Urgência e Emergência é tema de Simpósio promovido pela Susam
O Pronto Socorro João Lúcio está promovendo o I Simpósio de Urgência e Emergência, reunindo profissionais e acadêmicos da área da saúde. O evento contará com a participação de palestrantes locais e convidados de outras instituições de referência nacional, com o HCor de São Paulo, o Hospital Albert Einstein e a Escola Paulista de Medicina. O simpósio acontece no Teatro do Manauara Shopping, teve início nesta quinta-feira (03) e se estenderá até sábado (05), informa a diretora do HPS Dr. João Lúcio, Uildéia Galvão, que fará a palestra de abertura do evento.
Temas como Suporte Básico de Vida, Neurotrauma em Pediátrica, Novas Diretrizes em Suporte Básico de Vida em Cardiologia, Acidente Vascular Cerebral Isquêmico, Traumatologia, Atendimento ao Politraumatizado, Atendimento de Vítimas em Catástrofes e Acolhimento por Classificação de Risco integram a programação do Simpósio.
Entre os palestrantes convidados estão a coordenadora da Central de Transplantes do Amazonas, médica Leny Passos; Moyses Isaac Cohen, neurocirurgião do Pronto-Socorro da Criança da Zona Leste; Cleinaldo de Almeida Costa, professor coordenador das disciplinas cirurgia de Emergência e Trauma da Universidade do Amazonas; Antonio Cláudio de Oliveira, enfermeiro do HCor e integrante do Sistema 193 do Grupo Regional de Atendimento de São Paulo; o médico Igor Alexandre, chefe do Serviço de Trauma Ortopédico do HPS João Lúcio; Alexandre Pieri, neurologista vascular, responsável pelo Ambulatório de AVC da Escola Paulista de Medicina/Unifesp; Dário Birolini, professor emérito da Universidade de São Paulo e medico do Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas e diretor-clínico do Hospital Sírio Libanês.
“O aumento expressivo do número de pacientes acometidos pelo trauma, seja ele decorrente de atos de violência ou de acidentes no trânsito é uma realidade com a qual os prontos-socorros de todo o País convivem nos últimos anos. Ao mesmo tempo em que são realizados investimentos para ampliar e melhorar a infraestrutura de atendimento é importante também manter os profissionais que atuam nessa rede, atualizados e capacitados para o enfrentamento desta realidade. O simpósio tem esse objetivo”, destaca Uildéia Galvão.
Nesta quinta-feira, a programação do evento tem início às 19h, com o acolhimento dos participantes, solenidade de abertura e palestra. Na sexta-feira, as atividades se estenderão das 10h às 21h. No sábado (5), a programação vai das 9h às 12h.
Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones 3249-9000, 3249-9050 e 9901-7006.