CAIC+ Dra. Maria Helena Freitas de Góes

¤ Endereço: Av. Cristã, 690, Colônia Terra Nova, Manaus/AM ¤ CEP:69093-437 ¤ Horário de Atendimento: 07:00hs as 17:00 ¤ Telefone: (92) 3649-2550

CAIC+ Dra. Maria Helena Freitas de Góes

APRESENTAÇÃO

A presente Carta é um instrumento através da qual o CAIC+ Especialidades Dra. Maria Helena Freitas de Góes divulga as informações quanto aos serviços de saúde ofertados pela unidade. Elaborada pelo corpo gestor, com a colaboração da equipe multiprofissional, esta Carta pretende tornar transparente e acessível a identificação dos serviços ofertados e suas formas de acesso, contribuindo assim para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde – SUS.
O Centro de Atenção Integral à Criança +Especialidades – CAIC+ Especialidade Dra. Maria Helena Freitas de Góes, faz parte do conjunto de unidades que compõe Assistência Especializada da Capital, se destina ao atendimento ambulatorial especializado para apoio diagnóstico e tratamento com agendamento via regulação (SISREG), da criança e adolescente de 0 a 17 anos 11 meses e 29 dias, composta por ações e serviços que visam atender problemas e agravos prevalentes da infância e nas ações de saúde preventivas das Crianças/Adolescentes em sua área de abrangência, com equipe multidisciplinar e disponibilizando serviços médicos de pediatria, pneumologia, psiquiatria neurologia, ortopedia, odontologia, psicologia, enfermagem, dispensação de medicamentos (farmácia), SISREG, imunização, triagem neonatal; oferece exames complementares especializados como coleta de sangue, eletroencefalo e espirometria.

SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS

1) Atendimento Administrativo / Agendamento de Consultas e Exames no SISREG:
Onde: NIRA/SAME, situado no salão de espera 1, ao lado da sala de preparo.
Horário: 07:30h às 12:15h e 12:30h às 16:30h.
Requisito: Demanda interna, para agendamento de consulta médica especializada e exames é necessário ter em mãos o cartão do SUS da criança/adolescente e a guia de solicitação médica, o atendimento será presencial

2) Atendimento de Enfermagem / Enfermeiro:
Onde: Consultório de Enfermagem, situado no salão 1, primeira sala ao lado do NIRA/SAME.
Horário: 07:30h às 12:15h e 12:30h às 16:30h.
Requisito: Demanda interna, não é necessário realizar agendamento, apresentar os documentos exigidos na pag. 8.

3) Atendimento de Enfermagem / Imunização:
Onde: Sala de Vacina, situada no salão 2.
Horário: 07:30h às 12:15h e 12:30h às 16:30h
Requisito: Somente demanda interna.

4) Atendimento de Enfermagem / Teste Rápido de Antígeno para COVID19:
Onde: Sala de coleta de Teste Rápido para COVID19, situada no salão 2, lado esquerdo interno.
Horário: 07:30h às 12:15h e 12:30h às 16:30h
Requisito: Realizado conforme avaliação e solicitação médica (demanda interna).

5) Atendimento de Enfermagem / Triagem Neonatal (TESTE DO PEZINHO):
Onde: Sala de coleta Teste do Pezinho, situada no salão de espera 1, ao lado do escovódromo.
Horário: 09:30h às 13:30h
Requisito: Necessário agendamento prévio através do WhatsApp (3649-2553), o RN deve estar entre o 3° e o 28° dia de vida e apresentar os documentos da mãe (RG e comprovante de residência), certidão de Nascimento e/ou DNV (Declaração de Nascido Vivo) do RN e Caderneta da Criança.

6) Atendimento Médico Pediatra / Especialidades:
Onde: Consultórios Médicos 1, 2 e 3, situados no corredor do lado esquerdo, e consultórios 4, 5 e 6, situados no corredor do lado direito.
Horário: 07:30h às 12:15h e 12:30h às 16:30h.
Requisito: Necessário agendamento prévio através do sistema de regulação (SISREG) e apresentar os documentos exigidos na pag. 8 na data do atendimento.

7) Atendimento Odontológico / Dentista (BEBÊ DENTE):
Onde: Consultório Odontológico, situado no salão de espera 1, ao lado da recepção.
Horário: 07:30h às 10:00h.
Requisito: Necessário agendamento prévio através do WhatsApp (3649-2553) e apresentar os documentos exigidos na pag. 8 na data do atendimento.

