Serviço de Pronto Atendimento Chapot Prevost
APRESENTAÇÃO
A presente Carta de Serviços do SPA Chapot Prevost, objetiva demonstrar a identidade das unidades da rede de Urgência eEmergência integrante da Secretaria de Estado de Saúde, prestar informações ao público externo e interno de cadaestabelecimento assistencial à saúde. E por reflexo, organizar e melhorar o fluxo de pacientes, e ainda, racionalizar e otimizarrecursos humanos, materiais e financeiros.
Outrossim, a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pelosestabelecimentos de assistência à saúde e suas formas de acesso contribuem para o fortalecimento da rede assistencial do SistemaÚnico de Saúde e favorece a tão almejada humanização da assistência em saúde a divulgação de informações quanto aos serviçosde saúde oferecidos pela instituição e suas formas de acesso, contribuindo assim para o fortalecimento da rede assistencial doSistema Único de Saúde – SUS.
O SPA Chapot Prevost oferece serviços de pronto atendimento de urgência de média complexidade como dores, pequenos cortes,queimaduras, ferimentos, mordidas de animais, drenagem de abscesso, pequenos tumores, quedas, furos por prego, unhasencravadas, diarréias, vômitos, febres e outros casos que exigem assistência imediata. Contando com uma equipe composta de 6(seis) médicos sendo , 3 (três) Clínicos, 2 (dois) Pediatras e 1 (um) Cirurgião.
SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS
1) ATENDIMENTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL / ACOLHIMENTO PACIENTES ACOMPANHANTES E FAMILIARES
Horário de atendimento: Segunda à Sexta 09:00 às 17:00 horas.
Requisito: Ser paciente, familiar, acompanhante ou visitante.
Onde: Sala Serviço Social e Nutrição, localizada próximo a Recepção do SPA
2) ATENDIMENTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL / ORIENTAÇÕES PACIENTES ACOMPANHANTES E FAMILIARES
Horário de atendimento: Segunda à Sexta 09:00 às 17:00 horas.
Requisito: Ser paciente, familiar, acompanhante ou visitante.
Onde: Sala Serviço Social e Nutrição, localizada próximo a Recepção do SPA
3) SERVIÇO DE APOIO DIAGNÓSTICO E LABORATORIAIS
Horário de atendimento: 24 horas.
Requisito: Conforme conduta e solicitação médica.
Onde: Corredor Principal de Apoio e Diagnóstico
4) SERVIÇO DE CLÍNICA MÉDICA / URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM CLÍNICA MÉDICA ADULTO
Horário de atendimento: 24 horas.
Requisito: Necessidade de atendimento clínico.
Onde: Consultório 3 (três) da Clínica Médica e Sala de Emergência
5) SERVIÇO DE ATENDIMENTO EM CLÍNICA MÉDICA ADULTO
Horário de atendimento: Segunda à Sexta 09:00 às 17:00 horas.
Requisito: Necessidade de atendimento clínico.
Onde: Sala Serviço Social e Nutrição, localizada próximo a Recepção do SPA
6) SERVIÇO DE CIRURGIA/URGÊNCIA E EMERGÊNCIA ADULTO E PEDIÁTRICO
Horário de atendimento: 24 horas.
Requisito: Necessidade de atendimento adulto e pediátrico (com 30 trinta dias a 17dezessete anos de idade.
Onde: Sala de Emergência
7) SERVIÇO DE CIRURGIA/DRENAGEM ADULTO E PEDIÁTRICO
Horário de atendimento: Todos os dias, 08:00 as 17:00 horas
Requisito: Necessidade de atendimento adulto e pediátrico (com 30 trinta dias a 17 dezessete anos de idade
Onde: Sala de Drenagem no corredor do SPA
8) SERVIÇO DE CIRURGIA/DEBRIDAMENTOS
Horário de atendimento: Todos os dias, 08:00 as 17:00 horas.
Requisito: Necessidade de atendimento adulto e pediátrico (com 30 trinta dias a 17dezessete anos de idade.
Onde: Sala de Drenagem no corredor do SPA
9)SERVIÇO DE ENFERMAGEM/ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAÇÃO
Horário de atendimento: 24 horas.
Requisito: Prescrição médica do plantonista.
Onde: Sala de Medicação no hall de espera do SPA
10) SERVIÇO DE ENFERMAGEM/CURATIVOS
Horário de atendimento: 08:00 às 17:00 horas, aos sábados, domingos e feriados.
Requisito: Ferimentos com necessidade de curativos diários e solicitação médica.
Onde: Sala de Drenagem no corredor do SPA.
10) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / INSERÇÃO, TROCA E RETIRADA DE SONDANASOENTERAL, NASOGÁSTRICA E VESICAL
Horário de atendimento: Todos os dias, 08:00 às 17:00 horas
Requisito: Solicitação médica do Plantonista
Onde: Sala de Drenagem no corredor do SPA
11) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / INSERÇÃO, TROCA E RETIRADA DE SONDA NASOENTERAL, NASOGASTRICA VESICAL
Local de atendimento: Sala de Drenagem, próximo ao Posto de Enfermagem.
Dias e horários de Atendimento: 08h às 17h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Solicitação do plantonista médico ou do enfermeiro.
12) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / RETIRADA DE PONTOS:
Local de atendimento: Sala de Drenagem, proximo ao Posto de Enfermagem.
Dias e horários de Atendimento: 08h às 17h, aos sábados, domingos e feriados.
Requisitos para atendimento: Avaliação do plantonista enfermeiro.
12) SERVIÇO DE NUTRIÇÃO/ATENDIMENTO CLÍNICO NUTRICIONAL
Horário de atendimento:Todos os dias 07:00 às 19:00 horas.
Requisito: Pacientes internados no SPA.
Onde: Sala de observação e emergência
13) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / TRATAMENTO DE HEMORRAGIA
Local de atendimento: Sala do Dentista, no corredor principal.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Avaliação odontológica.
14) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / DRENAGEM DE ABSCESSO DENTÁRIO
Local de atendimento: Sala do Dentista, no corredor principal.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Avaliação odontológica.
15) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / SUTURA DE FERIMENTO NA BOCA
Local de atendimento: Sala do Dentista, no corredor principal.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Avaliação odontológica.
16) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / TRATAMENTO DE ALVEOLITE MAXILAR:
Local de atendimento: Sala do Dentista, no corredor principal.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Avaliação odontológica.
17) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / OBTURAÇÃO TEMPORÁRIA
Local de atendimento: Sala do Dentista, no corredor principal.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Avaliação odontológica.
18) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / RESTAURAÇÃO TEMPORÁRIA
Local de atendimento: Sala do Dentista, no corredor principal.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Avaliação odontológica.
19) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / EXODONTIA (EXTRAÇÃO)
Local de atendimento: Sala do Dentista, no corredor principal.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Avaliação odontológica.
20) SERVIÇO DE PEDIATRIA / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM PEDIATRIA
Local de atendimento: Sala de Emergência, próximo à Sala de Sutura.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Faixa etária a partir de 30 (trinta) dias de vida aos 14 (quatorze) anos, admissão na unidade.
21) SERVIÇO DE PEDIATRIA / ATENDIMENTO EM PEDIATRIA
Local de atendimento: Consultório 01 (um) e 02 (dois) da Pediatria e Enfermaria.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Necessidade de atendimento pediátrico a partir de 30 (trinta) dias de vida aos 14 (quatorze) anos.
22) SERVIÇO DE RADIOLOGIA / RAIO-X (TÓRAX E EXTREMIDADES)
Local de atendimento: Sala de Raio-X, ao lado do Laboratório.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Indicação médica.
23) SERVIÇO SOCIAL / ACOLHIMENTO SOCIAL
Local de atendimento: Sala do Serviço Social e Nutrição, próximo à Recepção.
Dias e horários de Atendimento: 7h às 17h, dias úteis.
Requisitos para atendimento: Usuário da unidade.
Local de atendimento: Sala do Serviço Social e Nutrição, próximo à Recepção.
Requisitos para atendimento: Usuário da unidade.
BREVE HISTÓRICO
No dia 7 de julho de 2008, foi assinado contrato para realização da construção do SPA Chapot Prevost e ampliação e reforma do Hospital e da Maternidade Chapot Prevost. A obra teve início no dia 25 de julho de 2008.
No dia 27 de abril de 2009, após grande reforma e ampliação, foi inaugurado o SPA Chapot Prevost, realizando um antigo sonho da comunidade do Bairro Colônia Antônio Aleixo.
DADOS DA UNIDADE
Diretor-Presidente | Sandra Lúcia Loureiro de Queiroz Lima |
CNPJ | 10.592.249/0001-97 |
CNES | 2019566 |
Telefone | (92) 3616-3420 |
hosp_cprevost@saude.am.gov.br | |
Endereço | Rua Getúlio Vargas, nº 184, Bairro Colônia Antônio Aleixo. Manaus – Amazonas. CEP 69008-000 |
Horário de Funcionamento: | 24hs |
Horário de Atendimento: | 24hs |
Linhas de ônibus: | 085 e 605 |
IDENTIDADE ORGANIZACIONAL
MISSÃO
Proporcionar assistência humanizada no serviço de pronto atendimento com qualidade e segurança, tendo compromisso com a cidadania, com foco na vida e acolhimento.
