Maternidade Balbina Mestrinho

¤ Endereço: Av. Duque de Caxias, 1142 - Praça 14 - Centro, Manaus-AM ¤ CEP: 69020-140 ¤ Horario de atendimento: Aberto 24 horas ¤ Telefone: (92) 3182-4547

Maternidade Balbina Mestrinho

APRESENTAÇÃO

A presente Carta de Serviços da Maternidade Balbina Mestrinho objetiva demonstrar a identidade de unidade da rede de urgência e emergência integrante da Secretaria de Estado de Saúde, prestar informações ao público externo e interno, e por reflexo, contribuir na organização e melhorar o fluxo de pacientes, e ainda, racionalizar e otimizar recursos humanos, materiais e financeiros.
Outrossim, a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pelos estabelecimentos de assistência à saúde e suas formas de acesso contribuem para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde e favorece a tão almejada humanização da assistência em saúdea divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pela instituição e suas formas de acesso, contribuindo assim para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde – SUS.
A Maternidade Balbina Mestrinho oferece serviços de urgências e/ou emergências obstétricas e em neonatologia, dentre outros.

SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS

1) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / EMISSAO DECLARAÇÃO DE NASCIDO VIVO:
Onde: Predio administrativo proximo a Direção geral.
Horário: 07h às19h, todos os dias, inclusive finais de semana e ferias.
Requisito: O serviço é ofertado no momento do pós-parto, quando as pacientes ja estao alojadas nas enfermarias, onde uma agente administrativa se encaminha ate o leito de onde a paciente esta internada, e colhe as informações para o preenchimento da ficha de “DNV”, é necessario dos pais ou responsaveis estarem munidos dos documentos oficiais com foto para o preenchimento do mesmo.

2) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / FORNECIMENTO DE CÓPIA DE PRONTUARIO:
Onde: Predio Administrativo, sala ao fundo do corredor.
Horario: Segunda-feira à sexta-feira, excerto feriados e pontos facultativos, 08:00h às 17:00h.
Requisito: Os pacientes que foram internados, ou responsaveis legais pelos mesmos, tem o direito de solicitar a cópia do prontuario comparecendo a Direção Geral da unidade, fazendo uma carta a punho solicitando a cópia, e nela inserindo os dados do paciente em questao.

3) SERVIO ADMINISTRATIVO / OUVIDORIA:
Onde: Térreo, no prédio administrativo e atendimento beira leito.
Horário: Segunda-feira à sexta-feira, excerto feriados e pontos facultativos das 7h às 19h.
Requisito: Serviço aberto ao publico usuario dos serviços ofertados na unidade, tanto aos pacientes internados quanto aos acomapanhantes.

4) SERVIÇO DE APOIO DIAGNOSTICO / EXAMES LABORATORIAIS:
Onde: Térreo, próximo à Farmácia.
Horário: Atendimento 24 horas.
Requisito: Os exames laboratoriais sao ofertados a pacientes internados ou em periodo de avaliação para internação

5) SERVIÇO DE ASSISTENTE SOCIAL / ASSISTENCIA SOCIAL:
Onde: Térreo, junto a recepção.
Horário: Todos os dias – de 7h as 22h.
Requisito: As estratégias utilizadas são feitas por meio de Educação em Saúde, articulação com outras instituições para a realização de procedimentos que vão além dos limites da Maternidade, atendimento social, orientação social, encaminhamentos, realização de estudos eventuais com a demanda atendida favorecendo a ação reflexão interativa.

6) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO (ACR)
SERVIÇO
Onde: ACR – Terreo, proximo a recepção
Horário: Atendimento de domingo à segunda feira, 24 horas.
Requisito: Gestante, Puerpera, RN ate 28 dias de vida.

7) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / VACINAÇÃO DE RECÉM-NASCIDO:
Onde: Sala de Imunização, próximo a UCINCa. Horário: Todos os dias, inclusive nos finais de semana e feriado de 7h às 17h.
Requisito: As primeiras doses de vacina devem ser aplicadas no bebê nas primeiras horas de vida. São elas, a vacina contra hepatite B e contra a tuberculose (conhecida como BCG). Além disso, o Serviço de Imunização também é responsável por aplicar outras vacinas tais como: Pentavalente, VIP, Pneumocócica, Rota Vírus Humano, Meningocócica, Febre amarela, Hepatite A, DTP, Tetra Viral, Tríplice Viral, DT, VOP, HB, HA, Palivizumabe, Imunoglobina, Influenza A, Pneumonia 10. Este
serviço é ofertado para os bebês nascidos na Maternidade e bebês que fazem acompanhamento na 3º etapa/ UCINCA.

8) SERVIÇO DE FISIOTERAPIA / ASSISTENCIA FISIOTERAPEUTA EM UNIDADES INTENSIVAS
Onde: UTI-Materna, UTI-Neonatal, UCINCO e UCINCA.
Horario: Todos os dias, 24h.
Requisito: Todos os pacientes internados são avaliados e acompanhados diariamente pela equipe de fisioterapia

9) SERVIÇO DE FISIOTERAPIA / ASSISTENCIA FISIOTERAPEUTA OBSTETRICA
Onde: CPNi e Prpe Parto, Parto e Pós Parto – PPP.
Horario: Todos os dias, 24h.
Requisito: Todas as pacientes internadas são avaliadas e assitidas pela equipe de fisioterapia em saúde da mulher

10) SERVIÇO DE FISIOTERAPIA / FOLLOW-UP
Onde: Sala de Fisioterapia, localizada no térreo em frente a sala de psicologia.
Hórario: Todos os dias, atendimento 24h.
Requisitos:Todos os recém-nascidos prematuros nascidos na Maternidade Balbina Mestrinho são acompanhados pela equipe de fisioterapia afim de garantir um desenvolvimento neuro-sensório-motor adequado.

11) SERVIÇO DE FISIOTERAPIRA / ASSISTENCIA FISIOTERÁPICA:
Onde: Térreo, proximo a Psicologia e atendimento beira leito.
Horário: Todos os dias, atendimento 24h.
Requisito: Avalia e realiza acompanhamento fisioterapeutico de todos os pacientes internados na Maternidade Balbina Mestrinho , seja por pedido de parecer da equipe multiprofissional, seja pela necessidade de acompanhamento continuo imposto pelo quadro de saúde dos pacientes em cada setor.

12) SERVIÇO DE FONODIOLOGIA / ASSISTENCIA DE FONOAUDIOLOGIA:
Onde: O atendimento é feito à beira-leito. Horário: Segunda a sexta, excerto nos feriados e pontos facultativos das 07h às 19h.
Requisito: Serviço disponibilizado aos pacientes internados na unidade, durante o periodo de permanencia na Maternidade Balbina Mestrinho, o recem nascido passa por testes e avaliações ate o momento da alta hospitalar, importante salientar que o os serviços sao disponibilizados somente para pacientes internados.

13) SERVIÇO DE FONODIOLOGIA / TESTE DA ORELINHA:
Onde: Sala de Imunização, próximo a UCINCa. Horário: O atendimento é feito à beira-leito. Horário: Segunda a sexta, excerto nos feriados e pontos facultativos das 07h às 19h.
Requisito: O Teste da Orelhinha, ou “exame de emissões otoacústicas evocadas”, é o método mais moderno para constatar problemas auditivos nos recém-nascidos. Ele consiste na produção de um estímulo sonoro e na captação do seu retorno por meio de uma delicada sonda introduzida na orelhinha do nenê. É rápido, seguro e indolor.

14) SERVIÇO DE PEDIATRIA / TESTE DO CORAÇÃOZINHO:
Onde: Alcons, Utin, ucinco e ucinca.
Horário: Atendimento 24 horas.
Requisito: Este exame visa diagnosticar problemas congênitos de cardiopatia. Deve ser realizado em um período de 24h a 48 horas de vida. Conhecido como Teste de Oximetria, se houver necessidade é recomendada a realização do ecocardiograma na própria Maternidade que é realizado toda segunda-feira com o Dr Marcelo do Cardiobaby. Este serviço é realizado na sala16 de prodimento pela equipe de enfermagem.

