Serviço de Pronto Atendimento Chapot Prevost

¤ Endereço: Av. Getúlio Vargas - Colônia Antônio Aleixo, Manaus - AM ¤ CEP: 69008-000 ¤ Telefone: (92) 3616-3400 ¤ Horário de Atendimento: Aberto 24 horas

Serviço de Pronto Atendimento Chapot Prevost

APRESENTAÇÃO

A presente Carta de Serviços do SPA Chapot Prevost objetiva demonstrar a identidade de unidade da rede de urgência e emergência integrante da Secretaria de Estado de Saúde, prestar informações ao público externo e interno, e por reflexo, contribuir na organização e melhoria do fluxo de pacientes, e ainda, na racionalização e otimização de recursos humanos, materiais e financeiros.
Outrossim, a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pelos estabelecimentos de assistência à saúde e suas formas de acesso contribuem para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS) e favorece a tão almejada humanização da assistência em saúde.
O SPA Chapot Prevost oferece serviços de urgência de média complexidade, em Clínica Médica, Cirúrgica, Pediátrica, Odontologia, Enfermagem, dentre outros.

SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS

1) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / FORNECIMENTO DE CÓPIA DE PRONTUÁRIO:
Onde:
Horário: h a h?, dias?
Requisito: O requerimento deve ser feito pelo paciente, titular do prontuário, ou por procurador devidamente autorizado
em procuração específica, reconhecida em cartório; no caso de paciente que foi a óbito, a solicitação pode ser feita
por familiares até o 4° (quarto) grau, comprovado o parentesco e observada a prioridade hereditária; no caso de
criança/adolescente, ou outros casos de incapacidade, a solicitação pode ser feita por seu(s) responsável(is) legal(is),
cuja relação deve ser comprovada por documentos oficiais. Outros casos serão atendidos por determinação judicial.

1) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / OUVIDORIA:
Onde:.
Horário:
Requisito: Qualquer usuário, cidadão, servidor, gestor ou entidade civil que queira relatar insatisfação, denunciar irregularidade,
obter esclarecimento, registrar elogio e/ou sugestão, todos relacionados à saúde.

2) SERVIÇO DE LABORATÓRIO / EXAMES LABORATORIAIS:
Onde: Sala de Laboratório, próximo à Sala de Raio-X.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Solicitação médica interna.
3) SERVIÇO DE CLÍNICA MÉDICA / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM CLÍNICA MÉDICA ADULTO:
Onde: Sala de Emergência.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Paciente a partir de 15 anos admitido na unidade.

4) SERVIÇO DE CLÍNICA MÉDICA / ATENDIMENTO CLÍNICO ADULTO:
Onde: Consultório 01 (um) e 02 (dois) da Clínica Médica e Enfermarias.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Necessidade de atendimento clínico.

5) SERVIÇO DE CIRURGIA / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM CIRURGIA:
Onde: Sala de emergência, próximo à Sala de Sutura.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Paciente a partir de 30 (trinta) dias de vida, admitido na unidade.

6) SERVIÇO DE CIRURGIA / SUTURA:
Onde: Sala de Sutura, próximo à Sala de Emergência.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Paciente a partir de 30 (trinta) dias de vida, com indicação médica.

7) SERVIÇO DE CIRURGIA / DRENAGEM:
Onde: Sala de Drenagem, próximo ao Posto de Enfermagem.
Horário: 08h às 17h, todos os dias.
Requisito: Paciente a partir de 30 (trinta) dias de vida, com indicação médica.

8) SERVIÇO DE CIRURGIA / DEBRIDAMENTO:
Onde: Sala de Drenagem, próximo ao Posto de Enfermagem.
Horário: 08h às 17h, todos os dias.
Requisito: Paciente a partir de 30 (trinta) dias de vida, com indicação médica.

9) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / ADMNISTRAÇÃO DE MEDICAMENTO:
Onde: Sala de Medicação, próximo aos Consultórios Médicos Clínicos e Pediatricos.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Prescrição do plantonista médico.

10) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / CURATIVO:
Onde: Sala de Drenagem, próximo ao Posto de Enfermagem.
Horário: 08h às 17h, aos sábados, domingos e feriados.
Requisito: Ferimentos com necessidade de curativos diários e solicitação médica interna.

10) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / INSERÇÃO, TROCA E RETIRADA DE SONDA NASOENTERAL, NASOGASTRICA VESICAL:
Onde: Sala de Drenagem, próximo ao Posto de Enfermagem.
Horário: 08h às 17h, todos os dias.
Requisito: Solicitação do plantonista médico ou do enfermeiro.

11) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / RETIRADA DE PONTOS:
Onde: Sala de Drenagem, proximo ao Posto de Enfermagem.
Horário: 08h às 17h, aos sábados, domingos e feriados.
Requisito: Avaliação do plantonista enfermeiro.

12) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / VACINAÇÃO (ANTIRRÁBIA E ANTITETÂNICA):
Onde: Enfermarias e Sala de Vacina, próximo ao Posto de Coleta.
Horário: 08h às 18h, todos os dias.
Requisito: Prescrição médica da unidade.

13) SERVIÇO DE NUTRIÇÃO / ATENDIMENTO CLÍNICO NUTRICIONAL:
Onde: Enfermarias e Emergência.
Horário: 07h às 17h, somente dias úteis.
Requisito: Pacientes internados no SPA.

14) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / TRATAMENTO DE HEMORRAGIA:
Onde: Sala do Dentista, no corredor principal.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Avaliação odontológica.

15) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / DRENAGEM DE ABSCESSO DENTÁRIO:
Onde: Sala do Dentista, no corredor principal.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Avaliação odontológica.

16) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / SUTURA DE FERIMENTO NA BOCA:
Onde: Sala do Dentista, no corredor principal.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Avaliação odontológica.

17) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / TRATAMENTO DE ALVEOLITE MAXILAR:
Onde: Sala do Dentista, no corredor principal.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Avaliação odontológica.

18) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / OBTURAÇÃO TEMPORÁRIA:
Onde: Sala do Dentista, no corredor principal.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Avaliação odontológica.

19) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / RESTAURAÇÃO TEMPORÁRIA:
Onde: Sala do Dentista, no corredor principal.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Avaliação odontológica.

20) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / EXODONTIA (EXTRAÇÃO):
Onde: Sala do Dentista, no corredor principal.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Avaliação odontológica.

21) SERVIÇO DE PEDIATRIA / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM PEDIATRIA:
Onde: Sala de Emergência, próximo à Sala de Sutura.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Faixa etária a partir de 30 (trinta) dias de vida aos 14 (quatorze) anos, admissão na unidade.

22) SERVIÇO DE PEDIATRIA / ATENDIMENTO EM PEDIATRIA:
Onde: Consultório 01 (um) e 02 (dois) da Pediatria e Enfermaria.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Necessidade de atendimento pediátrico a partir de 30 (trinta) dias de vida aos 14 (quatorze) anos.

23) SERVIÇO DE RADIOLOGIA / RAIO-X (TÓRAX E EXTREMIDADES):
Onde: Sala de Raio-X, ao lado do Laboratório.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Indicação médica.

24) SERVIÇO SOCIAL / ACOLHIMENTO SOCIAL:
Onde: Sala do Serviço Social e Nutrição, próximo à Recepção.
Horário: 7h às 17h, dias úteis.
Requisito: Usuário da unidade.

25) SERVIÇO SOCIAL / ORIENTAÇÃO SOCIAL:
Onde: Sala do Serviço Social e Nutrição, próximo à Recepção.
Horário: 07h às 17h horas, nos dias úteis.
Requisito: Usuário da unidade.

BREVE HISTÓRICO

No dia 7 de julho de 2008, foi assinado contrato para realização da construção do SPA Chapot Prevost e ampliação e reforma do Hospital e da Maternidade Chapot Prevost. A obra teve início no dia 25 de julho de 2008.
No dia 27 de abril de 2009, após grande reforma e ampliação, foi inaugurado o SPA Chapot Prevost, realizando um antigo sonho da comunidade do Bairro Colônia Antônio Aleixo.

