Hospital e Pronto-Socorro 28 De Agosto

¤ Endereço: Av. Mário Ypiranga, 1581, Adrianópolis, Manaus /AM ¤ CEP: 69057-000 ¤ Horário de funcionamento: Aberto 24 horas ¤ Telefone: (92) 3643-7100

Hospital e Pronto-Socorro 28 De Agosto

APRESENTAÇÃO

HOSPITAL E PRONTO-SOCORRO 28 DE AGOSTO

A presente Carta de Serviços do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto objetiva demonstrar a identidade de unidade da rede de urgência e emergência integrante da Secretaria de Estado de Saúde, prestar informações ao público externo e interno, e por reflexo, contribuir na organização e melhoria do fluxo de pacientes, e ainda, na racionalização e otimização de recursos humanos, materiais e financeiros. Outrossim, a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pelos estabelecimentos de assistência à saúde e suas formas de acesso contribuem para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde e favorece a tão almejada humanização da assistência em saúde, a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pela instituição e suas formas de acesso, contribuindo assim para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde – SUS.
O Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto oferece serviços de urgência e emergência, clínica e cirúrgica, incluindo ortopedia, urologia, vascular, oftalmologia, tratamento de pacientes adultos vítimas de queimaduras, dentre outros.

SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS

1) SERVIÇO ADMINISTRATIVO/OUVIDORIA

Sala da Ouvidoria, subsolo, ao lado do Serviço Social.

Horário: Segundas às Sextas, das 08h às 21h; Sábados, das 08h às 12h.

Requisito: Demanda voltada para acompanhantes, visitantes e pacientes internos.

2) SERVIÇO DE APOIO DIAGNÓSTICO/EXAMES LABORATORIAIS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: HEMOGRAMA COMPLETO, BIOQUÍMICA, GASOMETRIA, PESQUISA DE PLASMODIUM, TESTES RÁPIDOS (HIV, HBSAG, HCV, SÍFILIS, DENGUE E COVID-19) URINA, FEZES E ESCARRO

Setor de Laboratório, térreo e 2º andar.

Horário: Todos os dias, 24h.

Requisito: Solicitação médica interna.

3) SERVIÇO DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA DIAGNÓSTICA E TERAPÊUTICA/COLANGIOPANCREATOGRAFIA RETRÓGRADA ENDOSCÓPICA

Onde: Centro Cirúrgico, 1º andar.

Horário: Por agendamento.

Requisito: Solicitação médica e autorização da regulação interna.

4) SERVIÇO DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA DIAGNÓSTICA E TERAPÊUTICA/COLONOSCOPIA

Onde: Centro Cirúrgico, 1º andar.Horário: Por agendamento.Requisito: Solicitação médica e autorização da regulação interna.

5) SERVIÇO DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA DIAGNÓSTICA E TERAPÊUTICA/ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA:

Onde: Centro Cirúrgico, 1º andar.

Horário: Por agendamento.

Requisito: Solicitação médica e autorização da regulação interna.

6) SERVIÇO DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA DIAGNÓSTICA E TERAPÊUTICA/RETOSSIGMOIDOSCOPIA

Onde: Centro Cirúrgico, 1º andar.

Horário: Por agendamento.

Requisito: Solicitação médica e autorização da regulação interna.

7) SERVIÇO DE ENFERMAGEM/ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM TERAPÊUTICA AO PACIENTE CRÍTICO CLÍNICO/CIRÚRGICO

Onde: UTI’s e Sala de Emergência, Politrauma.

Horário: Todos os dias, 24h.

Requisito: Ter sido classificado enquanto paciente crítico.

8) SERVIÇO DE ENFERMAGEM/ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM TERAPÊUTICA AO PACIENTE SEMI-CRÍTICO CLÍNICO/CIRÚRGICO

Onde: Enfermarias, Posto de Medicação.

Horário: Todos os dias, 24h.

Requisito: Ter sido classificado enquanto paciente semi-crítico.

9) SERVIÇO DE ENFERMAGEM/ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM TERAPÊUTICA AO PACIENTE QUEIMADO ADULTO

Onde: Centro de Tratamento de Queimados, 2º andar.

