Maternidade promove “Encontro de Prematuros”, para destacar importância do pré-natal
A Maternidade Ana Braga, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), promove nesta quinta-feira (17), às 10h, o “I Encontro de Prematuros”, evento que irá reunir mães e bebês que nasceram prematuramente, com a intenção de chamar a atenção para a importância do pré-natal.
Durante o encontro, serão homenageados 80 bebês, e suas mães, que recebem atendimento na unidade. A homenagem ocorrerá no auditório da Maternidade Ana Braga, localizada na Alameda Cosme Ferreira, São José I.
A Maternidade Ana Braga é referência no tratamento de prematuros através do método Canguru – que prevê um cuidado mais humanizado ao recém-nascido internado na UTI. O método consiste em colocar o bebê em contato pele a pele com a mãe ou com o pai.
De acordo com o diretor da maternidade, José Antenor Barbosa, a homenagem visa alertar as mães para a importância do pré-natal, a fim de evitar nascimentos prematuros. “A Ana Braga possui uma equipe multidisciplinar nos cuidados aos recém-nascidos prematuros. Apesar de estar preparados, o que queremos é que não ocorram mais nascimentos prematuros”, disse.
Atualmente, a maternidade conta com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) para o atendimento de prematuros. “Montamos uma equipe com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, especialista em neonatal e fisioterapeutas que ajudam o prematuro a se recuperar”, destacou o diretor.
Os bebês prematuros nascem com imunidade baixa e correm risco de desenvolver problemas graves, como infecção pulmonar e distúrbios neurológicos. Em 2015, o número de nascidos prematuros foi de 754 crianças, uma média de 50 ao mês, índice alto, segundo Barbosa. “É importante a grávida saber o quanto é primordial o acompanhamento de um profissional durante a gravidez”, frisou.
Ele explica que o “I Encontro de Prematuros” é uma mostra de que, ao longo dos 11 anos de funcionamento da maternidade, houve uma grande evolução no tratamento e qualificação da equipe médica, permitindo que os prematuros tenham uma vida normal.