Pedro Elias fala sobre Telessaúde em workshop do Programa Amazônia Conectada, promovido pelo Exércit
O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, é um dos palestrantes do Workshop Internacional do Programa Amazônia Conectada, que acontece nesta quinta-feira (26), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam). No evento, promovido pelo Exército Brasileiro, o secretário fará uma apresentação sobre o Programa de Telessaúde executado pelo Governo do Amazonas, que tem expandido, com o suporte da Internet, a oferta de serviços especializados para os municípios do interior.
Resultado de parceria entre o Governo Federal e o Governo do Amazonas, o Programa Amazônia Conectada é coordenado pelo Exército Brasileiro e tem a meta de levar internet a 52 municípios amazonenses, por meio da instalação de 7,5 mil quilômetros de cabos de fibra ótica nos leitos dos rios, criando infovias nas calhas dos rios Negro, Solimões, Purus, Juruá e Madeira. Atualmente, a Internet chega ao interior do Estado utilizando a transmissão via satélite. A fibra ótica é uma tecnologia mais barata e permitirá uma conectividade de maior qualidade.
Pedro Elias destaca que a melhoria nos serviços de Internet é fundamental para a consolidação e, sobretudo, ampliação dos serviços ofertados hoje pelo Programa de Telessaúde, no Estado. A Telemedicina é uma alternativa altamente estratégica para nós, diante das características geográficas de nosso estado, marcadas pelas longas distâncias e difícil acesso, frisou o secretário.
O Programa de Telessaúde do Governo do Amazonas já tem mais de cinco anos de funcionamento e já alcança 100% dos municípios amazonenses. Além das teleconsultas – sistema por meio do qual os médicos que atendem nos hospitais do interior podem trocar informações e contar com o suporte de uma segunda opinião de especialistas da capital -, a parte de diagnóstico também é destaque no programa e tem, hoje, o suporte de uma moderna central de laudos, que funciona na Fundação do Coração Francisca Mendes, em Manaus.
O programa já tem uma forte atuação na área de telecardiologia, que além das teleconsultas permitiu expandir para o interior exames como o eletrocardiograma com mais de 300 mil exames laudados a partir de Manaus, além de Holter e MAPA. Nos dois últimos anos, vem exercendo um papel estratégico, também, na interiorização do serviço de Mamografia, que integra as ações destinadas a facilitar o acesso das mulheres do interior a este exame, que é fundamental para o diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama. O Governo do Estado já estuda o uso da Telessaúde para fortalecer, também, as ações de prevenção ao câncer de colo de útero, por meio da telecolpocitologia (ampliando o acesso das mulheres ao exame preventivo).