Horário: Todos os dias, 24h.

Requisito: Internação no Centro de Tratamento de Queimados.

10) SERVIÇO DE ENFERMAGEM/TRIAGEM – CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

Onde: Setor de Classificação de Risco, térreo, ao lado da recepção principal.

Horário: Todos os dias, 24h

Requisito: Estar em situação de urgência ou emergência.

11) SERVIÇO DE FARMÁCIA HOSPITALAR/ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA, CONTROLE E DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS

Onde: Sala da Farmácia Central (subsolo), Sala da Farmárcia Satélite (térreo e centro cirúrgico, 1º andar).

Horário(s): Sala da Farmárcia Central (24h);

Sala da Famácia Satélite do Centro Cirúrgico (24h);

Sala da Farmárcia Satélite do térreo (das 07h às 19h) – Todos os dias.

Requisito: Prescrição médica do paciente internado.

12) SERVIÇO DE FISIOTERAPIA/ASSISTÊNCIA FISIOTERÁPICA AO PACIENTE CRÍTICO CLÍNICO/CIRÚRGICO

Onde: UTI’s e Sala de Emergência.

Horário: Todos os dias, 24h.

Requisito: Necessidade clínica avaliada previamente pelo fisioterapeuta com ou sem prescrição.

13) SERVIÇO DE FISIOTERAPIA/ASSISTÊNCIA FISIOTERÁPICA AO PACIENTE QUEIMADO ADULTO

Onde: Centro de Tratamento de Queimados, 2º andar.

Horário: Todos os dias, 24h.

Requisito: Necessidade clínica avaliada previamente pelo fisioterapeuta com ou sem prescrição.

14) SERVIÇO DE FISIOTERAPIA/ASSISTÊNCIA FISIOTERÁPICA AO PACIENTE SEMI-CRÍTICO CLÍNICO/CIRÚRGICO

Onde: Enfermarias.

Horário: Todos os dias, 24h

Requisito: Necessidade clínica avaliada previamente pelo fisioterapeuta com ou sem prescrição.

15) SERVIÇO DE IMAGEM/RAIO X

Onde: Sala do Raio X, Parque de Imagem, térreo.

Horário: Todos os dias, 24h.

Requisito: Solicitação médica interna.

16) SERVIÇO DE IMAGEM/TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA:

Onde: Sala da Tomografia Computadorizada, Parque de Imagem, térreo.

Horário: Todos os dias, 24h.

Requisito: Solicitação médica interna.

17) SERVIÇO DE IMAGEM/ULTRASSONOGRAFIA

Onde: Sala da Ultrassonografia, Parque de Imagem, térreo.

Horário: Todos os dias, 24h.

Requisito: Solicitação médica interna.

18) SERVIÇO DE MEDICINA/ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OFTALMOLÓGICA DE PACIENTE ADULTO OU PEDIÁTRICO

Onde: Consultório da Oftalmologia, térreo, próximo a Classificação de Risco.

Horário: Todos os dias, 24h.

Requisito: Ter sido classificado na triagem interna como urgência ou emergência oftalmológica.


19) SERVIÇO DE MEDICINA/ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA ORTOPÉDICA DE PACIENTE ADULTO

Onde: Politrauma, térreo.

Horário: Todos os dias, 24h.

Requisito: Classificação de urgência ou emergência ortopédica.


20) SERVIÇO DE MEDICINA/ ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA UROLÓGICA DE PACIENTE ADULTO

Onde: Consultório da Urologia, térreo, ao lado da agência transfusional.

Horário: Todos os dias, 24h.

Requisito: Ter sido classificado como urgência ou emergência urológica.


21) SERVIÇO DE MEDICINA/ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA VASCULAR DE PACIENTE ADULTO

Onde: Consultório da Vascular, térreo, ao lado da farmácia satélite.

Horário: Todos os dias, 24h.

Requisito: Ter sido classificado como urgência ou emergência vascular.


22) SERVIÇO DE MEDICINA/ECOCARDIOGRAMA

Onde: Sala do Ecocardiograma, Parque de Imagem, térreo.

Horário: Por agendamento.

Requisito: Solicitação médica interna.


