Unidade de Pronto Atendimento José Rodrigues

¤ Endereço:Avenida Camapuã, nº 1100, Bairo Novo Aleixo, Manaus/AM. ¤ CEP:69.099-028 ¤ Horário de Atendimento: ¤ Telefone: (92) 3131-2251

Unidade de Pronto Atendimento José Rodrigues

APRESENTAÇÃO

A presente Carta de Serviço da Unidade de Pronto Atendimento José Rodrigues (UPA), objetiva demonstrar a identidade de unidade da rede de urgência e emergência integrante da Secretaria de Estado de Saúde, prestar informações ao público externo e interno, e por reflexo, contribuir na organização e melhoria do fluxo de pacientes, e ainda, na racionalização e otimização de recursos humanos, materiais e financeiros.

Outrossim, a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pelos estabelecimentos de assistência à saúde e suas formas de acesso contribuem para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS) e favorece a tão almejada humanização da assistência em saúde.

A UPA José Rodrigues oferece serviços de atendimento em urgência e emergência de clínica médica e pediátrica, dentre outros.

SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS

1) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / EMISSÃO DE CAT (COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO):
Onde: Sala do SAME, 2º andar.
Horário: 08h às 16h, de segunda a sexta.
Requisitos: Solicitação em formulário obtido na Recepção, atendimento na unidade logo após o acidente, 04 (quatro) vias do documento CAT.

2) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / EMISSÃO DE DECLARAÇÃO DE VERACIDADE DE ATESTADOS MÉDICOS:
Onde: Sala do SAME, 2º andar.
Horário: 08h às 13h, de segunda a sexta.
Requisito: Entrega de requerimento na Recepção, cópia do atestado ou da declaração de comparecimento.

3) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / FORNECIMENTO DE CÓPIA DE PRONTUÁRIO:
Onde: Sala do SAME, 2º andar.
Horário: 08h às 13h, de segunda a sexta.
Requisito: O requerimento deve ser feito pelo paciente, titular do prontuário, ou por procurador devidamente autorizado em procuração específica, reconhecida em cartório; no caso de paciente que foi a óbito, a solicitação pode ser feita por familiares até o 4° (quarto) grau, comprovado o parentesco e observada a prioridade hereditária; no caso de criança/adolescente, ou outros casos de incapacidade, a solicitação pode ser feita por seu(s) responsável(is) legal(is), cuja relação deve ser comprovada por documentos oficiais. Outros casos serão atendidos por determinação judicial.

4) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / OUVIDORIA:
Onde: Ouvidoria.
Horário: 07h às 13h, de segunda a sexta.
Requisito: Qualquer usuário, cidadão, servidor, gestor ou entidade civil que queira relatar insatisfação, denunciar irregularidade, obter esclarecimento, registrar elogio e/ou sugestão, todos relacionados à saúde.

5) SERVIÇO DE CIRURGIA GERAL / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA EM CIRURGIA GERAL:
Onde: Consultório 3, 2ª porta do lado esquerdo, após a Sala de Classificação de Risco.
Horário: 19h às 07h, todas as noites; 07h às 19h, às quintas e sextas. Drenagens eletivas de abscesso são realizadas de 08h às 11h, 14h às 17h e 20h às 22h.
Requisito: Abertura de Ficha de Atendimento e avaliação do enfermeiro sobre a classificação de risco.

6) SERVIÇO DE CLÍNICA GERAL / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM CLÍNICA GERAL:
Onde: Consultórios 1 e 2, à direita e esquerda da Sala de Classificação de Risco.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Abertura de Ficha de Atendimento e avaliação do enfermeiro da Classificação de Risco.

7) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS INJETÁVEIS:
Onde: Sala de Medicação Adulta e Infantil, 2º corredor, ao lado da Sala de Raio-x.
Horário: 07h à 00:00h, todos os dias.
Requisitos: Receituário médico, trazer medicamento prescrito, abertura de Ficha de Atendimento, transcrição pelo clínico da unidade.

8) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / CURATIVO:
Onde: Sala de Curativo, em frente ao Laboratório.
Horário: 08h às 11h e 14h às 17h, aos finais de semana e feriados.
Requisitos: Abertura de Ficha de Atendimento e avaliação pela Classificação de risco.

9) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / COLETA DE RT-PCR (TESTE PARA COVID-19):
Onde: Consultório, ao lado da Sala de Classificação de Risco.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Paciente suspeito de síndrome gripal.

10) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / INSTALAÇÃO, TROCA E RETIRADA DE SONDAS DE ALIMENTAÇÃO GÁSTRICA E ENTERAL:
Onde: Sala de Curativo, em frente ao Laboratório.
Horário: 08h às 11h, 14h às 17h e 19h às 23h, todos os dias. Em casos de urgência, qualquer horário.
Requisitos: Abertura de Ficha de Avaliação, solicitação de raio-x pelo enfermeiro da classificação de risco e, se necessário, avaliação do cirurgião geral.

11) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / INSTALAÇÃO, TROCA E RETIRADA DE SONDAS VESICAIS:
Onde: Sala de Curativo, em frente ao Laboratório.
Horário: 08h às 11h e 14h às 17h aos finais de semana e feriados, nos casos de trocas eletivas por vencimento de data ou uso prolongado; nos casos de de urgência, 24 horas, todos os dias;
Requisito: Avaliação pelo enfermeiro da classificação de risco e cirurgião geral.

12) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / RETIRADA DE PONTOS:
Onde: Sala de Curativo, em frente ao Laboratório.
Horário: 08h às 11h e 14 às 17h, aos finais de semana e feriados.
Requisito: Abertura de Ficha de Atendimento e avaliação pelo enfermeiro da classificação de risco ou, se necessário, pelo cirurgião geral.

13) SERVIÇO FARMÁCIA / FORNECIMENTO DE MEDICAMENTO PARA MALÁRIA :
Onde: Farmácia, no corredor entre a Sala de Medicação e a Observação.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Prescrição médica da unidade.

14) SERVIÇO FARMÁCIA / FORNECIMENTO DE MEDICAMENTO PARA TUBERCULOSE:
Onde: Farmácia, no corredor entre a Sala de Medicação e a Observação.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Prescrição médica da unidade.

15) SERVIÇO DE LABORATÓRIO / COLETA HEMOGRAMA, BHCG, BACILOSCOPIA, URÉIA,CREATININA, CK, CKMB, TGO, TGP, GGt, AMILASE, LIPASE, FOSFATASE ALCALINA, IONOGRAMA ,EAS, TESTE RÁPIDO PARA HIV, SÍFILIS, HEPATITE B e C, GOTA ESPESSA PARA MALÁRIA, PESQUISA DE ANTÍGENOS VIRAIS PARA COVID-19, GASOMETRIA VENOSA E ARTERIAL:
Onde: Laboratório, em frente à Sala de Curativo.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisitos: Abertura de Ficha de Atendimento, Cartão do SUS e solicitação médica interna.

16) SERVIÇO MÉDICO / EMISSÃO DE ATESTADO DE ÓBITO:
Onde: Consultório médico
Horário: 19h às 06h, todas as noites; 24 horas, aos finais de semana e feriados.
Requisito: Abertura de Ficha de Atendimento, óbito de causas naturais.

17) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / ASSISTÊNCIA AO PACIENTE EM OBSERVAÇÃO
Onde: Salas de Observação Adulto e Pediátrico e Isolamento.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Prescrição médica.

18) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / ELETROCARDIOGRAMA (ECG):
Onde: Sala de Eletrocardiograma, ao lado da Sala de Nebulização.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Solicitação médica sem exigência de laudo.

19) SERVIÇO DE NUTRIÇÃO / ASSISTÊNCIA EM NUTRIÇÃO:
Onde: Consultório multidisciplinar.
Horário: 08h às 12h, às segundas e quintas; 13h às 18h, as terças e quartas. E todos os dias, de 07h às 19h, para pacientes internados.
Requisito: Abertura de Ficha de Atendimento e solicitação médica.

20) SERVIÇO DE PEDIATRIA / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM PEDIATRIA:
Onde: Consultório 4, última sala, no canto direito do primeiro corredor.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisitos: Faixa etária de 0 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. Abertura de Ficha de Atendimento e avaliação do enfermeiro da classificação de risco.

21) SERVIÇO DE PSICOLOGIA / ASSISTÊNCIA EM PSICOLOGIA:
Onde: Consultório Multidisciplinar.
Horário: 13h às 19h, às segundas e quintas; 18h à 00:00h, às terças e quartas; 07h às 13h, às sextas.
Requisito: Abertura de Ficha de Atendimento e solicitação médica.

22) SERVIÇO DE RADIOLOGIA / RAIO -X (CRÂNIO; SEIO DA FACE , COLUNA CERVICAL, TÓRAX; COLUNA TORÁCICA, BACIA, QUADRIL, ABDÔMEN, OMBRO, CLAVÍCULA, MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES):
Onde: Sala de Raio-X, no corredor ao lado da Sala de Emergência
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Solicitação médica, sem exigência de laudo.

23) SERVIÇO SOCIAL / ACOLHIMENTO SOCIAL E ORIENTAÇÃO:
Onde: Sala de Serviço Social, 1ª sala no corredor principal, lado esquerdo da entrada.
Horário: 07h às 23h, de segunda a sexta, e 07h às 19h, aos finais de semana.
Requisito: Abertura de Ficha de Atendimento.

