Serviço de Pronto Atendimento São Raimundo

¤ Endereço: Praça Ismael Benigno, Nº. 155 – São Raimundo – Manaus/Am ¤ Cep: 69027-320 ¤ Horário de Atendimento: Aberto 24hs ¤ Telefone: (92) 3672-3250

Serviço de Pronto Atendimento São Raimundo

APRESENTAÇÃO

A presente Carta do Serviços do SPA São Raimundo objetiva demonstrar a identidade de unidade da rede de urgência e emergência integrante da Secretaria de Estado de Saúde, prestar informações ao público externo e interno, e por reflexo, contribuir na organização e melhoria do fluxo de pacientes, e ainda, na racionalização e otimização de recursos humanos, materiais e financeiros.
Outrossim, a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pelos estabelecimentos de assistência à saúde e suas formas de acesso contribuem para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS) e favorece a tão almejada humanização da assistência em saúde.
O Serviço de Pronto Atendimento (SPA) São Raimundo oferece serviços de atendimento em urgência e emergência, ortopedia, pediatria, odontologia, dentre outros.

SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS

1) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / CURATIVO:
Onde: Sala de Drenagem (1ª andar próximo a sala de sutura ).
Horário: de 8:00 h às 11:00 h e de 14: 00h às 17:00h, nos finais de semana e feriados.
Requisito: Pacientes de qualquer idade que necessitem de curativos e/ou retirada de pontos neste período semanal.

2) SERVIÇO DE CIRURGIA / DRENAGEM:
Onde: Sala de Drenagem (1ª andar próximo a sala de sutura).
Horário: de 8:00 h às 11:00 h, 14: 00h às 17:00h e de 19h às 20:00h.
Requisito: Pacientes com indicação médica/encaminhamento e que necessitem de drenagens neste período semanal.

3) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / SONDAGENS (ENTERAL, NASOGÁSTRICA E VESICAL):
Onde: Sala de emergência. (1ª andar próximo a sala de Raio-X).
Horário: de 8:00h às 11:00h e das14:00h às 17:00h de segunda a sexta-feira.
Requisito: Pacientes que necessitem de troca de sonda vesical e nasoenteral.

4) SERVIÇO DE ORTOPEDIA / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM ORTOPEDIA:
Onde: Consultório (1ª andar próximo a sala de Raio-X) e Sala de Drenagem (1ª andar próximo sala de sutura).
Horário: todos os dias das 7:00h às 01:00h.
Requisito: admissão na Unidade e encaminhamento da Triagem

5) SERVIÇO DE ORTOPEDIA / IMOBILIZAÇÃO E RETIRADA DE GESSO:
Onde: Sala de Drenagem (1ª andar próximo a sala de sutura).
Horário: todos os dias das 7:00h às 01:00h.
Requisito: admissão na Unidade, necessidade do serviço, após a avaliação do ortopedista.

6) SERVIÇO SOCIAL / ATENDIMENTO CONSULTORIO:
Onde: Consultório de serviço social (1ª andar próximo consultório clínico).
Horário: todos os dias das 07:00h às 19:00h.
Requisito: Pacientes que apresentem vulnerabilidade social ou que necessitam de auxílio para garantia de seus direitos, conforme os programas sociais (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestre – DPVAT, Comunicação de Acidente de Trabalho-CAT, Beneficio de Prestação Continuada-BPC, entre outros.) e orientação/encaminhamento para os serviços da Rede Socioassistencial.

7) SERVIÇO SOCIAL / ATENDIIMENTO SOCIAL:
Onde: Enfermarias (1ª andar próximo sala do psicólogo).
Horário: todos os dias das 07:00h às 19:00h.
Requisito: Pacientes internados ou em observação que apresentem vulnerabilidade social ou que necessitam de auxílio para garantia de seus direitos, conforme os programas sociais.

8) SERVIÇO DE PSICOLOGIA / ATENDIMENTO CLÍNICO:
Onde: Sala do serviço de psicologia. (1ª andar ao lado da enfermarias).
Horário: segundas, quartas e sextas-feiras das 07:00h às 17:00h.
Requisito: Pacientes internados e em observação e acompanhantes que apresentem estado de ansiedade ou depressão decorrentes do processo clínico.

9) SERVIÇO DE PSICOLOGIA / ESCUTA PSICOLÓGICA:
Onde: Sala do serviço de psicologia (1ª andar próximo as enfermarias) e Enfermarias (1ª andar próximo a sala do psicólogo).
Horário: segundas, quartas e sextas-feiras das 07:00h às 17:00h.
Requisito: Pacientes internados e em observação e acompanhantes que apresentem estado de ansiedade ou depressão decorrentes do processo clínico.