DADOS DA UNIDADE

Diretor-Presidente
CNPJ10.592.249/0001-97
CNES2019566
Telefone(92) 3616-3420
E-mailhosp_cprevost@saude.am.gov.br
EndereçoRua Getúlio Vargas, nº 184, Bairro Colônia Antônio Aleixo. Manaus – Amazonas. CEP 69008-000
Horário de Funcionamento:24hs
Horário de Atendimento:24hs
Linhas de ônibus:085 e 605

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

MISSÃO
Proporcionar assistência humanizada no serviço de pronto atendimento com qualidade e segurança, tendo compromisso com a cidadania, com foco na vida e acolhimento.
VISÃO
Ser referência no atendimento em de urgência em média complexidade, assumindo a melhoria contínua das práticas de gestão, visando à busca da excelência, com a participação de toda a sociedade e do apoio da Secretaria de Estado da Saúde para beneficiar os pacientes e dar ainda mais qualidade no seu atendimento.
VALORES
Humanização, Respeito à Vida, Compromisso, Profissionalismo e Ética.

ORGANOGRAMA

QUANDO DEVO PROCURAR O SPA CHAPOT PREVOST

Em caso de parada cardiorrespiratória, dor no peito, falta de ar ou dificuldade para respirar, convulsão; vômito ou diarreia persistente, hematêmese, hemoptise, dor abdominal de moderada a grave, dor de cabeça intensa, rigidez de nuca, queda súbita ou elevação pressão arterial, elevação da taxa de glicose, afogamento, dor e inflamação de dente, trauma, ferimento por arma branca ou por arma de fogo, acidente, queimadura, febre, violência doméstica, ou outras situações que exija atendimento de urgência ou emergência.

O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NO SPA CHAPOT PREVOST

Documento de Identidade oficial com foto;
Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS);
Certidão de Nascimento ou Cartão de Vacinação para menores de 18 (dezoito) anos;
Pacientes menores de 18 (dezoito) anos deverão estar acompanhados do responsável, munidos de documento oficial com foto.
Casos urgentes serão atendidos independentemente da documentação.

TEMPO DE ESPERA

A Unidade utiliza a Classificação de Risco, ferramenta usada nos serviços de urgência e emergência para fazer a avaliação inicial do paciente e determinar se ele precisa de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica. Sendo emergência, o atendimento é imediato (cor vermelha); muito urgente, a espera para atendimento é de até 15 (quinze) minutos (cor laranja); urgente, a espera para atendimento é de até 30 (trinta) minutos (cor amarela); pouco urgente, a espera para atendimento é de até 120 (cento e vinte) minutos (cor verde); e não urgente, a espera para atendimento é de até 240 (duzentos e quarenta) minutos (cor azul).

ACOMPANHANTES

É assegurado o direito a um acompanhante para paciente menor de 18 (dezoito) anos de idade (art. 12 da Lei Federal nº 8.069/90), paciente idoso (art. 16 da Lei Federal nº 10.741/03), pessoa com deficiência (art. 22 da Lei Federal nº 13.146/15) e para o indígena, respeitadas as condições clínicas deste (art. 275, I, da Portaria nº 2.663/2017-MS). Casos especiais serão avaliados pela equipe multidisciplinar da unidade. O acompanhante precisa estar saudável, não ter contato com pessoas com sinais/sintomas respiratórios e deve seguir os protocolos institucionais, informados na unidade. Na Sala de Emergência não é permitido entrada de acompanhantes.

INTERNAÇÃO

De acordo com a avaliação o médico realiza a internação do paciente, podendo permanecer até 72 (setenta e duas) horas, e se necessário, poderá ser realizada a transferência do paciente para unidade de referência por meio do Sistema de Transferência de Emergência Regulada (SISTER).

ACOMPANHANTES

É assegurado o direito a um acompanhante para paciente menor de 18 (dezoito) anos de idade (art. 12 da Lei Federal nº 8.069/90), paciente idoso (art. 16 da Lei Federal nº 10.741/03), pessoa com deficiência (art. 22 da Lei Federal nº 13.146/15) e para o indígena, respeitadas as condições clínicas deste (art. 275, I, da Portaria nº 2.663/2017-MS). Casos especiais serão avaliados pela equipe multidisciplinar da unidade. O acompanhante precisa estar saudável, não ter contato com pessoas com sinais/sintomas respiratórios e deve seguir os protocolos institucionais, informados na unidade. Na Sala de Emergência não é permitido entrada de acompanhantes.

VISITANTES

O visitante deve ser maior que 18 (dezoito) anos, permitindo 02 (dois) visitantes, 01 (um) por vez, sendo realizada somente no horário determinado: 15:00 às 16:00h.

DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DA SAÚDE

FOTOS