Unidade de Pronto Atendimento José Rodrigues
APRESENTAÇÃO
Em 23 de Outubro de 2018 foi inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento José Rodrigues, situada na Cidade Nova, com funcionamento 24 horas, fazendo parte do projeto de expansão do Setor de Urgência e Emergência,vinculado à Secretaria Estadual de Saúde – SES.
José Rodrigues, mais conhecido como “Zé do SUS”, nasceu em Manaus (AM), em 14 de dezembro de 1944 e faleceu nesta cidade, em 18 de maio de 2018. O apelido carinhoso entre os colegas de profissão no Amazonas e no Brasil vem de sua trajetória de 40 anos como servidor da saúde no Amazonas, com atuação marcante na defesa dos princípios e diretrizes do SUS, na busca da consolidação de um sistema público de saúde forte e capaz de atender aos anseios da população, com garantia do acesso dos cidadãos a serviços de qualidade.
Esta Carta de Serviços tem por objetivo informar e orientar os usuários sobre os serviços oferecidos por esta unidade de saúde, apresentando de forma clara e acessível as formas de acesso, os compromissos de atendimento e os canais disponíveis para manifestações do cidadão, como elogios, solicitações de informações, reclamações, denúncias e sugestões.
BREVE HISTÓRICO
Em 23 de Outubro de 2018 foi inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento José Rodrigues, situada na Cidade Nova, com funcionamento 24 horas, fazendo parte do projeto de expansão do Setor de Urgência e Emergência, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde – SUSAM.
QUEM FOI JOSÉ RODRIGUES ?

José Rodrigues, mais conhecido como “Zé do SUS”, nasceu em Manaus (AM), em 14 de dezembro de 1944 e faleceu nesta cidade, em 18 de maio de O apelido carinhoso entre os colegas de profissão no Amazonas e no Brasil vem de sua trajetória de 40 anos como servidor da saúde no Amazonas, com atuação marcante na defesa dos princípios e diretrizes do SUS, na busca da consolidação de um sistema público de saúde forte e capaz de atender aos anseios da população, com garantia do acesso dos cidadãos a serviços de qualidade.
Antes de atuar no setor da saúde, “Zé do SUS” foi professor de Matemática, formado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Sua trajetória profissional na área da saúde começou em março de 1976, quando iniciou a carreira no cargo de agente Administrativo do antigo INAMPS/MPAS/MS. Após o período de treinamento, foi designado para exercer atividades no antigo PAM Centro (hoje Policlínica Gilberto Mestrinho), no setor de distribuição de consultas e, em pouco tempo, assumiu a chefia de Documentação Científica, cargo exercido até 1985. Posteriormente, foi designado para exercer atividades na Gerência Regional de Controle e Avaliação e, depois, respondendo como Encarregado de Análise, no período de ezembro de 1985 a julho de 1989, com participação em trabalhos técnicos junto à Comissão Interinstitucional de Saúde (CIS/AM).
Foi nesse período que José Rodrigues iniciou a participação nos movimentos sociais em defesa da Reforma Sanitária, inclusive como membro da Delegação do Amazonas na 8ª Conferência Nacional de Saúde. A Conferência resultou na implantação do Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS) e formou as bases para a “Seção da Saúde” na Constituição Brasileira de 1988, na qual foi instituído o SUS e, p or fim, a Lei Orgânica da Saúde (LOS), em 1990.
Entre 1987 e 1992, exerceu o cargo de assessor técnico da então Superintendência Estadual de Saúde (SUSAM); de 1993 a 1997 foi designado representante do gestor no Conselho Estadual de Saúde. De 1993 a 1997, atuou na Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (SEMSA) e, de 1997 a 1998, na Secretaria Municipal de Presidente Figueiredo. Em 1999, retornou como assessor técnico da SUSAM, exercendo o cargo d e chefe da Seção de Controle e Avaliação dos Serviços de Saúde, gerente financeiro do Departamento de Finanças e chefe do Departamento de Regulação, Controle e valiação Assistencial, participando de atividades inerentes aos respectivos cargos e em especial como instrutor de Treinamentos.
DADOS DA UNIDADE
Diretor-Presidente | Lara Luiza Farias Castro Fernandes |
CNPJ | 00.697.295/0117-27 |
CNES | 9634738 |
Contato(s) | (92) 3131-2251 WhatsApp (92) 98417-7189 |
direcaogeral.upajr@saude.am.gov.br | |
Endereço | Rua Camapuã, nº 1100, bairro Novo Aleixo, CEP: 69.099-028 |
Horário de Funcionamento: | 24hs |
Horário de Atendimento: | 7:00h às 17:00h (Segunda – Sexta) |
Linhas de ônibus: | 014,016,041,052,053,060,062,063,064,065,066,067,069,092,352,355,408,418,422,442,448,560,600,640,641,650,651,652,678 |
SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS
1)ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Horário: 24h
OBS.: Atendimentos de Clínica médica, pediatria, cirurgia geral e ortopedia (07h às 01h)
Onde: Upa José Rodrigues.
