SES-AM inicia Avaliação Periódica de Desempenho voltada a servidores efetivos da pasta

Objetivo é avaliar os funcionários do quadro permanente do órgão, com foco no Planos de Cargos, Carreira e Remuneração  (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), iniciou, nesta quinta-feira (02/05), a Avaliação Periódica de Desempenho (APD), voltada a servidores efetivos e estabilizados do quadro permanente da pasta. A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, informou que APD tem como principal intuito avaliar o desempenho dos funcionários em relação aos objetivos e metas estabelecidos pelo órgão, com foco no Planos de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR).

A titular da pasta explicou que, para que haja progressões e promoções dos servidores do órgão, necessariamente é preciso ser feita avaliação de desempenho. Maksoud destacou que a APD reafirma o compromisso da SES-AM em promover um sistema de saúde mais eficiente e acessível para todos os cidadãos do Amazonas, por meio da valorização do servidor.

“A APD contribui para valorizar e incentivar os profissionais, promovendo a promoção e progressão em suas respectivas carreiras. Além disso, é um meio fundamental para garantir a qualidade dos serviços prestados à população”, pontuou.

Conforme a diretora do DGTES, Fabiana Gurgel, a aplicação da APD é referente ao 1º semestre de 2024, e segue até o dia 31 de maio, com prazo improrrogável. Gurgel explicou que a APD deve ser feita pelos servidores das unidades da capital e do interior do Estado e também para os servidores que estão disposicionados para outros órgãos dentro do Sistema Estadual de Saúde. Este ano serão realizadas duas APDs na pasta, sendo a segunda prevista para ocorrer do dia 2 ao dia 30 de setembro.

“Por meio da Avaliação Periódica de Desempenho e ajuste salarial, é possível, além de garantir a valorização, fazer o reconhecimento do esforço dos profissionais da saúde. A APD é fundamental para que isso aconteça”, disse.

APD

A Avaliação Periódica de Desempenho visa avaliar o desempenho dos funcionários em relação aos objetivos e metas estabelecidos pela SES, buscando identificar pontos fortes, áreas de melhoria e fornecer feedback construtivo para que os colaboradores possam aprimorar seu desempenho. Desta maneira, é possível alcançar as Promoções e Progressões, refletindo na efetivação do Plano de Cargos e Carreiras e na valorização dos servidores do quadro permanente da saúde.

A avaliação é individual e, nesse caso, o servidor faz sua autoavaliação, considerando diversas dimensões, como institucional, pessoal e profissional. Após essa etapa, o servidor é avaliado pela sua chefia imediata.

O link para acessar a APD do 1º semestre de 2024 está disponível no site oficial da secretaria. A diretora do DGTES destaca que o sistema é bem interativo, fácil de utilizar e qualquer servidor pode fazer por meio do próprio celular e computador. Além disso, a cartilha explicativa sobre a APD também está disponível no site do órgão para que os funcionários entendam a importância da avaliação e também como fazer a mesma.

Link sistema APD: https://sistemas.saude.am.gov.br/dgrh/app/ltr/login.php

Link cartilha APD: https://www.saude.am.gov.br/wp-content/uploads/2023/09/cartilha-apd-versao-final-1.pdf