10) SERVIÇO DE NUTRIÇÃO / ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL:
Onde: Sala de emergência (1ª andar próximo a sala de Raio-X) e enfermarias (1ª andar próximo a sala do psicólogo).
Horário: todos os dias de 08:00h às 13:00h.
Requisito: Pacientes em observação e internados que necessitem do serviço médico

11) SERVIÇO DE NUTRIÇÃO / ELABORAÇÃO DE DIAGNÓSTICO:
Onde: Sala de emergência (1ª andar próximo a sala de Raio-X) e enfermarias (1ª andar próximo a sala do psicólogo).
Horário: todos os dias de 08:00h às 13:00h.
Requisito: Pacientes em observação que necessitem do serviço e pacientes internados (com ou sem prescrição médica).

12) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / FORNECIMENTO DE CÓPIA DE PRONTUÁRIO:
Onde: Recepção (1ª andar entrada principal) e SAME (2ª andar próximo ao CME) – Serviço de Arquivo Médico e Estatístico.
Horário: de segunda a sexta-feira de 08:00h às 17:00h.
Requisito: Titular do prontuário, parentes de 1º e 2º grau e/ou pessoas com procuração, formulário de cópia de prontuário preenchido corretamente.

13) SERVIÇO DE PEDIATRIA / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM PEDIATRIA:
Onde: Sala de emergência. (1ª andar próximo a sala de Raio-X).
Horário: todos os dias (24 horas).
Requisito: Todos os pacientes que apresentarem necessidade e de risco iminente de morte.

14) SERVIÇO DE PEDIATRIA / ATENDIMENTO EM PEDIATRIA:
Onde: Enfermaria Pediátrica (1ª andar próximo a sala psicólogo).
Horário: todos os dias (24 horas).
Requisito: Pacientes que estiverem em observação com prescrição no prontuário.

15) SERVIÇO DE PEDIATRIA / ATENDIMENTO EM PEDIATRIA:
Onde: Consultório (1 ª andar próximo ao serviço social).
Horário: todos os dias (24 horas).
Requisito: Pacientes com indicação para o atendimento pediátrico com idade correspondente até 14 anos.

16) SERVIÇO DO CLÍNICO GERAL / ATENDIMENTO EM CLINICA GERAL:
Onde: Consultório. (1 ª andar próximo ao serviço social)
Horário: todos os dias (24 horas).
Requisito: Pacientes com indicação para o atendimento clínico com idade superior a 15 anos.

17) SERVIÇO DO CLÍNICO GERAL / ATENDIMENTO EM CLINICA GERAL:
Onde: Enfermarias. (1 ª andar próximo ao serviço social).
Horário: todos os dias (24 horas)
Requisito: Pacientes que estiverem em observação com prescrição no prontuário

18) SERVIÇO DO CLÍNICO GERAL / ATENDIMENTO EM CLINICA GERAL:
Onde: Enfermarias (1 ª andar próximo ao serviço social).
Horário: todos os dias (24 horas).
Requisito: Pacientes que estiverem em observação com prescrição no prontuário.

19) SERVIÇO DO CLÍNICO GERAL / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM CLINICA GERAL:
Onde: Sala de emergência. (1ª andar próximo a sala de Raio-X).
Horário: todos os dias (24 horas).
Requisito: Todos os pacientes que apresentarem necessidade e de risco iminente de morte.

20) SERVIÇO DO CIRURGIÃO / ATENDIMENTO EM CLINICA CIRURGIA GERAL:
Onde: Consultório (1ª andar próximo o consultórios do ortopedista).
Horário: todos os dias (24 horas).
Requisito: Pacientes que necessitarem do serviço.

21) SERVIÇO DO CIRURGIÃO / ATENDIMENTO EM CLINICA CIRURGIA GERAL:
Onde: Enfermarias. (1ª andar próximo a sala do psicólogo).
Horário: todos os dias (24 horas).
Requisito: Pacientes que estiverem em observação com prescrição no prontuário.

22) SERVIÇO DO CIRURGIÃO / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM CLINICA CIRURGIA GERAL:
Onde: Sala de emergência.(1ª andar próximo a sala de Raio-X).
Horário: todos os dias (24 horas).
Requisito: Todos os pacientes que apresentarem necessidade e de risco iminente de morte.

23) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA(DOR DENTE, INFLAMAÇÃO SISO, ABSCESSO BUCAL, SUTURA, RETIRA DE PONTOS BUCAL, CORPO ESTRANHO, INFLAMAÇÃO DECORRENTE A EXTRAÇÃO DENTARIA,TRATAMENTO DE HEMORRAGIA DE ORIGEM BUCAL):
Onde: Consultório odontológico (1ª andar próximo ao consultório clínico).
Horário: Todos os dias (24 horas).
Requisito: pacientes em geral que necessitarem de atendimento odontológico imediato.