BREVE HISTÓRICO

Em 23 de outubro de 2018, foi inaugurada a UPA José Rodrigues com funcionamento 24 horas, fazendo parte do projeto de expansão do setor de urgência e emergência, vinculado à Secretária Estadual de Saúde – SES-AM.

José Rodrigues, que dá nome à unidade, mais conhecido como “Zé do SUS”, nasceu em Manaus, em 14 de dezembro de 1944 e faleceu nesta cidade em 18 de maio de 2018.
O apelido carinhoso entre os colegas de profissão no Amazonas e no Brasil vem de sua trajetória de 40 anos como servidor da saúde no Amazonas, com atuação marcante na defesa dos princípios e diretrizes do SUS, na busca da consolidação de um sistema público de saúde forte e capaz de atender aos anseios da população, com garantia do acesso dos cidadãos a serviços de qualidade.
“Zé do SUS” também teve atuação forte no controle social, como membro dos Conselhos Municipal e Estadual de Saúde, membro da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), além de representar a SUSAM no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

DADOS DA UNIDADE

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL UPA JOSÉ RODRIGUES

MISSÃO

Proporcionar acolhimento e atendimento ao usuário de maneira humanizada, resolutiva e rápida, seguindo os protocolos pré-estabelecidos, desenvolvendo a equipe, valorizando o servidor e as parcerias com a rede de saúde.


VISÃO

Ser referência nos atendimentos de saúde de complexidade intermediária, em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, por meio da implantação de protocolos assistenciais, inovações tecnológicas e educação continuada, que juntos permitam maior segurança, qualidade e humanização aos usuários e colaboradores.

VALORES

Humanização, Respeito, Excelência, Ética e Compromisso.

ORGANOGRAMA

QUANDO DEVO PROCURAR A UPA JOSÉ RODRIGUES

Em casos de alteração na pressão arterial, arritmia cardíaca, diabetes descontrolada, cólica renal, intensa falta de ar, crise de asma, convulsão, dor intensa, diarreia com mais de cinco episódios durante o dia, vômito persistente, presença de sangue no vômito, urina, fezes ou na tosse, grave reação alérgica, sinais e sintomas de síndrome gripal, intoxicação por alimento ou medicamento, queimadura, suspeita de fratura ou torsão, febre alta persistente, picada ou mordida de animais, infecções cutâneas superficiais, afogamento e para constatação de óbito domiciliar.

O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NA UPA JOSÉ RODRIGUES

Documento de Identidade oficial com foto;
Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS);
Certidão de Nascimento ou Cartão de Vacinação para menores de 18 (dezoito) anos;
Pacientes menores de 18 (dezoito) anos deverão estar acompanhados do responsável, munidos de documento oficial com foto.
Casos urgentes serão atendidos independentemente da documentação.

TEMPO DE ESPERA

A UPA José Rodrigues utiliza classificação de risco para organização do atendimento de acordo com a gravidade do paciente. Vermelha – Emergência: risco de perder a vida – atendimento imediato; Laranja – Muito urgente: risco de perda de função de órgãos – atendimento em até 10 minutos; Amarelo: Urgente – condição que pode se agravar sem atendimento – atendimento em até 60 minutos; Verde – Pouco urgente: baixo risco de agravo à saúde, podendo também ser encaminhado à UBS, dependendo da avaliação clínica – atendimento em até 120 minutos; Azul: Não urgente – sem risco – encaminhamento à unidade de saúde de referência – atendimento em até 240 minutos.

INTERNAÇÃO

A unidade trabalha em regime de observação, onde o paciente permanece para realizar exames e/ou ser medicado. Conforme reavaliação médica do quadro clínico, poderá ser realizada a transferência do paciente para unidade de referência por meio do Sistema de Transferência de Emergência Regulada (SISTER).

ACOMPANHANTES

É assegurado o direito a um acompanhante para paciente menor de 18 (dezoito) anos de idade (art. 12 da Lei Federal nº 8.069/90), paciente idoso (art. 16 da Lei Federal nº 10.741/03), pessoa com deficiência (art. 22 da Lei Federal nº 13.146/15) e para o indígena, respeitadas as condições clínicas deste (art. 275, I, da Portaria nº 2.663/2017-MS). Casos especiais serão avaliados pela equipe multidisciplinar da unidade. O acompanhante precisa estar saudável, não ter contato com pessoas com sinais/sintomas respiratórios e deve seguir os protocolos institucionais, informados na unidade.

VISITANTES

Por ser unidade de urgência e emergência, a Unidade de Pronto Atendimento José Rodrigues não permite visitantes de rotina. Exceções são avaliadas pelo Serviço Social.

DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DA SAÚDE

FOTOS