Uea e Susam promovem simpósio sobre saúde da criança vítima de violência
Começou nesta segunda-feira (19), o 3º Simpósio de Saúde da Criança, promovido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Secretaria Estadual de Saúde (Susam). O evento, que está acontecendo no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), localizada no bairro da Cachoeirinha, aborda o tema: Promoção da Saúde da Criança Vítima de Violência: Desafios Face à Abordagem Multidisciplinar.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, o simpósio, cuja programação termina nesta terça-feira (20), inclui palestras, mesas redondas e oficinas, além de uma mostra de trabalhos científicos. As palestras estão sendo transmitidas para os municípios do interior do Estado, com o suporte do sistema de Telessaúde da UEA.
A palestra de abertura do evento, ministrada pela doutora Cláudia Araújo de Lima, professora-adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, abordou os desafio para as políticas públicas de atenção à saúde da criança frente à violência contra a infância.
A lista de palestrantes convidados do evento inclui, ainda, o pesquisador e professor da UEA, Joaquim Hudson Ribeiro, coordenador do Núcleo Luiza Habigzang de Intervenção Psicológica para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual; Luiz Castro, deputado estadual que preside a Frente Parlamentar de Enfrentamento à Violência Sexual Contra a Criança e Adolescente; a professora-doutora Cristiane Bonfim Fernandes, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); a psicóloga Fábia Illeanna Gondim Rosa, do Instituto da Mulher Dona Lindu; e a médica Zélia Maria Campos, coordenadora do Serviço de Atendimento a Vitimas de Violência Sexual da Maternidade Municipal Dr. Moura Tapajóz.
A programação do simpósio foi organizada pela Área Técnica de Saúde da Criança da Susam, em parceria com a coordenação do curso de Enfermagem da UEA. O público-alvo, além de profissionais de saúde, é formado por alunos de graduação e pós-graduação.
Katherine Benevides destaca que a violência contra a criança é um tema complexo, algo que pode ter impactos devastadores e duradouros na vida de quem é vítima desse tipo de situação. “Enquanto profissionais da saúde, é importante que possamos discutir o assunto de forma aprofundada. Saber identificar casos, ajudar a prevenir esse tipo de situação e discutir o modelo de assistência mais adequado, é uma tarefa, de caráter multidisciplinar, na qual devemos nos aprimorar”, afirmou a coordenadora de Saúde da Criança, da Susam.
PROGRAMAÇÃO
19/10/2015
8h30 – Cerimônia de Abertura
9h – Palestra: Violência infantil: um desafio para as políticas públicas de atenção à saúde da criança
10h – Intervalo
10h30- Palestra: Saúde da Criança e a Violência Intrafamiliar
12h – Intervalo
14h – Mesa Redonda
25 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): avanços e desafios
Redes de Cuidado e Proteção Social para Atenção Integral à Saúde da Criança
Experiência no Cuidado às Vítimas de Violência, no Instituto da Mulher Dona Lindu
16h – Palestra: Saúde da Criança e Violência Sexual
20/10/2015
9h-2h – Palestras:
Prevenção de acidentes domésticos na infância.
Acidentes domésticos na infância: atuação do Corpo de Bombeiros.
Atuação dos profissionais de saúde no atendimento à gestante vítima de violência: uma abordagem para o cuidado humanizado.
14h-16h – Mostra de Trabalhos Científicos
16h-17h – Premiação dos Trabalhos Científicos e Encerramento