Atividades culturais marcam Dia Mundial da Saúde Mental
Pacientes, familiares e equipes da rede Saúde Mental de Manaus vão realizar neste sábado (10), uma série de atividades culturais alusivas ao Dia Mundial da Saúde Mental. A mobilização, organizada pela Prefeitura de Manaus em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) acontece no Largo São Sebastião, a partir de 16h.
A rede de Saúde Mental é formada pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), policlínicas, Serviço Residencial Terapêutico (SRT) Lar Rosa Blaya, Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro (onde hoje funciona somente um Serviço de Pronto-Atendimento) e pelo Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz.
Segundo a coordenadora estadual de saúde mental, Maria de Lourdes Siqueira, a mobilização vai iniciar com a construção do “Nau dos Insensatos”, um barco que representa a integração dos serviços da rede de Saúde Mental. Ela explica que o barco será decorado com mensagens dos pacientes e familiares.
Os cartazes confeccionados pelos pacientes de todos os serviços da rede, durante a semana que antecedeu o Dia Mundial de Saúde Mental, serão reunidos em um mural, que simboliza a importância desta data para a sociedade. A programação inclui, ainda, apresentação de Maracatu e Carimbó, pelos pacientes do CAPS Norte e Sul, além de espetáculos de teatro, dança e música e oficinas de expressão corporal.
Para encerrar a programação, será a reaberta na Galeria do Largo a exposição “Memórias da Loucura”, com 46 obras produzidas na década de 1980 pelos pacientes do serviço de saúde mental do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro.
A exposição reúne pinturas com tinta guache, cola colorida e desenhos de vários tamanhos. “Memórias da Loucura” faz parte de uma iniciativa de resgate do material produzido ao longo das sessões de arte terapia realizadas no antigo centro psiquiátrico.