23) SERVIÇO DE NUTRIÇÃO/AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE PACIENTES INTERNADOS

Onde: Todo o hospital, beira leito.

Horário: Todos os dias, das 06h às 19h.

Requisito: Prescrição médica.


24) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA HOSPITALAR/ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA

Onde: UTI do 1º e 5º andar; Enfermarias.

Horário(s): Segundas às sextas, das 07h às 19h;

Sábados, das 07h às 13h.

Requisito: Estar internado na UTI (atendimento contínuo) ou nas Enfermarias (Solicitação de parecer médico).


25) SERVIÇO DE PSICOLOGIA HOSPITALAR/ATENDIMENTO PSICOLÓGICO INDIVIDUAL DE PACIENTE INTERNADO

Onde: Sala da CIHDOTT, Enfermarias, Sala de Emergência, Posto de Medicação, Politrauma, UTI’s.

Horário: Segundas às Sextas, das 07h às 22h;

Sábados, das 07 às 13h.

Requisito: Identificação de demanda pela equipe de saúde.


26) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR/ACOLHIMENTO FAMILIAR

Onde: Sala da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes), térreo, em frente à Sala de Emergência.

Horário: Segundas às Sextas, das 07:30 às 20h.

Requisito: Representante/familiar do paciente internado.


27) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR/ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE PACIENTE ADULTO CLÍNICO E/OU CIRÚRGICO

Onde: Sala de Emergência, Politrauma, Consultórios Clínicos, térreo.

Horário: Todos os dias, 24h.

Requisito: Estar em situação de urgência ou emergência clínica e/ou cirúrgica.


28) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR/CAPTAÇÃO DE DOADORES PARA TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS E TECIDOS

Onde: Sala da CIHDOTT, térreo, em frente à Sala de Emergência.

Horário: Segundas às Sextas das 08h às 21h e Sábados das 08h às 12h.

Requisito: Pacientes com perfil para doação de órgãos e tecidos para transplantes.


29) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR/CIRURGIA DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA ADULTO

Onde: Centro cirúrgico, 1º andar.

Horário: Todos os dias, 24h.

Requisito: Regulação Interna.


30) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR/CUIDADOS DE TERAPIA INTENSIVA DE PACIENTE ADULTO

Onde: Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 1º e 5º andar.

Horário: Todos os dias, 24h.

Requisito: Pacientes com indicação médica autorizados pela regulação interna.


31) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR/ELETROCARDIOGRAMA

Onde: Sala do Eletrocardiograma, Parque de Imagem, térreo.

Horário: Todos os dias, 24h.

Requisito: Solicitação médica interna.


32) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR/HEMODIÁLISE

Onde: Sala da Hemodiálise no 4º Andar, Sala de Emergência e UTI’s.

Horário: Todos os dias, das 07 às 19h (4º Andar) e 24h (sala de emergência e UTI’s).

Requisito: Encaminhamento médico interno, exames laboratoriais e indicação do Nefrologista.


33) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR/TRATAMENTO DE PACIENTE QUEIMADO ADULTO

Onde: Centro de Tratamento de Queimados, 2º andar.Horário: Todos os dias, 24h.Requisito: Encaminhamento da Urgência Cirúrgica interna.

34) SERVIÇO SOCIAL/CADASTRO SOCIAL

Onde: Sala do Serviço Social, subsolo, ao lado da recepção.

Horário: Todos os dias, das 07:30 às 18:30 e das 19h às 06h.

Requisito: Estar internado ou acompanhar paciente internado.


35) SERVIÇO SOCIAL/ORIENTAÇÃO SOCIAL

Onde: Sala do Serviço Social, subsolo, ao lado da recepção; Enfermarias.

Horário: Todos os dias, das 07:30 às 18:30 e das 19h às 06h.

Requisito: Estar internado ou acompanhar paciente internado.