15) SERVIÇO DE PSICOLOGIA / ACOMPANHAMENTO PSICOLOGICO:
Onde: Sala da Psicologia, ALCON…Térreo, ao lado do Cartório.
Horário: segunda à sexta-feira, das 7h às 19h.
Requisito: Pode ocorrer por busca ativa da própria equipe ou por demanda espontânea das pacientes e/ou famílias, por solicitação de outros profissionais da equipe multiprofissional, sendo a assistência ofertada à beira leito ou em sala privativa do Serviço, quando necessário. Importante salientar que o serviço é ofertado para acompanhantes e pacientes internados na unidade.

16) SERVIÇO DE ULTRASSONOGRAFIA / ULTRASSONOGRAFIA:
Onde: térreo, após a entrada do CPNI
Horário: Atendimento 24 horas.
Requisito: Pacientes obstetrica em processo de avaliação para internação, ou pacientes ja internadas na Maternidade Balbina Mestrinho.

17) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / BANCO DE LEITE HUMANO :
Onde: Térreo.
Horário: segunda à sexta-feira – de 07h às 19h.
Requisito: Algumas mulheres quando estão amamentando produzem um volume de leite além da necessidade do bebê, o que possibilita que sejam doadoras de um banco de leite humano. De acordo com a legislação RDC Nº 171, além de apresentar excesso de leite, a doadora deve ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e a doar o excedente a um banco de leite humano.

18) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / CIRURGIAS OBSTETRICAS:
Onde: Centro Cirúrgico –Térreo, corredor esquerdo
Horário: 24 h
Requisito: Os procedimentos são de indicação médica sendo eles:cesária por Macrossomia fetal, BCF oscilante, SHEG, descolamento
prematuro de placenta, dentro outros. Também são relizadas curetagens, laparotomia exploratoria, revisão de canal vaginal e parede, histerectomia quando ha o processo para a realização e planejamento familiar.

19) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / CUIDADO TERAPIA INTENSIVA NEONATAL – UTIN:
Onde: UTIN, 3° andar.
Horário: Atendimento 24 horas
Requisito: RN em em qualquer idade gestacional em uso de ventilação mecânica, oxigenioterapia FiO2 >30%, peso 1.250, pós operatorio imediato de cirurgias de pequeno, médio e grande porte; RN em uso de nutrição parenteral, indicação de exsanguineotransfusão, instabilidade hemodinamica (uso de drogas vasoativas); distúrbios metabolicos; cardiopatia congênita dependente do canal. O Serviço conta com a equipe multiprofissional de fisioterapia, enfermeiros intensivistas, técnicos de enfermagem, cirugião, médicos neonatologista.

20) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / CUIDADOS DE TERAPIA INTENSIVA MATERNA – UTI :
Onde:UTI Materna. Térreo, ao lado do laboratório.
Horário: Atendimento 24 horas.
Requisito: A Unidade de Terapia Intensiva Materna da Maternidade Balbina Mestrinho, é referência no acolhimento e assistência de qualidade às gestantes e puérperas. Equipada com 07 (sete) leitos (06 leitos comuns e 01 de Isolamento). Possui equipe Multiprofissional qualificada de Médicos, Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem 24h. São previamente reguladas pelo Nucleo
interno de regulção de leitos quando se trata de pacientes externas advindas de outras unidades e interior. Se necessário as pacientes tem avalição obstetrica sendo retaguarda dos leitos de PPP/CCO/ALCON. Equipe de Apoio com Médicos Cirurgiões, Infectologistas, Fisioterapeutas, Psicólogos, Nutricionistas, Serviço Social e Ultrassonografistas. Além dos serviços de apoio da
Maternidade, Banco de Sangue 24h, Laboratório 24h.

21) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / CUIDADOS INTERMEDIÁRIO NEONATAL CONVENCIONAL (UCINCo):
Onde: Terréo, proximo a Pediatria.
Horário: Atendimento 24 horas.
Requisito: A Unidade de Cuidados Intermediário Neonatal Convencional é o local de internação de bebês que necessitam de atenção especial, entretanto se encontram em situação estável, ou seja, que não apresentam risco de vida.A equipe responsável é composta por médicos neonatologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionista,
psicólogos, assistentes sociais, conta ainda com o apoio de médicos especialistas como cardiologista, oftalmologista, cirurgião geral, infectologista e ultrassonografista do próprio quadro. Também fazem parte da equipe os profissionais da residência multiprofissional em saúde (enfermagem, fisioterapia e medicina).

22) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / CUIDADOS INTERMEDIÁRIOS CANGURU (UCINCa):
Onde: Terréo, proximo a Pediatria.18
Horário: Atendimento 24 horas.
Requisito: A Unidade de Cuidados Intermediários Canguru é o local de internação de recém-nascidos cujo peso é abaixo de 2500g. Para que haja uma rápida recuperação a criança é colocada em posição constante junto ao colo da mãe (em posição canguru) e recebe atenção especial quanto ao aleitamento materno. A equipe da UCINCa é composta por médico neonatologista, enfermeiro, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, fonoaudiólogos, nutricionista, psicólogos, assistentes
sociais, conta também com o apoio de médicos especialistas como: cardiologista, oftalmologista, infectologista e ultrassonografista. Também fazem parte da equipe os profissionais da residência multiprofissional em saúde (enfermagem, fisioterapia e pediatria). Os pais e as mães das crianças têm livre acesso aos locais de internação independente do horário.

23) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / PARTO NORMAL INTRA-HOSPITALAR:
Onde: Térreo, próximo ao cartório.
Horário: Atendimento 24 horas.
Requisito: apos triagem no ACR as gestantes com risco habitual ou baixo risco (idade gestacional acima de 37 semanas, sorologias negativas, ausência de comorbidades/ infecções recentes) são encaminhadas para avaliação obstetrica pelas enfermeiras do CPNI. A avaliação é realizada atraves do toque vaginal , ausculta dos batimentos cardiofetais e exames laboratorias. Caso a paciente esteja em trabalho de parto com dinamica uterina presente regular e BCF dentro dos parametros
normais, a mesma é internada para parto normal de risco habitual. Sendo o parto assistido por enfermeiras obstetricas bem como os primeiros cuidados ao RN.

24) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / PARTO NORMAL EM PRE PARTO, PARTO E POS PARTO:
Onde: Térreo (próximo à entrada).
Horário: Atendimento 24 horas.
Requisito: Apos triagem no acolhimento e classificação de risco, as pacientes são encaminhadas a admissãoo médica para avaliação obstetrica baseada no toque vaginal, ausculta dos batimentos cardiofetais, e solicitações de exames laboratoriais/imagem. Caso a paciente esteja em trabalho de parto, ou com critérios para parto cesário (Macrossomia fetal, BCF oscilante, SHEG, entre outros) ou com alteraçãoes laboratorias / imagens , a mesma é internada seja para parto normal /cesaria ou tratamento clinico, com acompanhamento multprofissional.

25) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / TESTE DO PEZINHO:
Onde: Sala de Imunização, próximo a UCINCa.
Horário: De segunda a sexta-feira, de 7h às 17h.
Requisito: É como é conhecida a triagem feita em um período de 47h logo após o nascimento. Esse teste deve ser feito obrigatoriamente em todos os recém-nascidos antes da alta hospitalar. O objetivo é diagnosticar doenças congênitasassintomáticas. Aos bebês nascidos na Maternidade, a coleta de amostra é feita pelo tecnico de enfermagem quando é coletado em ALCON e nas unidades neonatais pelo enfermeiro, a amostra do exame é encaminhado para análise no Instituto
Amazonense de Hemoterapia (HEMOAM), que é responsável por enviar o resultado a maternidade no periodo de 45 dias.

26) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / VISITA ANTECIPADA DAS GESTANTES:
Onde: Dependencias da Maternidade Balbina Mestrinho.
Horário: Terça-feira e Quinta-feira, às 10h e 14h.
Requisito: A visita de vinculação das gestantes do distrito sul na Maternidade Balbina Mestrinho é uma forma de as pacientes conhecerem a unidade afim de sanar suas dúvidas com relação a unidade e o que trazer e quando vir a unidade. A gestante, juntamente com seu acompanhante, faz uma caminhada supervisionada por algum profissional da saúde capacitado com o objetivo de conhecer os setores da maternidade, mostrando como cada setor pode atuar em prol da melhor experiência da
gestante do seu primeiro ao último momento na maternidade. A vinculação inicia desde a recepção, onde é especificado quais são os documentos necessários (RG, CPF e comprovante de residência) material do pré-natal a serem adquiridos, os direitos do acompanhante e etc. A vinculação é realizadas de segunda a sexta nos horários de 9h e 14h, podendo ser realizada com uma gestante ou um grupo de gestantes.Devido as retrições da COVID-19 as visitas nesse momento seguem suspensas.

BREVE HISTÓRICO

A Maternidade Balbina Mestrinho foi inaugurada em 14 de maio de 1961, durante o governo do Professor Gilberto Mestrinho, e ganhou o nome em homenagem a sua genitora. À época, respondia pela Secretaria Estadual de Saúde o Dr. Nilson de Vasconcelos, que nomeou diretor geral da unidade o Dr. Euzébio Rodrigues Cardoso, e o Dr. Mário Rosas, diretor clínico. Foi inaugurada com 83 funcionários e 70 leitos e tinha como objetivo o atendimento em obstetrícia.
O primeiro parto da unidade ocorreu às 08 horas do dia da inauguração, sendo parturiente a senhora Lucila, que deu a luz a uma criança do sexo masculino, que recebeu o nome de Gilberto Elias, em homenagem ao Governador do Estado e ao médico de plantão, Dr. Elias Abdalla.
Em 1967, na gestão da Drª. Dulce Neves Pinto da Costa, a unidade foi conduzida à substituição do nome de “Maternidade Balbina Mestrinho”, para “Maternidade Ana Nery”, em homenagem a primeira Enfermeira brasileira.
A Maternidade foi desativada para reforma no ano de 1991 até 1994, operando neste período nas dependências do Hospital Adriano Jorge, recebendo o nome de Maternidade Maria José Frota.
A reinauguração ocorreu em 16 de dezembro de 1994, durante o Governo de Gilberto Mestrinho, retornando o nome original “Maternidade Balbina Mestrinho”, permanecendo até os dias de hoje.
No ano de 2002, a unidade foi contemplada com o Programa Mãe Canguru; em 2005, foi agraciada com a Certificação Ministerial “Hospital Amigo da Criança”; em 2013, foi indicada como candidata a Centro de Apoio às Boas Práticas ao Parto e Nascimento e recebeu a implantação do Acolhimento e Classificação de Risco (ACR), e no dia 02 de agosto do mesmo ano, foi aberta a Casa de Apoio Balbina Mestrinho.
A maternidade antiga foi contemplada com um prédio novo e reinaugurada com o mesmo nome, onde abrigou parte assistencial, ficando na unidade antiga os serviços de apoio e diagnóstico, bem como a administração. No ano de 2014, foi inaugurado o Centro de Parto Normal Intra-hospitalar (CPNin).

DADOS DA UNIDADE

Diretor-Presidente
CNPJ00.697.295/0002-88
CNES2019558
Telefone(92) 3182-4547/4534/4500
E-mailmbm-direcao@saude.am.gov.br
EndereçoRua Duque de Caxias, 1142 – Praça 14 de Janeiro, 69020-140, Manaus – Amazonas
Horário de Funcionamento:24hs
Horário de Atendimento:24hs
Linhas de ônibus:001, 010, 110, 115, 116, 118, 129, 212, 304, 350, 351, 414, 446, 457, 461, 507, 515, 517, 542, 604, 608, 612, 619, 621, 650, 677, 680, 708, 711, 713 e 715.