8) Atendimento Odontológico / Dentista:
Onde: Consultório Odontológico, situado no salão de espera 1, ao lado da recepção.
Horário: 10:00h às 12:00h e 13:30h às 16:30h.
Requisito: Necessário agendamento prévio através do WhatsApp (3649-2553) e apresentar os documentos exigidos na pag. 8 na data do atendimento.

9) Atendimento Psicológico / Psicólogo:
Onde: Consultórios de Psicologia, situado na brinquedoteca, lado esquerdo interno.
Horário: 07:30h às 12:15h.
Requisito: Necessário apresentar encaminhamento médico e o agendamento é presencial.

10) Farmácia:
Onde: Farmácia com acesso externo da unidade, área da frente.
Horário: 07:30h às 12:15h e 12:30h às 16:30h.
Requisito: Necessário apresentar prescrição/receita médica em duas vias atualizadas e documento com foto.

11) Exames:
Onde: Sala de Exame, situada no salão de espera 2, lado esquerdo.
Horário: 07:30h às 12:15h e 12:30h às 16:30h / ou conforme demanda de agendamento.
Requisito: Necessário apresentar solicitação e guia de autorização do pedido agendado via SISREG e documento de identificação com foto.

12) Sala de Triagem (PREPARO):
Onde: Primeira sala do lado direito interno, no salão de espera 1.
Horário: 07:30h às 12:15h e 12:30h às 16:30h / ou conforme demanda de agendamento.
Requisito: Necessário encaminhar-se ao setor NIRA/SAME para realizar cadastro/retirar prontuário e aguardar no salão de espera para ser chamado a triagem.

BREVE HISTÓRICO

Em 22 de dezembro de 2001 foi inaugurado o CAIC Dr. Paulo Xerez, pelo então Governador Amazonino Mendes, com o objetivo de atendimento ambulatorial a população infantil de 0 a 17 anos,11 meses e 29 dias. Em setembro de 2017, através do Decreto nº 38.261 de 20/09/2017, o CAIC Dr. Paulo Xerez passou a denominar-se CAIC Dra. Maria Helena Freitas de Góes.

DADOS DA UNIDADE

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

MISSÃO

Garantir o atendimento integral à Criança no âmbito ambulatorial especializado, com ênfase no manuseio nas ações de saúde educativas, preventivas, de diagnóstico, tratamento e recuperação na assistência a saúde das Crianças da área de abrangência do CAIC, com equipe multidisciplinar capacitada e com a maior resolutividade possível.


VISÃO

Ser uma unidade de referência na garantia de acolhimento e atendimento integral à saúde da criança e adolescente no município de Manaus/AM.


VALORES

Justiça, ética, respeito, humanização, empatia, igualdade, cuidado, compromisso, responsabilidade.

ORGANOGRAMA

QUANDO DEVO PROCURAR

Em casos de atendimento ambulatorial especializado para crianças/adolescentes via agendamento prévio regulado (SISREG). O Caic Dra. Maria Helena Freitas de Góes presta serviços de saúde voltados para os casos de média complexidade e que não ofereçam risco imediato à vida do paciente, nem demande internação hospitalar. O paciente deve procurar a unidade para atendimento médico em consultas especializadas; atendimento em consulta com o enfermeiro; acompanhamento psicológico ambulatorial; atendimento odontológico de média complexidade; rotina de saúde; avaliação e controle de desenvolvimento; agendamento de exames e consultas especializadas via SISREG; imunização para pacientes em atendimento interno; triagem neonatal (teste do pezinho).

O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO

Para ser atendido no Caic Dra. Maria Helena Freitas de Góes é necessário realizar agendamento prévio através do sistema de regulação SISREG. Os agendamentos são realizados diariamente no período da manhã de 7:30 às 11:30 e no período da tarde de 12:30 às 16:30.

A criança ou adolescente precisa ter entre 0 a 17 anos 11 meses e 29 dias e estar acompanhada de um responsável devidamente identificado.

Para atendimentos de primeira vez é necessário apresentar: Caderneta de vacina da criança/adolescente; Certidão de nascimetno ou RG da criança/adolescente, Declaração de nascido vivo em caso de RN ainda não registrados (até 28 dias); Cartão SUS da criança/adolescente; Documento com foto do responsável/acompanhante; comprovante de residência com CEP.
A partir do segundo atendimento: Cartão de vacina da criança/adolescente com o numero Hygia e cartão SUS.

Nota: A cada atendimento o prontuário da criança é atualizado. Dessa forma, caso haja mudança de endereço o responsável deve apresentar o novo comprovante de residência com CEP.

DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DA SAÚDE

FOTOS