CAIC Dr. José Contente

¤ Endereço: Av. Autaz Mirim, 950, Jorge Teixeira, Manaus-AM ¤ CEP:69099-785 ¤ Horário de Funcionamento: 07:00 as 17:00hs ¤ Telefone (92) 3247-2500

CAIC Dr. José Contente

APRESENTAÇÃO

A Carta de serviços ao Usuário do CAIC Dr. José Contente visa promover a inter-relação da unidade com a comunidade. Nesta carta apresentamos as principais informações sobre serviços oferecidos à população e forma de acesso a eles, de maneira a manter os padrões de atendimento humanizado que deve nortear padrão de qualidade do atendimento.

Este instrumento está estabelecido Decreto 9.094 de 17 de julho de 2017 e dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário aos serviços da administração pública.
O CAIC Dr. José Contente é uma instituição fundada em 30 de agosto de 2001, voltada ao atendimento integral à criança, com foco no acolhimento da criança, na identificação de risco e vulnerabilidade e das linhas de cuidado e das formas de operacionalização com vista à promoção do crescimento e desenvolvimento infantil, por meio dos quais estabelece um permanente processo de integração com a comunidade.

SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS

1) Atendimento Pediátrico
Onde:
Horário: 07:00h às 17:30h – (conforme a agenda)
Requisito: É necessário agendamento prévio através no WhatsApp (3247-2500) toda a sexta-feira as 07:30 da manhã. Com uma única mensagem de texto com nome da criança, data de nascimento, nome da mãe e telefone e aguardar a resposta por 24h.

2) Atendimento Odontológico – BEBÊ DENTE
Onde:
Horário: 07:00h às 15:00h – (conforme agenda)
Requisito: É necessário agendamento prévio. Informações através de ligação telefônica para o número 3247-2500

3) Atendimento do Serviço Social
Onde:
Horário: 07:00h às 17:00h
Requisito: Demanda livre

4) Atendimento do Enfermeiro
Onde:
Horário: 07:00h às 17:00h
Requisito: Demanda livre

5) Triagem Neonatal – TESTE DO PEZINHO
Onde:
Horário: 07:30h às 13:00h
Requisito: RN entre o 3° e o 28° dia de vida. É necessário apresentar Cartão do SUS da mãe e todos os documentos necessários para o atendimento de 1° vez (pág.9).

6) Curativos Ambulatoriais / Retirada de Pontos
Onde:
Horário: 08:00h às 12:00h e 13:00h às 16:00h
Requisito: Necessário apresentar encaminhamento/prescrição.

7) Administração de Medicações
Onde:
Horário: 08:00h às 11:00h e 13:00h às 16:00h
Requisito: Necessário apresentar prescrição médica atualizada.

8) Imunização (Vacinas)
Onde:
Horário: 08:00h às 16:30h
Requisito: Necessário apresentar Cartão de vacina e todos os documentos necessários para o atendimento de 1° vez (pág.9).

9) Agendamento de Consultas Especializadas e Exames no SISREG
Onde:
Horário: 07:00h às 17:00h
Requisito: Para agendamento ou consulta de status no SISREG é preciso apresentar o Cartão do SUS da criança/adolescente.

10) Farmácia
Onde:
Horário: 07:00h às 17:30h
Requisito: Necessário apresentar prescrição/receita médica em duas vias atualizadas e documento com foto.

BREVE HISTÓRICO

O CAIC Dr. José Contente, unidade criada através do Decreto nº 22.079, de 28 de agosto de 2001, publicado no Diário Oficial do Estado nº 29.723, de 28 de agosto de 2001, sendo instituído com a denominação inicial de CAIC Jorge Teixeira, nome alusivo ao bairro onde estava sendo instalado. Posteriormente à sua inauguração, no dia 30 de agosto de 2001, recebeu o nome definitivo quando contou com a presença do homenageado, renomado e respeitado Dr. José Joaquim de Souza Contente, Médico Especialista em Pediatria entre outros títulos.

O CAIC – Dr. José Contente integra a rede de Centros de Atenção Integral à Criança do Estado do Amazonas, formada por 12 unidades de saúde deste tipo, que funcionam como centros especializados no tratamento de crianças com atendimento médico específico para as crianças, trabalhando na prevenção das doenças e na manutenção da saúde, com ênfase na qualidade e eficiência do atendimento para este público alvo, oferecendo um serviço humanizado e com capacidade de resolutividade.

O Douto José Joaquim de Souza Contente nasceu em Abaetetuba, Pará, em 17/11/26, sendo filho de Joaquim Mendes Contente e de Maria Magdalena Ramos de Souza Contente faleceu 22/04/2010 em Manaus, cidade onde desenvolveu brilhante carreira profissional e marcante presença humana. Tomados pela tristeza da sua ausência, brota-nos a terna lembrança de alguém que se destacou pela beleza de caráter, a alma afetiva, o coração vibrante, a inteligência radiosa, a palpitante vocação pediátrica. Contente foi exemplo de pessoa delicada, pronta a multiplicar
amizades sinceras ao longo da trajetória percorrida, que iluminou com dignidade fecunda e inteligência cativante. Um colega cujo nome só faz enriquecer a nobre galeria das grandiosas referências que tanto nos orgulham. Registro, em nome dos pediatras brasileiros, o sofrimento pela perda de criatura tão estimada e a gratidão pela sua relevante contribuição para a pediatria de nosso país.

