» Órgãos Colegiados:
CES
CIB
CIR
COSEMS
» Dados Estatísticos
» Planos e Relatórios
» Informações de    Saúde:
» Nossos Parceiros:
FUNASA DATASUS
Ministério da Saúde CONASS
Cartão SUS Biblioteca Virtual de Saúde
» Sites Relacionados:
Doação de Órgãos
Banco de Olhos
Farmácia Popular
FVS
CEREST
Laudo Procedimento
APAC
Aplicativo
Saúde Amazonas
 

SAÚDE BUCAL


Em 2004, o Governo Federal criou a Política Nacional de Saúde Bucal, Brasil Sorridente, que reúne uma série de ações em saúde bucal, voltadas para cidadãos de todas as idades. Esse programa propõe garantir as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros, entendendo que esta é fundamental para a saúde geral e a qualidade de vida da população. Essa política está baseada de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

As referidas diretrizes apontam, no âmbito da assistência, para a ampliação e qualificação da atenção básica, assegurando a oferta de mais serviços, inclusive nos níveis secundário e terciário. Suas principais linhas de ação englobam a adição de flúor a estações de tratamento de águas de abastecimento público, a reorganização da Atenção Básica (através da Estratégia Saúde da Família) e da Atenção Especializada (através da implantação de Centros de Especialidades Odontológicas – CEO – e Laboratórios Regionais de Prótese Dentárias – LRPD).

Dentre as ações de promoção e proteção à saúde, podemos elencar: a fluoretação das águas nos termos da lei 6.050/74; a educação em saúde de acordo com o processo saúde-doença da cavidade bucal; a higiene bucal supervisionada visando o aprendizado correto pelo indivíduo; aplicação tópica de flúor para a prevenção e controle da cárie dentária através da utilização de produtos fluorados;, ações de recuperação através do diagnóstico e tratamento de doenças bucais e ações de reabilitação das consequências das doenças de origem bucal para a reintegração do indivíduo ao seu ambiente social e sua atividade profissional.

Competências
Mais informações
Arquivos
PMAQ

CONTATO

Área Técnica de Saúde Bucal
Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas - DABE
Av. André Araújo, 701 – Aleixo      Tel: (92) 3643-6352/6384
E-mail: saudebucal@saude.am.gov.br

Fonte: Depto. de Atenção Básica e Ações Estratégicas

Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas
Av. André Araújo, 701 - Aleixo - CEP: 69.060-000 - Fone: (92) 3643-6300

© 2010 - Todos os direitos reservados.