Governo do Estado, Unicef e Prefeitura, lançam projeto Viva Melhor Sabendo Jovem
O Governo do Amazonas e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a Prefeitura de Manaus, lançam nesta sexta-feira (19), às 10h, no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, o projeto “Viva Melhor Sabendo Jovem”. O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, explica que a parceria é mais uma ação destinada a reforçar o enfrentamento do HIV/Aids no Estado, tendo a faixa etária entre 15 e 24 anos como público prioritário. As ações do projeto serão supervisionadas pela Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, vinculada à Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), da Secretaria Estadual de Saúde (Susam).
No evento, será apresentado o novo visual da Unidade Móvel da FMT, desenvolvido especialmente para o “Viva Melhor Sabendo Jovem”. Nesta sexta-feira, já como primeira ação do projeto, a unidade ficará posicionada no Centro de Convivência da Família, das 10h às 16h, realizando o trabalho de testagem e aconselhamento. “A unidade passará a desenvolver uma programação mensal, que levará os testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites a locais estratégicos, previamente definidos, para ampliar o acesso dos jovens de 15 a 24 anos a estes exames. Esta atividade também auxiliará a promover a disseminação de informações mais qualificadas sobre o tema. O diferencial é que as ações de testagem e aconselhamento serão executadas por jovens especialmente capacitados para atuar no projeto, sob a supervisão de profissionais da coordenação de DST/Aids”, explicou Pedro Elias.
A diretora-presidente da FMT-HVD, pesquisadora Graça Alecrim, destaca que, nos últimos 10 anos, no Brasil, a taxa de detecção de HIV tem apresentado diferença entres os sexos e faixas etárias. “No caso específico do Amazonas, tem-se observado, nos últimos cinco anos, uma tendência de crescimento do número de casos de HIV positivo na faixa etária de 15 a 24 anos. Um quadro que exige o fortalecimento das ações direcionadas a esse público”, disse Graça Alecrim.
Aproximação – A coordenadora estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, Silvana Lima, ressalta que a proposta do projeto desenvolvido em parceria com o Unicef e o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e outras instituições é estabelecer uma aproximação maior entre os jovens e o sistema de saúde, uma das formas de garantir que este público tenha mais acesso à informação, às medidas de prevenção, ao diagnóstico precoce e, nos casos de resultados positivos para o HIV ou demais infecções sexualmente transmissíveis, ao tratamento adequado e no tempo correto. “Muitas vezes, o jovem não se sente à vontade de procurar uma unidade de saúde tradicional, onde a interlocução será, desde o início, com um profissional de saúde. O projeto permite que o primeiro contato do jovem seja com alguém com idade próxima à dele, especialmente capacitado para fazer essa abordagem e orientá-lo, encaminhando ao serviço de saúde, quando for o caso”, frisa a coordenadora.
De acordo com o gerente da Plataforma Amazônia Unicef, Unai Sacona, a capital amazonense é a 5ª cidade a adotar a iniciativa do projeto, que já está funcionando em Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP) e Belém (PA). Em Manaus, a articulação institucional para execução do projeto envolve, ainda, instituições como a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e rede de jovens como a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo e Convivendo com HIV/Aids núcleo Amazonas, por meio da Rede de Amizade e Solidariedade às Pessoas que Vivem com HIV/Aids, que é a ONG implementadora do projeto.
Para realizar as atividades previstas, 40 adolescentes e jovens inscritos no projeto tiveram a primeira formação sobre Prevenção as IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, (redução de riscos; testagem/diagnósticos oportunos; adesão e tratamento), em janeiro deste ano. O segundo Módulo, que abordará sexualidade, gênero, orientação sexual e diversidade, será realizado a partir da segunda quinzena de março.
No decorrer do ano, o “Viva Melhor Sabendo Jovem” vai circular por vários pontos da cidade por meio da unidade móvel da FMT-HVD. “A unidade irá onde houver maior concentração de adolescentes e jovens, levando informações e ofertando testagens para IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, além de possibilitar encontros e conversas que respeitam e promovem os direitos sexuais e reprodutivos na prevenção das IST/HIV/Aids, Sífilis e Hepatites Virais. Sexualidade, gênero, orientação sexual, diversidade, comunicação e protagonismo também são os temas trabalhados pelo projeto”, destaca o Unicef.
Unai Sacona destaca que o projeto é uma resposta ao compromisso firmado por Prefeituras do mundo todo com a Declaração de Paris. Esta Declaração foi primeiramente assinada pela prefeitura de Paris, em 1º de Dezembro de 2014, Dia Internacional de Luta contra a Aids e tem por objetivo o compromisso para que cidades do mundo inteiro acelerem ações e respostas a esta epidemia. Centenas de prefeitos já assinaram a declaração. No Brasil, pelo menos cinco prefeitos de grandes cidades já se comprometeram, entre eles, o prefeito de Manaus, Arthur Virgilio Neto, em dezembro de 2015.
A meta é, até 2020, todos os governos signatários conseguirem fazer com que 90% das pessoas vivendo com HIV saibam que têm o vírus; 90% das pessoas que sabem que tem o HIV estejam recebendo tratamento antirretroviral; e destas, 90% em tratamento antirretroviral tendo carga viral indetectável.