Serviço de Pronto Atendimento Zona Sul

¤ Endereço: Rua Bento José de Lima, nº 33, Colônia Oliveira Machado. Manaus/AM ¤ Horário de Atendimento:Aberto 24hs ¤ CEP 69070-530 ¤ Telefone: (92) 3623-4300

Serviço de Pronto Atendimento Zona Sul

APRESENTAÇÃO

O Serviço de Pronto Atendimento Zona Sul, foi inaugurado em 22 de julho do ano de 2003, atuando de maneira efetiva nos serviços de urgência e emergência. A unidade dispõe de estrutura hospitalar de baixa complexidade,voltada a proporcionar ao usuário uma assistência de qualidade com acolhimento e conforto.

O SPA Zona Sul possui 22 leitos de observação e 2 de emergência em serviço de pediatria, clínica geral, cirúrgica e serviços odontológicos.A unidade tem o compromisso de oferecer à comunidade da zona sul de Manaus assistência integral e qualificada há 22 anos.

Esta Carta de Serviços tem por objetivo informar e orientar os usuários sobre os serviços oferecidos por está unidade de saúde, apresentando de forma clara e acessível as formas de acesso, os compromissos de atendimento e os canais disponíveis para manifestações do cidadão, como elogios, solicitações de informações, reclamações,denúncias e sugestões.

SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS

1) ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Horário de atendimento: 24 HS.


2) OUVIDORIA DA UNIDADE:

Horário de atendimento: 13 às 19 de segunda asexta.

OBS: Para qualquer cidadão, servidor ou entidade que deseje registrar denúncia, reclamação, sugestão, elogio ou solicitar esclarecimentos relacionados à saúde.

Onde: Atraves do QR code fixados nas depêndencias da Unidade


3) FORNECIMENTO DE CÓPIA DE PRONTUÁRIO:

Horário de atendimento: 7:00 as 19:00 de segunda à sexta.

Onde: SAME.

Requisito: O requerimento deve ser feito pelo paciente, titular do prontuário, ou por procurador devidamente autorizado em procuração específica, reconhecida em cartório; no caso de paciente que foi a óbito, a solicitação pode ser feita por familiares até o 4° (quarto)grau, comprovado o parentesco e observada a prioridade hereditária; no caso de criança/adolescente, ou outros casos de incapacidade, a solicitação pode ser feita por seu(s) responsável(is) legal(is), cuja relação deve ser comprovada por documentos oficiais.Outros casos serão atendidos por determinação judicial


4) INTERNAÇÃO:

Onde: Enfermarias, próximas ao Laboratório.

Horário: 24 horas, todos os dias.

Requisito: Indicação médica.


5) SERVIÇO DE LABORATÓRIO / EXAMES LABORATORIAIS: Hemograma, Glicemia Capilar, Bioquímica, EAS, EPF e Pesquisa DeMalária, Coleta Swab (Rt-Pcr) e Teste De Antígeno Para Covid-19, A Coleta Do Exame Rt-Pcr, Teste De Antígeno Para Detectar A Proteína Do Núcleo Capsídeo Viral Do Sars-Cov-2, Testes Rápidos Para HIV,Hep.B e Sífilis:

Onde: Laboratório, próximo ao corredor principal e Enfermaria.

Horário: 24 horas, todos os dias.

Requisito: Solicitação médica do plantonista da Unidade.


6) SERVIÇO DE CLÍNICA MÉDICA / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM CLÍNICA MÉDICA GERAL.

Onde: Consultórios Clínicos.

Horário: 24 horas, todos os dias.

Requisito: Ficha de Atendimento da unidade.


7) SERVIÇO DE CIRURGIA GERAL / DRENAGEM:

Onde: Sala de Drenagem, próxima à Sala de Emergência.

Horário: 24 horas, todos os dias.

Requisito: Avaliação clínica cirúrgica.


8) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / CURATIVO:

Onde: Sala de Curativo, próxima à Sala de Emergência e Enfermaria.

Horário: Somente nos finais de semana e feriado quando as Unidades Básicas de Saúde não funcionam.


9) SERVIÇO DE ENFERMAGEM SONDAGEM NASOGÁSTRICA E ENTERAL:

Onde: Sala de Curativo, próxima à Sala de Emergência.

Horário: 24 horas, todos os dias.


10) SERVIÇO DE ENFERMAGEM SONDAGEM VESICAL DE DEMORA:

Onde: Sala de Curativo, próxima à Sala de Emergência.

