Serviço de Pronto Atendimento Zona Sul

¤ Endereço: Rua Bento José de Lima, nº 33, Colônia Oliveira Machado. Manaus/AM ¤ Horário de Atendimento:Aberto 24hs ¤ CEP 69070-530 ¤ Telefone: (92) 3623-4300

Serviço de Pronto Atendimento Zona Sul

APRESENTAÇÃO

A presente Carta de Serviços do SPA Zona Sul objetiva demonstrar a identidade de unidade da rede de urgência e emergência integrante da Secretaria de Estado de Saúde, prestar informações ao público externo e interno, e por reflexo, contribuir na organização e melhoria do fluxo de pacientes, e ainda, na racionalização e otimização de recursos humanos, materiais e financeiros.
Outrossim, a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pelos estabelecimentos de assistência à saúde e suas formas de acesso contribuem para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS) e favorece a tão almejada humanização da assistência em saúde.

O Serviço de Pronto Atendimento Zona Sul é uma unidade de urgência e emergência com funcionamento ininterrupto, público de baixa e média complexidade nas seguintes especialidades: pediatria, clínica médica, enfermagem, odontologia, cirurgia geral, serviço social, nutrição, psicologia, dentre outras.
O SPA Zona Sul procura proporcionar o melhor acolhimento e atendimento possível aos usuários, bem como ofertar ambiente de trabalho saudável e confortável aos seus colaboradores. A unidade possui equipe multidisciplinar comprometida, cujo intuito é prestar assistência integral e com qualidade.

SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS

1) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / FORNECIMENTO DE CÓPIA DE PRONTUÁRIO:
Onde:
Horário: h a h?, dias?
Requisito: O requerimento deve ser feito pelo paciente, titular do prontuário, ou por procurador devidamente autorizado em procuração específica, reconhecida em cartório; no caso de paciente que foi a óbito, a solicitação pode ser feita por familiares até o 4° (quarto) grau, comprovado o parentesco e observada a prioridade hereditária; no caso de criança/adolescente, ou outros casos de incapacidade, a solicitação pode ser feita por seu(s) responsável(is) legal(is), cuja relação deve ser comprovada por documentos oficiais. Outros casos serão atendidos por determinação judicial.

2) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / OUVIDORIA:
Onde: Setor do SAME (Serviço de Atendimento Médico Estatístico), próximo à Sala de Recursos Humanos.
Horário: 07h às 19h, dias?
Requisito: Qualquer usuário, cidadão, servidor, gestor ou entidade civil que queira relatar insatisfação, denunciar irregularidade, obter esclarecimento, registrar elogio e/ou sugestão, todos relacionados à saúde.

3) SERVIÇO DE LABORATÓRIO / EXAMES LABORATORIAIS, HEMOGRAMA, GLICEMIA CAPILAR, EAS, EPF E PESQUISA DE MALÁRIA, COLETA SWAB (RT-PCR) E TESTE DE ANTÍGENO PARA COVID-19, A COLETA DO EXAME RT-PCR, TESTE DE ANTÍGENO PARA DETECTAR A PROTEÍNA DO NÚCLEO CAPSÍDEO VIRAL DO SARS-COV-2:
Onde: Laboratório, próximo ao corredor principal e Enfermaria.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Solicitação médica.

4) SERVIÇO DE CLÍNICA MÉDICA / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM CLÍNICA MÉDICA GERAL.
Onde: Consultório Clínico 01, próximo ao Consultório Pediátrico.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Ficha de Atendimento da unidade.

5) SERVIÇO DE CLÍNICA MÉDICA / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PARA SÍNDROMES GRIPAIS:
Onde: Sala Rosa, Consultório Clínico 02, próximo ao corredor principal.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Pacientes admitidos com sinais e sintomas de síndrome gripal.

6) SERVIÇO DE CIRURGIA / DRENAGEM:
Onde: Sala de Drenagem, próxima à Sala de Emergência.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Avaliação clínica cirúrgica.

7) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / CURATIVO:
Onde: Sala de Curativo, próxima à Sala de Emergência e Enfermaria.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Avaliação clínica cirúrgica.

8) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / SONDAGEM NASOGÁSTRICA, ENTERAL E VESICAL:
Onde: Sala de Curativo, próxima à Sala de Emergência.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Prescrição médica.

9) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / TERAPIA MEDICAMENTOSA:
Onde: Sala de Medicação.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Prescrição médica interna.

10) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / TRIAGEM:
Onde: Sala de Triagem, próxima à Recepção.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Documento de identidade oficial com foto, Ficha de Atendimento.

11) SERVIÇO DE FISIOTERAPIA / REABILITAÇÃO RESPIRATÓRIA:
Onde: Enfermarias, próximas ao Laboratório.
Horário: 07h às 19h.
Requisito: Ficha de Internação.

12) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / INTERNAÇÃO:
Onde: Enfermarias, próximas ao Laboratório.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Indicação médica.

13) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / PRONTO ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA:
Onde: Sala de Emergência, próximo à Sala de Drenagem.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Condições que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de agravamento e/ou de óbito.

14) SERVIÇO DE NUTRIÇÃO / ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL:
Onde: Enfermarias, próximo ao Laboratório.
Horário: Somente em dias úteis.
Requisito: Ficha internação.

15) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM ONDOTOLOGIA:
Onde: Consultório Odontológico, próximo aos Consultórios Pediátricos 01 e 02.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Ficha de Atendimento.

