encaminhamento do médico + autorização do Sisreg (Sistema de Regulação), RG, Cartão Nacional do SUS e Cartão da unidade (se for usuário)

10) Serviço Médico/Geriatra
Onde: Consultório Médico
Horário: 07 às 11h
Requisito: Apresentar na recepção da unidade o encaminhamento do médico + autorização do Sisreg (Sistema de Regulação), RG, Cartão Nacional do SUS e Cartão da unidade (se for usuário)

11) Serviço do Núcleo de Educação Permanente
Onde: Sala da Educação Permanente (Ao lado do Consultório de Odontologia)
Horário: 7h às 17h
Requisito: Apresentar-se na Sala da Educação Permanente com os seguintes documentos: RG, Cartão Nacional do SUS e Cartão da unidade (se for usuário)

12) Serviço do Núcleo Interno de Regulação Ambulatorial – NIRA
Onde: Sala do NIRA/SISREG (Ao lado da Diretoria/Secretaria)
Horário: 7h às 17h
Requisito: Apresentar-se na Sala do NIRA para agendamento de consultas e exames via SISREG – Sistema de Regulação, com a solicitação do médico e o Cartão Nacional do SUS.

13) Serviço do Núcleo de Ouvidoria
Onde: Sala da Ouvidoria (Em frente ao Consultório de Odontologia)
Horário: 7h às 17h
Requisito: Apresentar-se à Sala da Ouvidoria para manifestar sua reclamação, denúncia, solicitação, sugestão ou elogio com os seguintes documentos: Cartão Nacional do SUS e Cartão da unidade (se for usuário) .

14) Serviço de Nutrição
Onde: Consultório de Nutrição (Ao lado do Consultório de Psicologia)
Horário: 07h às 17h
Requisito: Apresentar na recepção da unidade o encaminhamento do médico + autorização do Sisreg (Sistema de Regulação), RG, Cartão Nacional do SUS e Cartão da unidade (se for usuário)

15) Serviço de Odontologia
Onde: Consultório de Odontologia (Em frente à Sala da Ouvidoria)
Horário: 07h às 17h
Requisito: Apresentar na recepção da unidade os seguintes documentos: RG, Cartão Nacional do SUS e Cartão da unidade (se for usuário). Não precisa de encaminhamento.

16) Serviço de Psicologia
Onde: Consultório de Psicologia (Em frente ao Consultório de Serviço Social)
Horário: 7h às 17h
Requisito: Apresentar na recepção da unidade os seguintes documentos: RG, Cartão Nacional do SUS e Cartão da unidade (se for usuário). Não precisa de encaminhamento.

17) Serviço do Serviço Social
Onde: Consultório de Serviço Social (Em frente ao Consultório de Psicologia)
Horário: 7h às 17h
Requisito: Apresentar na recepção da unidade os seguintes documentos: RG, Cartão Nacional do SUS e Cartão da unidade (se for usuário). Não precisa de encaminhamento.

18) Serviço de Tele consultas em parceria com o Hospital Albert Einstein – SP/
Cardiologia
Endocrinologia
Neurologia
PneumologiaS
Psiquiatria
Reumatologia
Onde: Consultório Médico
Horário: 7h às 17h
Requisito: Apresentar na recepção da unidade o encaminhamento do médico + autorização, RG, Cartão Nacional do SUS e Cartão da unidade (se for usuário)

BREVE HISTÓRICO

O Centro de Atenção Integral à Melhor Idade – CAIMI Dona Ada Rodrigues Viana, faz parte do conjunto de Unidades que compõem o Sistema de Saúde adotado pelo Estado do Amazonas, hierarquizado em função do grau de complexidade dos seus serviços e destina-se ao atendimento ambulatorial do usuário de terceira idade, com idade igual ou superior a 60 anos.

Foi inaugurado em 18 de junho de 2004, na gestão do então Governador Eduardo Braga e do Secretário de Saúde Dr. Wilson Duarte Alecrim e reformado em 2008, ganhando ampliação e nova adequação a gestão, estrutura, organização dos serviços atendendo à Política Nacional de Saúde do Idoso, Portaria 1395/99 GM.

O nome da unidade foi dado em homenagem à Conselheira de saúde Ada Rodrigues Viana, representante da zona leste na primeira diretoria do Conselho Municipal de Saúde de Manaus, a qual ocupou diversos espaços do controle social como Conselheira e Delegada de Conferências Municipais, Estadual e Nacional de Saúde, com seu perfil participativo e articulador em diversos momentos na discussão da política em defesa e construção do Sistema Único de Saúde- SUS.

A Unidade é caracterizada como Policlínica de referência para a saúde do idoso, de acordo com Cadastro Nacional de Estabelecimento em Saúde – CNES, portanto oferecendo alguns atendimentos de áreas especializadas.