Horário: 24 hs para sondagens de urgência. As trocas de sonda somente em casos de obstrução ou retirada de forma acidental.


11) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / TERAPIA MEDICAMENTOSA:

Onde: Sala de Medicação.

Horário: 24 horas, todos os dias.

Requisito: Prescrição médica interna e externa.


12) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / TRIAGEM:

Onde: Sala de Triagem, próxima à Recepção.

Horário: 24 horas, todos os dias.

Requisito: Após realização da ficha de atendimento na recepção.


13) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / PRONTO ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA:

Onde: Sala de Emergência, próximo à Sala de Drenagem.

Horário: 24 horas, todos os dias.

Requisito: Condições que impliquem sofrimento intenso ou riscoiminente de agravamento e/ou de óbito.


14) SERVIÇO DE NUTRIÇÃO / ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL:

Onde: Enfermarias, próximo ao Laboratório.

Horário: Segunda á sexta de 07:00 ás 13:00

Requisito: Ficha internação.


15) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / ATENDIMENTO DEURGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM ODONTOLOGIA:

Onde: Consultório Odontológico.

Horário: 24 horas, todos os dias.


16) SERVIÇO DE PSICOLOGIA / ATENDIMENTO INDIVIDUAL EM PSICOLOGIA:

Onde: Consultório de Psicologia próximo as enfermarias.

Horário: 07h às 19h, conforme escala da Psicóloga.

Requisito: Paciente admitido na unidade.


17) SERVIÇO DE PEDIATRIA / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM PEDIATRIA:

Onde: Consultório Pediátrico.

Horário: 24 horas, todos os dias.

Requisito (NÃO OBRIGATÓRIO): Caderneta da Criança e CartãoNacional de Saúde.


18) SERVIÇO DE RADIOGRAFIA / RAIO-X:

Onde: Sala deRaio-X, próxima à Sala de Medicação.

Horário: 24 horas, todos os dias.

Requisito: Solicitação pelo médico plantonista da Unidade.


19) SERVIÇO DE FARMÁCIA:

  • Responsável pelo abastecimento interno da Unidade, assimcomo controle de estoque e abastecimento pela CEMA;

Onde: No térreo próximo ao Almoxarifado da farmácia.

Horário: 24hs.


20) SERVIÇO SOCIAL / ASSISTÊNCIA SOCIAL:

Onde: Sala do Serviço Social, próxima à Portaria.

Horário: 07h às 19h.

Requisito: Usuários da Unidade.


21) SERVIÇO NEPSHUS:

  • Núcleo responsável pela Educação continuada dos profissionais econtrole das turmas de estágio.

Onde: Administração.

Horário: 07h às 19h.


22) SERVIÇO DE CCIH:

  • Responsável pelas ações de controle e prevenção de infecçãodentro do ambiente hospitalar;

Onde: Administração.

Horário: 14h as 20hs


23) SERVIÇO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE – NEVH:

  • Responsável pelo controle epidemiológico e medidas para controlede agravos a saúde;

Onde: Administração.

Horário: 07h às 13h.


24) SERVIÇO DE ALMOXARIFADO:

  • Responsável pelo abastecimento interno dos setores com materiaisde expediente e controle do patrimônio interno;

Onde: Administração.

Horário: 07h às 13h de segunda a sexta


25) SERVIÇO DE RECURSOS HUMANOS:

  • Responsável pelo controle de frequências, escalas, controle deférias, licenças, afastamentos dos funcionários;

Onde: Administração.

Horário: 07h às 19 hs de Segunda a Sexta.


BREVE HISTÓRICO

O Serviço de Pronto Atendimento Zona Sul, foi inaugurado em 22 de julho do ano de 2003, atuando de maneira efetiva nos serviços de urgência e emergência. A unidade dispõe de estrutura hospitalar de baixa complexidade, voltada a proporcionar ao usuário uma assistência de qualidade com acolhimento e conforto.

O SPA Zona Sul possui 22 leitos de internação, serviço de pediatria, clínica geral e cirúrgica, serviços odontológicos. A unidade possui um consultório odontológico reformado e munido dos melhores instrumentais do mercado. Além disso, possui mobílias hospitalares novas e também reformadas, proporcionando conforto aos usuários uma experiência.
A unidade tem o compromisso de oferecer à comunidade da zona sul de Manaus assistência integral e qualificada há 18 anos.