16) SERVIÇO DE PSICOLOGIA / ATENDIMENTO INDIVIDUAL EM PSICOLOGIA:
Onde: Sala do Serviço Social, próximo à Portaria.
Horário: 07h às 19h.
Requisito: Paciente admitido na unidade.

17) SERVIÇO DE PEDIATRIA / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM PEDIATRIA:
Onde: Consultórios Pediátricos 01 e 02, próximo ao Consultório Odontológico.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Faixa etária de 29 (vinte e nove) dias a menores de 18 (dezoito) anos, Caderneta da Criança e Cartão Nacional de Saúde.

18) SERVIÇO DE RADIOGRAFIA / RAIO-X:
Onde: Sala de Raio-X, próxima à Sala de Medicação.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisito: Solicitações dos exames.

19) SERVIÇO SOCIAL / ASSISTÊNCIA SOCIAL:
Onde: Sala do Serviço Social, próxima à Portaria.
Horário: 07h às 19h.
Requisito: Usuários da unidade.

BREVE HISTÓRICO

O Serviço de Pronto Atendimento Zona Sul, foi inaugurado em 22 de julho do ano de 2003, atuando de maneira efetiva nos serviços de urgência e emergência. A unidade dispõe de estrutura hospitalar de baixa complexidade, voltada a proporcionar ao usuário uma assistência de qualidade com acolhimento e conforto.

O SPA Zona Sul possui 22 leitos de internação, serviço de pediatria, clínica geral e cirúrgica, serviços odontológicos. A unidade possui um consultório odontológico reformado e munido dos melhores instrumentais do mercado. Além disso, possui mobílias hospitalares novas e também reformadas, proporcionando conforto aos usuários uma experiência.
A unidade tem o compromisso de oferecer à comunidade da zona sul de Manaus assistência integral e qualificada há 18 anos.

DADOS DA UNIDADE

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

MISSÃO

Garantir, em tempo integral, o atendimento aos casos de urgência e emergência de baixa e média complexidade, com maior resolutividade possível e remoção de forma assistida, nos casos absolutamente necessários, para as unidades de alta complexidade.


VISÃO

Ser um Serviço de qualidade e excelência no atendimento de urgência e emergência de baixa e média complexidade para assistência à saúde, valorizando os princípios de humanização e otimização de resultados.


VALORES

Aperfeiçoamento dos processos operacionais da assistência; Segurança; Eficiência no trato aos usuários; Ética; e Integridade.

ORGANOGRAMA

QUANDO DEVO PROCURAR O SPA ZONA SUL

Em casos de: situações que necessitem de atendimento de urgência e emergência. Casos de urgência: ocorrências imprevistas de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata. Exemplos de urgências: crise asmática, dor de cabeça intensa, dor de cabeça com náuseas e vômitos, ferimentos menores. Casos de emergência: com constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem risco iminente de óbito ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamento médico imediato. Exemplos de emergência: parada cardiorrespiratória, situações de choque, respiração ineficaz, perfurações e hemorragias, dor precordial ou cardíaca, taquicardia acentuada.

O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NO SPA ZONA SUL

Documento de Identidade oficial com foto;
Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS);
Certidão de Nascimento ou Cartão de Vacinação para menores de 18 (dezoito) anos;
Pacientes menores de 18 (dezoito) anos deverão estar acompanhados do responsável, munidos de documento oficial com foto.
Casos urgentes serão atendidos independentemente da documentação.

TEMPO DE ESPERA

A classificação de risco é baseada em ausculta qualificada pelo enfermeiro, que classifica o atendimento conforme a gravidade do caso. O acolhimento de pacientes baseado na classificação de risco, e divido em atendimento clínico, pediátrico e odontológico, além de pacientes do Consultório Rosa. A classificação é assim ordenada:
Vermelha – Emergência: atendimento imediato;
Laranja – Muito urgente: espera de até 10 minutos;
Amarelo – Urgente: espera de até 1 hora;
Verde – Pouco urgente: espera de até 2 horas;
Azul – Não urgente: espera de até 4 horas.

INTERNAÇÃO

O SPA Zona Sul trabalha em regime de observação, onde o paciente permanece para realizar exames e/ou ser medicado. O tempo máximo de permanência do paciente no SPA Coroado para elucidação diagnóstica e tratamento é de 24 (vinte e quatro) horas. Conforme avaliação do quadro clínico, sendo indicada a internação, deverá o médico preencher Guia de Transferência para unidade de referência e/ou maior complexidade, e o Núcleo Interno de Regulação- NIR deverá proceder com a inserção do paciente no Sistema de Transferência de Emergência Regulada- SISTER.

ACOMPANHANTES

É assegurado o direito a um acompanhante para paciente menor de 18 (dezoito) anos de idade (art. 12 da Lei Federal nº 8.069/90), paciente idoso (art. 16 da Lei Federal nº 10.741/03), pessoa com deficiência (art. 22 da Lei Federal nº 13.146/15) e para o indígena, respeitadas as condições clínicas deste (art. 275, I, da Portaria nº 2.663/2017-MS). Casos especiais serão avaliados pela equipe multidisciplinar da unidade. O acompanhante precisa estar saudável, não ter contato com pessoas com sinais/sintomas respiratórios e deve seguir os protocolos institucionais, informados na unidade.

VISITANTES

As visitas estão liberadas apenas para enfermarias não COVID -19 e restritas para enfermarias de síndromes respiratória, o visitante deve seguir as medidas imposta com intuito de minimizar a circulação e a exposição de pessoas em decorrência da pandemia.

DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DA SAÚDE

FOTOS