DADOS DA UNIDADE DE SAÚDE

Diretor(a)-PresidenteAna Vera Silveira da Penha
CNPJ 00.697.295/0088-58
CNES3212270
Telefone(92) 3672-3609
E-mailcaimi_arodrigues@saude.am.gov.br
EndereçoEndereço: Av. Brasil S/N Compensa I, 69036-110
Horário de Funcionamento:07h às 17h (Segunda à Sexta-feira)
Horário de Atendimento:07h às 17h (Segunda à Sexta-feira)
Linhas de ônibus:001, 002, 014, 016, 118, 122, 123, 126, 127, 128, 542.

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

MISSÃO

Garantir assistência ambulatorial de média complexidade aos idosos referenciados pelo Sistema Único de Saúde com equipe multidisciplinar especializada, através de atendimento diferenciado, baseado nos preceitos de Gerontologia, com ênfase na prevenção e no manuseio de doenças prevalentes da terceira idade e objetivando o maior grau de resolutividade possível (Oficina de Integração da Equipe Interdisciplinar dos CAIMI´s, 2007).


VISÃO

Ser um centro de referência ao atendimento e prevenção à saúde do idoso, e assegurar-lhe o direito a assistência médica, nos diversos níveis do Sistema Único de Saúde, mediante programas e medidas profiláticas, além de contribuir na política de envelhecimento consciente e saudável (Relatório de Gestão, Julho/2011).

VALORES
Respeito ao ser Humano, Excelência Profissional, Atendimento Humanizado, Comprometimento, Aperfeiçoamento Contínuo, Eficiência.

ORGANOGRAMA

QUANDO DEVO PROCURAR A UNIDADE

Quando necessitar de Atendimento Ambulatorial: consultas médicas e exames, atendimento de enfermagem, serviço social, psicologia, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia, realização de Teste rápido, coleta de exames, atividades de grupo (oficinas). E ainda registrar manifestação junto à Ouvidoria: reclamação, sugestão, elogio, denúncia e solicitação.

Horário para Marcação de Consultas: 8h às 17h (Agendado com hora marcada).

É obrigatória a apresentação do Cartão SUS e USO DE MÁSCARA.
PERMITIDO apenas UM ACOMPANHANTE por paciente.

O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NA UNIDADE

Forma de ingresso:

  • Livre demanda
  • Encaminhamento (SISREG).

Requisitos:

  • Ter 60 anos ou mais.

Documentos obrigatórios para cadastro e marcação de consultas:

  • RG
  • Cartão SUS
  • Cartão do CAIMI (se for usuário)

TEMPO DE ESPERA

Com o novo sistema de hora marcada para as consultas médicas, o idoso é orientado a comparecer em horário pré-determinado a fim de que o mesmo não espere muito tempo.

Ao chegar na unidade, o idoso será encaminhado à recepção para que seja confirmado o seu atendimento, sendo encaminhado posteriormente para o setor de triagem, para fins de avaliação de altura, peso, pressão arterial, antes do atendimento médico.

Em caso de primeiro atendimento, após a triagem, o idoso passará ainda por entrevista com um profissional de nível superior, para avaliação multidimensional de sua saúde. E posteriormente agendará sua consulta médica.

ACOMPANHANTES

Orientamos aos idosos e seus familiares sobre a importância do acompanhante nas consultas e demais atendimentos ao idoso, uma vez que estes contribuem para a melhoria do processo de tratamento e recuperação da saúde do idoso, seja física, social, emocional e familiar, servindo de apoio junto à equipe multiprofissional de saúde.

DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DA SAÚDE

Para que toda a população conheça os seus direitos diante do Sistema Único de Saúde (SUS), uma das maiores políticas públicas do mundo, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) apresenta a nova versão da Carta dos Diretos e Deveres da Pessoa Usuária da Saúde.

Composto por sete diretrizes básicas, o documento é uma importante ferramenta para consolidar direitos e deveres do exercício da cidadania na saúde de todo o Brasil e garantir o acesso universal e igualitário às ações e serviços de proteção e promoção à saúde.

Entre os acréscimos positivos conquistados, estão a ampliação do direito ao acompanhamento, a defesa ao direito a um atendimento inclusivo, humanizado e acolhedor, o direito a práticas integrativas e complementares de saúde e a ampliação do acesso à marcação de consultas. A carta física estará disponível nos serviços do SUS e conselhos de saúde, e também pode ser consultada na íntegra no site da CNS: www.conselho.saude.gov.br
As sete diretrizes são: Direito à Saúde, Tratamento Adequado, Atendimento Humanizado, Direitos, Corresponsabilidade, Direito à Informação, Participação.

DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DA SAÚDE

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