2)OUVIDORIA DA UNIDADE
Horário: 08h às 17h.
OBS: Para qualquer cidadão, servidor ou entidade que deseje registrar denúncia, reclamação, sugestão, elogio ou solicitar esclarecimentos relacionados à saúde.
Onde: Ouvidoria da Upa José Rodrigues
3)FORNECIMENTO DE CÓPIA DE PRONTUÁRIO
Horário: 08h às 12h.
OBS: Para qualquer cidadão, servidor ou entidade que deseje solicitar cópia de prontuários de clientes que foram atendidos na unidade.
Onde: SAME da Upa José Rodrigues.
Requisito: Documentos do paciente
4)INTERNAÇÃO
Horário: 24hrs.
OBS: Clientes que necessitem de um acompanhamento mais detalhado. O médico plantonista faz a internação e solicita transferência para unidade de maior suporte
Onde: Observação da Upa José Rodrigues
5) ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
Horário: 24hrs.
OBS: A farmácia da unidade fornece medicamentospara clientes que estão em atendimento na unidade.
Onde: Upa José Rodrigues.
Requisito: Estar em atendimento na unidade.
6)ASSISTÊNCIA DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Horário: 24hrs.
OBS: A unidade está aberta 24h atendendo usuários em situações de urgência e emergência.
Onde: Upa José Rodrigues.
Requisito: Estar necessitando de atendimento
7)ACOLHIMENTO DIURNO E/OU NOTURNO
Horário: 24hrs.
OBS: A unidade está aberta 24h atendendo usuários em situações de urgência e emergência.
Onde: Upa José Rodrigues.
Requisito: Estar necessitando de atendimento.
8)SERVIÇO DE CIRURGIA
Horário: 24hrs.
OBS: Atendimentos que necessitem de sutura são assistidos a qualquer hora do dia ou noite. Procedimentos como drenagens seguem horários internos de atendimento:Manhã: das 08h às 11hTarde: das 13h às 18hNoite: das 19:30h às 22h.
Onde: Upa José Rodrigues.
Requisito: Estar necessitando de atendimento.
9)SERVIÇO DE ORTOPEDIA
Horário: Das 07h às 01hrs.
OBS: Ortopedistas atendem usuários a partir de 15 anos que apresentem queda com suspeita de fratura nas primeiras 24h.
Onde: Upa José Rodrigues.
Requisito: Estar necessitando de atendimento
10)SERVIÇO DE CLÍNICA MÉDICA
Horário: 24h.
OBS: Clínicos atendem usuários a partir de 18 anos que estejam apresentando sinais e sintomas de gravidade, que necessitem de atendimento de urgência e emergência.
Onde: Upa José Rodrigues.
Requisito: Pacientes com iminente risco de vida ou sofrimento intenso, necessitando de intervenção médica imediata
11)SERVIÇO DE PEDIATRIA
Horário: 24h
OBS: Pediatras atendem usuários até 17 anos 11 meses e 29 dias que estejam apresentando sinais e sintomas de gravidade, que necessitem de atendimento de urgência e emergência.
Onde: Upa José Rodrigues.
Requisito: Pacientes com iminente risco de vida ou sofrimento intenso, necessitando de intervenção médica imediata
12)SERVIÇO DE PEDIATRIA
Horário: 24h.
OBS: Pediatras atendem usuários até 17 anos 11 meses e 29 dias que estejam apresentando sinais e sintomas de gravidade, que necessitem de atendimento de urgência e emergência.
Onde: Upa José Rodrigues.
Requisito: Pacientes com iminente risco de vida ou sofrimento intenso, necessitando de intervenção médica imediata
13)TROCA DE SONDAS/ CURATIVOS
Horário: Finais de semana
OBS: São realizados aos fins de semana, quando as unidade básicas de saúde (UBS) estão fechadas.
Onde: Upa José Rodrigues.
Requisito: Estar necessitando de atendimento
14)SERVIÇO DE RADIOLOGIA (RX)
Horário: 24h.
OBS: A Upa possui Sala de RX, para clientes que adentram a unidade para auxílio no diagnóstico médico.
Onde: Upa José Rodrigues.
Requisito: Estar necessitando de atendimento epossuir a solicitação médica
15)LABORATÓRIO DE ANÁLISE CLÍNICA
Horário: 24h.
OBS: Exames Oferecidos na Unidade:
* HIV
* Sífilis
* Hepatite A,B e C
* Gasometria, malária e Dengue
* Hemograma Completo
* Exames Laboratoriais em Geral
Onde: Upa José Rodrigues.
Requisito: Pacientes em atendimento comsolicitação médica
IDENTIDADE ORGANIZACIONAL
MISSÃO
Proporcionar acolhimento e atendimento ao usuário de maneira humanizada, resolutiva e rápida, seguindo os protocolos preestabelecidos, desenvolvendo a equipe, valorizando o servidor e as parcerias com a Rede de Saúde. Melhoria contínua do Sistema Único de Saúde (SUS).