24) SERVIÇO DE LABORATÓRIO / EXAMES LABORATORIAIS (HEMOGRAMA; EAS; EPF; SOROLOGIAS; MALÁRIA; G; HEPATITE B):
Onde: Sala de coleta (1 ª andar próximo a recepção).
Horário: todos os dias (24 horas).
Requisito: Pacientes e geral que necessitem de exames laboratoriais, mediante a solicitação em requisição de exame).

25) SERVIÇO DE LABORATÓRIO / RT-PCR (COVID-19):
Onde: sala rosa (1ª andar próximo ao consultório do ortopedista).
Horário: todos os dias (24 horas).
Requisito: Todos os pacientes que necessitem de exame mediante a requisição de exame.

26) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / COLETA PARA TESTE BAAR (ESCARRO):
Onde: Enfermarias (1 ª andar próximo ao serviço social).
Horário: todos os dias (24 horas).
Requisito: Paciente em observação de longa permanência com solicitação de exame.

27) SERVIÇO DE RADIOLOGIA / RAIO X ( IMAGEM RADIOLOGICA SEM UTILIZAÇÃO DE CONTRASTE):
Onde: Sala do Raio X (1 ª andar próximo a emergência)
Horário: todos os dias (24 horas)
Requisito: todos os pacientes que necessitem de exame de imagem, com solicitação do exame.

BREVE HISTÓRICO

Em 14 de agosto de 2006, foi inaugurado o Serviço de Pronto Atendimento São Raimundo, subordinado à Secretaria de Estado da Saúde, tendo por objetivo geral prestar serviço de excelência de assistência à saúde às comunidades da zona oeste e adjacências, oferecendo serviço de baixa e média complexidade na área de urgência e emergência. Para isso, conta até hoje em seu quadro de servidores com equipe multidisciplinar voltados à qualidade, excelência e humanização no atendimento aos usuários da rede.

DADOS DA UNIDADE

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

MISSÃO

Garantir assistência humanizada e qualificada NOS casos de urgência e emergência de baixa e média complexidade, proporcionando atendimento em tempo integral, ininterrupto, especializado, com tecnologias adequadas e profissionais comprometidos com o cuidado de maneira integrada com a comunidade.


VISÃO

Ser referência no atendimento, ensino e gestão em saúde, com foco no aprimoramento dos processos operacionais até 2022.


VALORES

Humanização, Valorização à vida, Qualidade, Dedicação, Credibilidade, Inovação, Cooperativismo, Ensino, Ética, Responsabilidade Social e Ambiental e Transparência.

ORGANOGRAMA

QUANDO DEVO PROCURAR O SPA SÃO RAIMUNDO

Em casos de situações de urgência, na qual se requer assistência rápida, a fim de evitar complicações e sofrimento e emergência, quando há risco iminente de óbito e sofrimento intenso.

O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NO SPA SÃO RAIMUNDO

Documento de Identidade oficial com foto;
Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS);
Certidão de Nascimento ou Cartão de Vacinação para menores de 18 (dezoito) anos;
Pacientes menores de 18 (dezoito) anos deverão estar acompanhados do responsável, munidos de documento oficial com foto.
Casos urgentes serão atendidos independentemente da documentação.

TEMPO DE ESPERA

No Serviço de Triagem, será realizado avaliação de enfermagem, na qual serão verificados sinais vitais e queixas. Em seguida, o atendimento médico será realizado conforme a gravidade de cada caso, respeitadas as prioridades legais.

INTERNAÇÃO

A unidade trabalha em regime de observação, onde o paciente permanece para realizar exames e/ou ser medicado. Conforme reavaliação médica do quadro clínico, poderá ser realizada a transferência do paciente para unidade de referência por meio do Sistema de Transferência de Emergência Regulada (SISTER).

ACOMPANHANTES

É assegurado o direito a um acompanhante para paciente menor de 18 (dezoito) anos de idade (art. 12 da Lei Federal nº 8.069/90), paciente idoso (art. 16 da Lei Federal nº 10.741/03), pessoa com deficiência (art. 22 da Lei Federal nº 13.146/15) e para o indígena, respeitadas as condições clínicas deste (art. 275, I, da Portaria nº 2.663/2017-MS). Casos especiais serão avaliados pela equipe multidisciplinar da unidade. O acompanhante precisa estar saudável, não ter contato com pessoas com sinais/sintomas respiratórios e deve seguir os protocolos institucionais, informados na unidade.

VISITANTES

Por ser unidade de urgência e emergência, o SPA São Raimundo não permite visitantes de rotina. Exceções são avaliadas pelo Serviço Social.

DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DA SAÚDE

FOTOS