CAIMIS reforçam prevenção ao câncer de boca
Se diagnosticado no início, o câncer de boca tem cura. Para reforçar esta informação, os Centros de Atenção à Melhor Idade (CAIMIS), da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), se integraram às atividades da Semana de Prevenção ao Câncer de Boca e intensificaram, nesta terça-feira (27), as ações de orientação e realização do exame da cavidade oral, que é feito pelo dentista, e auxilia no diagnóstico precoce da doença.
O cirurgião dentista Robson Roberto Vidal, da coordenação estadual de Saúde Bucal, explica que feridas nos lábios e na boca que não cicatrizam por mais de 7 dias; manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na boca; assim como sangramentos sem causa conhecida em qualquer região da cavidade oral são sinais de alerta para que a pessoa procure fazer uma consulta com o dentista, na unidade de saúde mais próxima de sua casa. Esses sinais podem não se confirmar como câncer, mas precisam ser investigados.
“O exame clínico da boca é um procedimento simples de observação que não requer instrumentos especiais, podendo ser feito nas consultas odontológicas ou médicas. Com esse exame é possível visualizar lesões suspeitas, o que ajuda a diagnosticar o câncer de boca no início”, frisa Vidal. Quando o médico identifica a lesão, o paciente é encaminhado para a realização de exame de biópsia. Os casos confirmados da doença são encaminhados para tratamento no serviço especializado.
O câncer de boca pode acometer lábios, gengiva, bochechas, céu da boca (palato), língua, assoalho da boca (região embaixo da língua). Entre os fatores de risco para a doença, ganham destaque o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Pessoas que fazem uso de próteses dentárias mal adaptadas, também estão sujeitas a desenvolver a doença. “A exposição ao sol sem proteção também é um fator de risco para o desenvolvimento do câncer de lábio”, ressalta Vidal.
O dentista explica que o vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), quando transmitido por sexo oral, também está associado a casos de câncer de boca. “Deste modo, além de não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e ter uma alimentação mais rica em frutas, verduras e legumes, é importante destacar o uso do preservativo durante a prática do sexo oral, como as medidas de prevenção a este tipo de câncer”, orienta o dentista.