DADOS DA UNIDADE

Diretor(a)Maria Aládia Tavares Jimenez
CNPJ00.697.295/0098-20
CNES2016435 – UG 01712
Telefone92 3623-4300
E-mailspa_zsul@saude.am.gov.br
EndereçoRua Bento José de Lima, nº 33, Colônia Oliveira Machado. Manaus – Amazonas. CEP 69070-530
Linhas de ônibus:004, 129, 677, 680, 706.

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

MISSÃO

Garantir, em tempo integral, o atendimento aos casos de urgência e emergência de baixa e média complexidade, com maior resolutividade possível e remoção de forma assistida, nos casos absolutamente necessários, para as unidades de alta complexidade.


VISÃO

Ser um Serviço de qualidade e excelência no atendimento de urgência e emergência de baixa e média complexidade para assistência à saúde, valorizando os princípios de humanização e otimização de resultados.


VALORES

Aperfeiçoamento dos processos operacionais da assistência; Segurança; Eficiência no trato aos usuários; Ética; e Integridade.

ORGANOGRAMA

QUANDO DEVO PROCURAR O SPA ZONA SUL

Em casos de: situações que necessitem de atendimento de urgência e emergência. Casos de urgência: ocorrências imprevistas deagravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata. Exemplos deurgências: crise asmática, dor de cabeça intensa, dor de cabeça com náuseas e vômitos, ferimentos menores. Casos deemergência: com constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem risco iminente de óbito ou sofrimentointenso, exigindo, portanto, tratamento médico imediato. Exemplos de emergência: parada cardiorrespiratória, situações dechoque, respiração ineficaz, perfurações e hemorragias, dor precordial, taquicardia acentuada.

O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NO SPA ZONA SUL

  • Documento de Identidade oficial com foto;
  • Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS);
  • Certidão de Nascimento ou Cartão de Vacinação para menores de 18 (dezoito) anos;
  • Pacientes menores de 18 (dezoito) anos deverão estar acompanhados do responsável, munidos de documento oficial com foto;
  • Casos de emergência serão atendidos independentemente da documentação;
  • O usuário a ser atendido, precisa ter acima de 18 anos e apresentar-se com acompanhante maior de idade, sendo familiar ou responsável próximo que tenha conhecimento sobre o caso. Além disso, deve portar documento de Identificação oficial com foto;
  • Cartão Nacional de Saúde (CNS);
  • Comprovante de Residência e preferencialmente ser morador da zona norte de Manaus.

TEMPO DE ESPERA

A classificação de risco é baseada em ausculta qualificada pelo enfermeiro, que classifica o atendimento conforme a gravidade do caso. O acolhimento de pacientes baseado na classificação de risco, e divido em atendimento clínico, pediátrico e odontológico, além de pacientes do Consultório Rosa. A classificação é assim ordenada:
Vermelha – Emergência: atendimento imediato;
Laranja – Muito urgente: espera de até 10 minutos;
Amarelo – Urgente: espera de até 1 hora;
Verde – Pouco urgente: espera de até 2 horas;
Azul – Não urgente: espera de até 4 horas.

ACOLHIMENTO NOTURNO E/OU DIURNO

O SPA Zona Sul trabalha em regime de observação, onde o paciente permanece para realizar exames e/ou ser medicado. Otempo máximo de permanência do paciente no SPA Zona Sul para elucidação diagnóstica e tratamento é de 24 (vinte e quatro)horas. Conforme avaliação do quadro clínico, sendo indicada a internação, deverá o médico preencher Guia de Transferênciapara unidade de referência e/ou maior complexidade, e o Núcleo Interno de Regulação- NIR deverá proceder com a inserção dopaciente no Sistema de Transferência de Emergência Regulada- SISTER.

ACOMPANHANTES

É assegurado o direito a um acompanhante para paciente menor de 18 (dezoito) anos de idade (art. 12 da Lei Federal nº8.069/90), paciente idoso (art. 16 da Lei Federal nº 10.741/03), pessoa com deficiência (art. 22 da Lei Federal nº 13.146/15) epara o indígena, respeitadas as condições clínicas deste (art.275, I, da Portaria nº 2.663/2017-MS). Casos especiais serãoavaliados pela equipe multidisciplinar da unidade. O acompanhante precisa estar saudável, não ter contato com pessoas comsinais/sintomas respiratórios e deve seguir os protocolos institucionais, informados na unidade.

VISITANTES

As visitas estão liberadas apenas para enfermarias não COVID -19 e restritas para enfermarias de síndromes respiratória, o visitante deve seguir as medidas imposta com intuito de minimizar a circulação e a exposição de pessoas em decorrência da pandemia.

DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DA SAÚDE

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