VISÃO
Ser referência nos atendimentos de saúde de complexidade intermediária, em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. Por meio da implantação de protocolos assistenciais e inovações tecnológicas, educação continuada que permitam maior segurança, qualidade e humanização aos usuários e colaboradores.
VALORES INSTITUCIONAIS
- Ética
- Respeito
- Humanização
- Compromisso
- Excelência
ORGANOGRAMA

QUANDO DEVO PROCURAR A UPA JOSÉ RODRIGUES
Alteração de pressão arterial; Queda com suspeita de fratura nas primeiras 24h; Cólicas renais; Intensa falta de ar; Convulsão; Dores no peito;Vômitos constantes; Corte com pouco sangramento; Queda de torsão e muita dor; Febre alta
O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NA UPA JOSÉ RODRIGUES
Os pacientes deverão comparecer às UPAS, preferencialmente, portando documentos de identidade e cartão nacional de saúde; Os casos graves serão atendidos independentemente da documentação; Os pacientes menores de idade deverão estar acompanhados do responsável, munidos de documentos de identidade; As crianças que ainda não possuem documentos de identidade poderão levar cópia da certidão de nascimento ou o cartão de vacina.
O usuário a ser atendido, precisa ter acima de 18 anos e apresentar-se com acompanhante maior de idade, sendo familiar ou responsável próximo que tenha conhecimento sobre o caso. Além disso, deve portar documento de Identificação oficial com foto, Cartão Nacional de Saúde (CNS), Comprovante de Residência e preferencialmente ser morador da zona norte de Manaus
TEMPO DE ESPERA
A UPA JR- Utiliza classificação de risco para organização de risco para organização do atendimento de acordo com a gravidade do paciente. Ele Funciona da seguinte Forma;
Vermelha– Emergência – risco de perder a vida- atendimento imediato
Laranja – Muito Urgente- risco de perda de função de órgãos – atendimento em até 10minutos;
Amarelo – Urgente – condição que pode se agravar sem atendimento- atendimento em até 60 minutos
Verde – Pouco urgente – baixo risco de agravo à saúde – atendimento em até 120 minutos;
Azul – Não urgente – sem risco- encaminhamento à unidade de saúde de referência – atendimento em até 240 minutos.
ACOLHIMENTO NOTURNO E/OU DIURNO
O acolhimento não é um espaço ou um local, mas uma postura ética; não pressupõe hora ou profissional específico para fazê-lo, mas implica necessariamente o compartilhamento de saberes, angústias e invenções; quem acolhe toma para si a responsabilidade de “abrigar e agasalhar” outrem em suas demandas, com a resolutividade necessária para o caso em questão.
É uma ação de inclusão que não se esgota na etapa da recepção, mas que deve ocorrer em todos os locais e momentos do serviço de saúde. Dessa forma a Upa José Rodrigues procura trabalhar com seus servidores questões como humanização e acolhimento.
ACOMPANHANTES
Os acompanhantes são permitidos para os usuários que permanecerem por mais tempo na unidade e são necessários para que os mesmos sejam transferidos para unidades de maior suporte, nesses casos devem permanecer 24h com o paciente até a transferência.
De tal modo pode ser realizada a troca de acompanhantes seguindo horários pré-estabelecidos pelas normas internas da unidade. Tais como:
Troca de acompanhantes manhã: das 08h às 09h
Troca de acompanhantes noite: das 18h às 19h
VISITANTES
Por ser unidade de urgência e emergência, a Unidade de Pronto Atendimento José Rodrigues não permite visitantes de rotina. Exceções são avaliadas pelo Serviço Social.
DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DA SAÚDE
Vide Carta dos Direitos e Deveres da Pessoa Usuária da Saúde
PRINCÍPIOS DA CARTA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS DA SAÚDE
1. Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde.
2. Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para o seu problema.
3. Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação.
4. Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos.
5. Todo cidadão também tem responsabilidade para que seu tratamento aconteça da forma adequada.
6. Todo cidadão tem direito ao comprometimento dos gestores da saúde para que os princípios anteriores sejam cumpridos.
COMPROMISSO COM O CIDADÃO
7. Buscar agilidade no atendimento ao cidadão, atenção, respeito e cortesia.
8. Estimular o empenho dos colaboradores no atendimento das necessidades do usuário.
9. Manter os setores de atendimento com identificação visual padrão, além de zelar pela acessibilidade, segurança e limpeza.
10. Fomentar a identificação dos diversos colaboradores da instituição com o auxílio do crachá.
11. Buscar a melhoria contínua na prestação de serviços.
FOTOS





OUTRAS INFORMAÇÕES
ONDE ENCONTRAR A CARTA DE SERVIÇO DA UPA JOSÉ RODRIGUES
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CANAIS DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO
Atendimento Presencial
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ATENDIMENTO VIRTUAL
E – Ouv (manifestações de ouvidoria: reclamações, denúncias, sugestões, elogios e solicitações)
E – Sic (solicitações de acesso à informação)
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