Formação e Iniciação Acadêmica: Curso Primário – Grupo Escolar de Abaetetuba, 1932-1937. Curso
secundário 1º Ciclo – Colégio Salesiano N.Sra. do Carmo, Belém, 1938-1942. Curso secundário 2º Ciclo – Colégio Estadual Paes de Carvalho, Belém, 1943-1944. – Curso pré-vestibular Rui Romariz, 1945 – Vestibular em 1946. Aprovado em 2º lugar. – Curso Médico – Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará, 3º lugar, 1946 – 1951.

Homenagens, Condecorações: Medalha “Cidade de Manaus” em Sessão da Câmara Municipal de Manaus, no dia do Médico 18/10/2000. Placa conferida pela Fundação Universidade do Amazonas em Sessão Solene no Auditório Zerbini da FCS, FUA, 2001. Medalha Emérita Academia Amazonense de Medicina em Sessão Solene posse, com outros colegas. Escolhido ter próprio nome designado turmas de Médicos de 2001 e 2002, FUA. Paraninfo da turma de Médico de 1991, FUA. Homenageado Governo Estadual Amazonas na inauguração do “Centro de Atendimento
Integral da Criança (CAIC) Dr. José Contente” no Bairro Jorge Teixeira, Manaus-AM. Ex-Chefe do Departamento Estadual da Criança, AM. Ex-Secretário de Saúde AM, 1958 – 1959. Ex-Chefe CI. Ped. Hospital Univ. Getúlio Vargas Manaus, AM. Ex-Chefe CI. Ped. Instituto de Medicina Tropical, Manaus – AM.

O CAIC Dr. José Contente atua na Atenção Mista (Atenção Primária e Atenção Ambulatorial Especializada).

Na atenção primária, a unidade promove atividades educativas e orientações individuais sobre saúde bucal, escuta inicial e orientação acerca dos direitos sociais dos clientes, previne doenças por meio de vacinação e triagem neonatal, contribuem na recuperação da saúde, com consultas com enfermeiros, dentistas; tratamento de doenças e dos dentes; fornecimento e administração de medicamento; curativo e retirada de pontos.

Na Atenção Ambulatorial Especializada, abrange a anamnese, o exame físico, a elaboração de hipóteses ou conclusões diagnósticas, solicitação de exames complementares, quando necessário, e prescrição terapêutica realizada pelo médico.

DADOS DA UNIDADE

CNPJ: 00697295/0109-17
CNES: 2013738
Telefone: (092) 3247-2500 (Geral)
E-mail: caic_jcontente@saude.am.gov.br
Endereço: Av. Autaz Mirim, 950-Jorge Teixeira – Manaus-AM

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

MISSÃO

Garantir o atendimento ambulatorial à Criança, com ênfase no manuseio das doenças prevalentes da infância e nas ações de saúde preventivas das Crianças da área de abrangência do CAIC, com equipe multidisciplinar capacitada e com maior resolutividade possível.


VISÃO

Ser uma instituição reconhecida pela excelência e qualidade na prestação de serviços à saúde da criança, na promoção, prevenção e assistência à saúde; no trabalho em equipe com aprimoramento de nossos processos; na melhoria contínua da qualificação e humanização do atendimento médico e equipe multidisciplinar.


VALORES

Ética, compromisso com o cliente, valorização das pessoas, agilidade com eficiência, buscando oferecer um serviço de qualidade e resolutividade. Baseados nos princípios e diretrizes do SUS como: universalização, equidade e integralidade, que afirmam a garantia do direito a vida e a saúde.

ORGANOGRAMA

QUANDO DEVO PROCURAR O CAIC DR. JOSÉ CONTENTE

Por ser uma unidade ambulatorial de atendimento infanto-juvenil, presta serviços de saúde voltados para os casos de baixa e média complexidade e que não ofereçam risco imediato à vida do paciente. Para ser atendido é necessário realizar agendamento prévio. O paciente deve procurar a unidade para:

  • Rotina de saúde;
  • Avaliação medica;
  • Avaliação e controle de desenvolvimento;
  • Agendamento de exames e consultas especializadas via Sisreg;
  • Solicitação de encaminhamento para especialistas;
  • Imunização;
  • Triagem neonatal;
  • Curativos;
  • Medicações
  • Atendimento odontológico de baixa e média complexidade;
  • Atendimento com o serviço social;
  • Atendimento com o enfermeiro.

O QUE É PRECISO PARA SER ATENDIDO NO CAIC DR. JOSÉ CONTENTE

Para ser atendidas a criança ou adolescente precisa ter entre 0 a 13 anos 11 meses e 29 dias e estar acompanhada de um responsável devidamente identificado.

PRIMEIRA VEZ NO ATENDIMENTO

  1. Cartão de vacina da criança/adolescente;
  2. Certidão de nascimento ou RG criança/adolescente;
  3. Documento com foto do responsável/acompanhante;
  4. Comprovante de residência com CEP;
  5. Declaração de nascido vivo em caso de crianças ainda não registradas.
  6. Cartão do SUS.

Nota 1: Caso a criança ainda não possua cartão do SUS, será gerado um utilizando os documentos de 1 a 5 da lista acima.


A PARTIR DO SEGUNDO ATENDIMENTO:

  1. Cartão de vacina da criança/adolescente com número do Hygia;
  2. Cartão de agendamento (se houver)
  3. Cartão do SUS.

Nota 2: A cada atendimento o prontuário da criança é atualizado. Dessa forma, caso haja mudança de endereço o responsável deve apresentar o novo comprovante de residência com CEP.

DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DA SAÚDE

FOTOS