VISÃO
Ser referência no atendimento em de urgência em média complexidade, assumindo a melhoria contínua das práticas de gestão, visando à busca da excelência, com a participação de toda a sociedade e do apoio da Secretaria de Estado da Saúde para beneficiar os pacientes e dar ainda mais qualidade no seu atendimento.
VALORES
Humanização, Respeito à Vida, Compromisso, Profissionalismo e Ética.
ORGANOGRAMA

QUANDO DEVO PROCURAR O SPA CHAPOT PREVOST
Em caso de parada cardiorrespiratória, dor no peito, falta de ar ou dificuldade para respirar, convulsão; vômito ou diarreia persistente, hematêmese, hemoptise, dor abdominal de moderada a grave, dor de cabeça intensa, rigidez de nuca, queda súbita ou elevação pressão arterial, elevação da taxa de glicose, afogamento, dor e inflamação de dente, trauma, ferimento por arma branca ou por arma de fogo, acidente, queimadura, febre, violência doméstica, ou outras situações que exija atendimento de urgência ou emergência, procedimentos eletivos: troca de sonda vesical; troca de sonda enteral e curativos.
O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NO SPA CHAPOT PREVOST
Funcionamento 24 horas de portas abertas, atendimento clínico e pediátrico. Documento de Identidade oficial com foto e Cartão Nacional de Saúde. Casos urgentes serão atendidos independentemente da documentação; Pacientes menores de 18 (dezoito) anos deverão estar acompanhados do responsável legal, ambos munidos de documento pessoal com foto.
TEMPO DE ESPERA
A Unidade utiliza a Classificação de Risco, ferramenta usada nos serviços de urgência e emergência para fazer a avaliação inicial do paciente e determinar se ele precisa de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica. Sendo emergência, o atendimento é imediato (cor vermelha); muito urgente, a espera para atendimento é de até 15 (quinze) minutos (cor laranja); urgente, a espera para atendimento é de até 30 (trinta) minutos (cor amarela); pouco urgente, a espera para atendimento é de até 120 (cento e vinte) minutos (cor verde); e não urgente, a espera para atendimento é de até 240 (duzentos e quarenta) minutos (cor azul).
ACOMPANHANTES
É assegurado o direito a um acompanhante para paciente menor de 18 (dezoito) anos de idade (art. 12 da Lei Federal nº 8.069/90), paciente idoso (art. 16 da Lei Federal nº 10.741/03), pessoa com deficiência (art. 22 da Lei Federal nº 13.146/15) e para o indígena, respeitadas as condições clínicas deste (art. 275, I, da Portaria nº 2.663/2017-MS). Casos especiais serão avaliados pela equipe multidisciplinar da unidade. O acompanhante precisa estar saudável, não ter contato com pessoas com sinais/sintomas respiratórios e deve seguir os protocolos institucionais, informados na unidade. Na Sala de Emergência não é permitido entrada de acompanhantes.
INTERNAÇÃO
De acordo com a avaliação o médico realiza a internação do paciente, podendo permanecer até 72 (setenta e duas) horas, e se necessário, poderá ser realizada a transferência do paciente para unidade de referência por meio do Sistema de Transferência de Emergência Regulada (SISTER).
ACOMPANHANTES
É assegurado o direito a um acompanhante para paciente menor de 18 (dezoito) anos de idade (art. 12 da Lei Federal nº 8.069/90), paciente idoso (art. 16 da Lei Federal nº 10.741/03), pessoa com deficiência (art. 22 da Lei Federal nº 13.146/15) e para o indígena, respeitadas as condições clínicas deste (art. 275, I, da Portaria nº 2.663/2017-MS). Casos especiais serão avaliados pela equipe multidisciplinar da unidade. O acompanhante precisa estar saudável, não ter contato com pessoas com sinais/sintomas respiratórios e deve seguir os protocolos institucionais, informados na unidade. Na Sala de Emergência não é permitido entrada de acompanhantes.
VISITANTES
O visitante deve ser maior que 18 (dezoito) anos, permitindo 02 (dois) visitantes, 01 (um) por vez, sendo realizada somente no horário determinado: 15:00 às 16:00h.
DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DA SAÚDE
FOTOS





