Susam inicia segunda etapa de implantação do Laboratório de Gestão do Planejamento em Saúde
A Secretaria de Estado de Saúde (Susam), em parceria com o Hospital do Coração de São Paulo (HCor) e o Ministério da Saúde, deu início nesta terça-feira (08) à segunda etapa do processo de implantação do Laboratório Estadual de Gestão do Planejamento em Saúde do Amazonas.
O secretário de estado de Saúde, Pedro Elias de Souza, esteve reunido com o gestor do Laboratório de Inovação em Planejamento, Gestão, Avaliação e Regulação de Políticas Sistemas, Redes e Serviços de Saúde do HCor, Armando De Negri Filho, e com técnicos da Susam, discutindo os próximos passos a serem dados para efetivação do Laboratório.
“Esse processo foi iniciado em 2012, e os três primeiros anos foram para análise situacional da saúde no estado, definição e criação das regionais, entre outros assuntos. Essa etapa foi vencida e, agora, vamos trabalhar a implantação de fato desse Laboratório, que será um espaço para discussão e definição do planejamento em saúde no Amazonas”, destaca Pedro Elias.
Armando De Negri Filho explicou que o Laboratório será, na prática, um espaço de integração das grandes áreas da saúde – planejamento, vigilância, coordenação das redes de atenção e regulação – para que os técnicos desses setores possam trabalhar conjuntamente, fazer a leitura das necessidades de cada região de saúde e buscar formas de sanar essas demandas.
“Nós já sabemos qual a realidade do Estado e sabemos que precisamos trabalhar em diversas frentes como, por exemplo, melhorar o relacionamento entre os gestores estaduais e municipais, aproximar os serviços, fortalecer o processo de formação dos profissionais da área de saúde e são esses os pontos que deverão nortear o trabalho dentro do Laboratório, neste início de trabalho”, explicou De Negri.
Ele informou, ainda, que essa segunda etapa, que consiste na implantação efetiva do Laboratório, com a criação de um espaço físico, com os equipamentos necessários, para que os profissionais possam trabalhar, também terá duração de três anos e deverá ser concluída até o final de 2017. “É importante salientar que vamos precisar ter esse espaço físico, mas também vamos utilizar bastante a internet, as videoconferências, para que nossas equipes da Susam, HCor e Ministério, possam trabalhar em conjunto sempre”, destacou.