Amazonas sedia Encontro Nacional da Rede Cieges que reúne os Centros de Inteligência Estratégica de Gestão do SUS no Brasil

Evento também marca a entrada em operação do Cieges-AM, implantado pelo Governo do Amazonas

FOTOS: Alex Pazuello/Secom

O Amazonas sediou, nesta quinta-feira (17/07), a abertura do 5º Encontro Nacional da Rede do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do Sistema Único de Saúde (Cieges), que traz como temas centrais a transformação digital e o uso da inteligência artificial no SUS. O evento é organizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), e recebe representantes do Ministério da Saúde (MS) e de mais 17 estados brasileiros, além de autoridades locais e nacionais.

A solenidade de abertura foi realizada no auditório do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, na zona norte. O encontro marca a integração do Amazonas à Rede Cieges, com o lançamento pelo Governo do Estado do Cieges-AM, uma estrutura que integra as informações de toda a rede estadual de saúde, com atualização constante dos dados.

A Rede Cieges é uma iniciativa do Conass, que integra todas as secretarias de Saúde do Brasil em uma rede de informações do SUS. O objetivo é apoiar a gestão com base em dados, informações e indicadores de saúde.

Implantado pela SES-AM, estrategicamente, na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), o Cieges-AM será inaugurado, na sexta-feira (18/07), e representa um avanço na transformação digital e modernização da gestão pública da saúde, integrando dados da assistência e vigilância, em único local.

Para a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a implantação do Cieges-AM é um marco na modernização do SUS e na gestão assertiva da saúde, baseada em informação.

Secretária da SES-AM, Nayara Maksoud

“Através do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde, todos os estados estão se mobilizando para que possamos ter de forma integrada um centro de inteligência estratégico para a melhoria da gestão, na atenção à saúde. O governador Wilson Lima vem olhando para a tecnologia como um caminho para melhor informação e saúde, para que possamos levar tecnologia e melhorar cada vez mais a assistência”, afirmou.

Integração

O Cieges-AM integrará as informações importantes como ocupação de leitos e número de atendimentos com visualização em tempo real, assim como a vigilância de doenças de notificação compulsória, como dengue, malária, Covid-19 e doenças respiratórias, além de agravos negligenciados e doenças crônicas, permitindo uma resposta mais ágil e eficiente da rede da rede de saúde.

“Quero agradecer todo o apoio do nosso governador Wilson Lima e, principalmente, à nossa secretária de saúde que viabilizou e deu todo o apoio para que possamos agir com prontidão, preparação vigilância e resposta rápida em tempo oportuno”, destacou a diretora-presidente FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim

Nestes dois dias de encontro, também estão sendo apresentadas as experiências dos estados com o uso das novas tecnologias usadas para modernizar serviços, ampliar acesso e reduzir o tempo de espera. No primeiro dia, a secretária Nayara Maksoud apresentou os resultados do programa Saúde AM Digital, do Governo do Amazonas, que utiliza Inteligência Artificial (IA) para reduzir absenteísmo e melhorar a comunicação com o usuário, assim como a Telessaúde que ampliou a disponibilidade de consultas e exames.

O Centro de Inteligência também é um espaço de capacitação e será fundamental para o fortalecimento do planejamento, monitoramento e avaliação das ações de saúde no estado.

O Cieges-AM tem painéis direcionados à gestão e os que são abertos ao público, podendo ser consultado pela sociedade em geral, garantindo transparência e acesso à informação. E os painéis voltados para a gestão, serão utilizados para subsidiar decisões estratégicas com base em dados atualizados, conforme explicou a presidente do Conass e secretária estadual de saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho.

Presidente do Conass, Tânia Mara Coelho

“O Conass tem trabalhado arduamente para que possamos integrar todos os estados e levar a transformação digital, que é tão importante, para melhorar o acesso da população a uma assistência de qualidade. O Centro de Inteligência Estratégica vai fazer com que o gestor estadual possa utilizar os dados de forma fidedigna, embasando as suas decisões para que ele possa planejar e tomar decisões rápidas e assertivas”, afirmou a presidente do Conass.

Programação

O 5º Encontro Nacional da Rede Cieges conta com a presença de representantes da SES-AM, FVS-RCP, Conass, Secretaria de Informação e Saúde Digital do MS (SEIDIGI/MS), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Secretaria de Administração (Sead), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

No primeiro dia houve uma mesa magna com o tema Transformação Digital e Inteligência Artificial em Saúde, com participação da representante do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad; da secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud; e da secretária de Saúde do Ceará e presidente do Conass, Tânia Mara Coelho.

Em seguida, foi apresentada a Rede Cieges, por Sandro Terabe, com uma série de painéis com experiências regionais dos estados do Amazonas, Pará, Acre, Amapá, Rondônia, Tocantins e da Tríplice Fronteira.

Na sexta-feira (18/07), o encontro segue com uma mesa sobre experiências nacionais, reunindo representantes das regiões Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Também serão apresentados projetos com aplicação de inteligência artificial na saúde, com a participação das Secretarias Estaduais de Saúde do Piauí e Minas Gerais, além do Conass.

A programação inclui, ainda, uma visita técnica ao Centro de Controle de Operações do Hospital Delphina Aziz. Como parte complementar do encontro, os participantes realizarão visitas à sede do Cieges-AM, na FVS-RCP.