Susam encerra nesta sexta-feira (18) o curso de atualização sobre HIV/Aids
Termina nesta sexta-feira (18), o “Curso de Atualização em Infecções Sexualmente Transmissíveis, com ênfase na Aids e Hepatites Virais”, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam) e que reuniu, em Manaus, gestores e profissionais de saúde da capital e de mais 45 municípios do interior. O curso, que integra as ações para reforçar o enfrentamento da Aids no Estado, está sendo realizado no Hotel Express, no conjunto Vieiralves (rua Rio Branco, s/n, bairro Nossa Senhora das Graças). Paralelamente ao curso, desde a última quarta-feira (16), está acontecendo uma reunião técnica de coordenadores municipais de DST/Aids e Hepatites Virais, para discutir o cenário epidemiológico da Aids no Estado, avaliar e alinhar as medidas voltadas para o diagnóstico, tratamento e, também, a prevenção da doença.
Organizado pela Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, o curso de atualização abordou os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) em Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais e outros documentos recentemente lançados pelo Ministério da Saúde. “Os PCDTs são os documentos oficiais do Sistema Único de Saúde (SUS), destinados a estabelecer os critérios para o diagnóstico dessas doenças ou agravos, bem como o tratamento preconizado, incluindo os medicamentos e demais tecnologias apropriadas, as posologias recomendadas, os cuidados com a segurança dos doentes, os mecanismos de controle clínico, o acompanhamento e a verificação dos resultados terapêuticos a serem buscados pelos profissionais de saúde e gestores do SUS”, explicou Silvana Lima, coordenadora estadual de DST/Aids.
Reforço– Na abertura do evento, ocorrida na última segunda-feira (14), o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias anunciou uma série de medidas que estão sendo executadas pela Susam, com o objetivo de reduzir os índices da Aids no Amazonas, hoje, entre os estados brasileiros com as maiores taxas de detecção de HIV. Entre as medidas está a criação de um selo de qualidade a ser concedido às maternidades que conseguirem zerar os registros de crianças expostas à transmissão vertical (de mãe para filho) do HIV; a ampliação do número de municípios do interior que passarão a receber, a partir deste mês, o kit maternidade (com medicamentos de profilaxia do HIV), a ser adotado nos casos de mãe HIV positiva; uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), para que a Unidade Móvel da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) – que oferece testes rápidos de HIV e Sífilis – passe a desenvolver atividades voltadas para o público jovem; além do projeto de descentralização do atendimento ambulatorial dos pacientes vivendo com a HIV, que já está em fase final de discussão com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Indicadores – De janeiro a julho deste ano, já foram notificados 622 novos casos de Aids no Amazonas. De 1986 a outubro de 2014, o Amazonas registrou 11.076 casos doença. Do total, 9.470, encontram-se, em tratamento nas 16 (dezesseis) Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM), distribuídas nos seguintes municípios: Manaus 8.987 (96,7%), Tabatinga 93 (1,0%), Parintins 78 (0,83%), Tefé 55 (0,59%), Itacoatiara 39 (0,41%) e Coari 20 (0,21%). No estado a taxa de detecção de Aids por 100 mil habitantes chegou a 37.1.