DADOS DA UNIDADE

Diretor-Presidente
CNPJ00.697.295/0061-38
CNES2013649
Telefone(92) 3643-7100 / 3643-7102
E-mailhps_28agosto@saude.am.gov.br
EndereçoAvenida Mário Ypiranga, 1581 – Adrianopólis. CEP: 69057-002
Horário de Funcionamento:24hs
Horário de Atendimento:7:00h às 17:00h (Segunda – Sexta)
Linhas de ônibus:001, 100, 118, 128, 212, 215, 217, 304, 323, 329, 358, 359, 403, 409, 414, 415, 423, 442, 446, 507 e 550

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

MISSÃO

Oferecer a melhor assistência de saúde na urgência e emergência do Amazonas, com excelência no profissionalismo, ética, dinamismo, conhecimento e acolhimento.


VISÃO

Ser referência em todas as necessidades de urgência e emergência, buscando constante aprimoramento na gestão, nas ciências e na assistência humanizada


VALORES

Profissionalismo, Qualidade, Ética, Dinamismo, Diligência, Entusiasmo, Ação em Equipe, Transparência, Responsabilidade Social e Excelência na Emergência.

ORGANOGRAMA

QUANDO DEVO PROCURAR O HOSPITAL E PRONTO SOCORRO 28 DE AGOSTO

Em casos de: trauma, ferimento por arma branca e/ou de fogo, fratura, luxação, contusão, crise de asma, dor abdominal intensa, retenção urinária, sangue na urina, cálculo renal (pedra nos rins), corte profundo, choque elétrico, picada ou mordida de animais peçonhentos, queimadura, afogamento, hemorragia, infarto, parada cardíaca, arritmia cardíaca, dor intensa no peito, acidente vascular cerebral, perda da consciência, intoxicação, reação alérgica grave, acidente automobilístico, febre persistente, falta de ar que possa indicar Síndrome Respiratória Aguda Grave, dentre outras situações que podem gerar risco de agravamento ou de óbito.

O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NO HOSPITAL E PRONTO SOCORRO 28 DE AGOSTO

Idade a partir de 18 (dezoito) anos, salvo para o atendimento no serviço de oftalmologia, no qual são atendidas todas as faixas etárias.
Documento de Identidade oficial com foto;
Cartão Nacional de Saúde (Cartao do SUS);
Pacientes menores de 18 anos a serem atendidos no serviço de oftalmologia devem estar acompanhados do responsável, ambos munidos de documento pessoal.
Casos urgentes serão atendidos independentemente da documentação

TEMPO DE ESPERA

O Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto classifica os pacientes de acordo com a gravidade utilizando cores, conforme o Protocolo de Manchester: cor vermelha: emergência, atendimento imediato; cor laranja: muito urgente – atendimento o mais breve possível, em até 10 (dez) minutos; cor amarela: urgente, atendimento rápido, em até 50 (cinquenta) minutos; cor verde: pouco urgente, sendo o usuário orientado a procurar atendimento no Serviço de Pronto-Atendimento próximo de sua residência; e cor azul, não urgente, sendo o usuário orientado a procurar atendimento em Unidade Básica de Saúde próximo de sua residência.

INTERNAÇÃO

O médico avalia a necessidade de internação no atendimento de urgência e emergência, e se for o caso, solicita e preenche a Autorização de Internação Hospitalar (AIH). Se necessário, conforme o quadro clínico do paciente e outras variáveis, poderá ser providenciada sua transferência para unidade de retaguarda da rede estadual de saúde com perfil adequado para o caso, por meio do Sistema de Transferência de Emergência Regulada (SISTER).

ACOMPANHANTES

É assegurado o direito a um acompanhante para paciente menor de 18 (dezoito) anos de idade (art. 12 da Lei Federal nº 8.069/90), paciente idoso (art. 16 da Lei Federal nº 10.741/03), pessoa com deficiência (art. 22 da Lei Federal nº 13.146/15) e para o indígena, respeitadas as condições clínicas deste (art. 275, I, da Portaria nº 2.663/2017-MS. Casos especiais serão avaliados pela equipe multidisciplinar da unidade. O acompanhante precisa estar saudável, não ter contato com pessoas com sinais/sintomas respiratórios e deve seguir os protocolos institucionais, informados na unidade.

VISITANTES

Devido às medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública, em razão da pandemia de Covid-19, há restrição temporária de visitantes na unidade, conforme Nota Técnica Conjunta FVS e SES-AM nº 30/2020.

DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DA SAÚDE

FOTOS