SES-AM realiza oficina do projeto Detecta APS para fortalecer a prevenção ao câncer
Iniciativa visa qualificar profissionais da Atenção Primária à Saúde para detecção precoce do câncer do colo do útero e de mama

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Gerência de Atenção Primária à Saúde (APS), em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Israelita Albert Einstein, realizou nesta segunda-feira (10/11) a Oficina de Planejamento Regional do Projeto Detecta APS – Câncer do Colo do Útero e de Mama, uma iniciativa do PROADI-SUS.
O encontro ocorreu na sede da SES-AM e contou com uma programação diversificada, voltada à apresentação do projeto para representantes dos municípios do Amazonas, além da definição de cronogramas de treinamento e formação dos profissionais que atuarão nas ações.
A secretária Executiva Adjunta de Políticas de Saúde, Diana Lima, destacou a relevância da parceria para o fortalecimento da rede de atenção e a ampliação do acesso à prevenção.
“O Detecta APS reforça o compromisso da SES-AM em garantir mais qualidade, segurança e equidade no cuidado à mulher, tanto na capital quanto no interior, com base em uma atuação conjunta, pautada em evidências e voltada para resultados concretos”, afirmou.
O projeto será desenvolvido nos municípios de Manaus, Iranduba, São Gabriel da Cachoeira, Autazes, Careiro, Presidente Figueiredo, Nova Olinda do Norte, Rio Preto da Eva, Careiro da Várzea, Barcelos, Manaquiri e Santa Isabel do Rio Negro.
A implementação contribuirá para ampliar a resolutividade dos serviços, fortalecer a integração e a continuidade do cuidado na rede, além de incentivar práticas seguras e qualificadas de prevenção e diagnóstico precoce.
Detecta APS
O Detecta APS é um projeto que tem como objetivo implementar diretrizes para a detecção precoce do câncer do colo do útero e de mama nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) das regiões Norte e Nordeste do país. A iniciativa também prevê a capacitação de profissionais e gestores que atuam na APS do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo a qualificação das práticas de rastreamento, diagnóstico e acompanhamento das usuárias.