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

MISSÃO

A assistência da mulher grávida e ao seu filho com compromisso e competência.

VISÃO

Consolidar a Maternidade Balbina Mestrinho como referência buscando excelência na sua missão e promovendo ações de aprendizado, ensino e pesquisa.

VALORES

Humanização, segurança do paciente, ética, equidade, valorização profissional, legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

ORGANOGRAMA

QUANDO DEVO PROCURAR A MATERNIDADE BALBINA MESTRINHO

Documento oficial com foto ou, se recém-nascido, Certidão de Nascimento;
Cartão Nacional de Saúde;
Cartão de Pré-Natal, se gestante ou puérpera imediata;
Caderneta de Vacinação e Resumo de Alta, se recém-nascido.
Pacientes menores de 18 (dezoito) anos deverão estar acompanhados do responsável, ambos munidos de documento pessoal.
Casos urgentes serão atendidos independentemente da documentação e da presença de acompanhantes.

TEMPO DE ESPERA

Utilizando informações da escuta qualificada e da tomada dos sinais vitais, se baseará no protocolo e classificará o paciente em:

INTERNAÇÃO

Paciente em trabalho de parto com dilatação acima de 4 (quatro) cm ou com sinais e sintomas de complicações de acordo com avaliação médica.
O obstetra procede à avaliação médica e com base no quadro clínico da paciente e na disponibilidade de leitos da maternidade, decide: pela permanência em estado de observação, aguardando resultado de exames laboratoriais e/ou de ultrassonografia; pela internação; ou pela sua remoção a outra instituição através de autorização do Complexo Regulador do Amazonas; ou pelo encaminhamento para tratamento ambulatorial.

O recém-nascido até 28 (vinte e oito) dias de vida será avaliado pelo pediatra e internado conforme avaliação médica.

ACOMPANHANTES

De acordo com a Lei Federal nº 11.108/2005, a gestante possui direito a um acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. A presença autorizada de acompanhante é garantida para pacientes menores de 18 (dezoito) anos e maiores de 60 (sessenta) anos, portadoras de necessidades especiais. No caso de paciente menor de idade é obrigatória a presença do responsável. De acordo com a Portaria nº 2.068/2016-GM/MS, o recém-nascido deve ser acompanhado pela mãe no alojamento conjunto, onde deve ser estimulada e facilitada a presença do pai sem restrição de horário, inclusive de genitor sócio-afetivo. Para vítima de violência sexual, atendida pelo SAVVIS, e mulher com desejo de prevenir gravidez, atendida pelo planejamento familiar, é permitido um acompanhante. É permitido livre acesso e permanência durante as 24 horas da mãe e do pai do recém-nascido necessitado de cuidados especializados e/ou que esteja nos alojamentos conjuntos. A mesma garantia se aplica ao responsável legal do recém-nascido nos casos especiais de tutela do menor com o poder familiar, conforme a Lei nº 8.069/1990 e a Portaria nº 930/2012-GM/MS. A troca de acompanhante está restrita devido à pandemia de Covid-19. Os acompanhantes devem seguir as recomendações da unidade hospitalar, dentre outras: não apresentar sintomas gripais e não ter tido contato com infectados pelo Novo Coronavírus nos últimos 15 (quinze) dias anteriores à internação do paciente; usar máscara de proteção respiratória em todo o período em que estiver nas dependências hospitalar; manter a higiene pessoal e constante das mãos; e realizar a etiqueta respiratória. Para as áreas com restrição de circulação, como as unidades de cuidados intensivos, enfermarias e apartamentos em isolamento ou áreas privativas designadas pelo serviço, deverão ser obedecidos os protocolos institucionais, tais como o uso apropriado de equipamento de proteção individual (EPI).

VISITANTES

Devido às medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública, em razão da pandemia de Covid-19, há restrição temporária de visitantes na unidade, conforme Nota Técnica Conjunta FVS e SES-AM nº 30/2020.

DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DA SAÚDE

FOTOS