Serviço de Pronto Atendimento Joventina Dias
APRESENTAÇÃO
A Carta de Serviços do SPA Joventina Dias tem como finalidade informar os usuários sobre os serviços de urgência e emergência oferecidos pela unidade, integrante da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas. O documento esclarece essas modalidades de atendimento, contribuindo para a organização do fluxo de pacientes e a otimização dos recursos disponíveis.
O SPA realiza atendimentos 24 horas por dia nas especialidades de Clínica Médica, Clínica Pediátrica, Cirurgia Geral, Ortopedia, Odontologia, Nutrição, Serviço Social, Enfermagem, Laboratório e Radiologia, e conta com 22 leitos ativos distribuídos entre a sala de emergência (2 leitos), a enfermaria de observação (5 leitos), a enfermaria feminina (5 leitos), a enfermaria masculina (5 leitos) e a enfermaria pediátrica (5 leitos).
Reafirmando assim o compromisso do SPA Joventina Dias com a transparência, a qualidade e a humanização no atendimento, facilitando o acesso às informações sobre a estrutura e serviços, integrando a unidade à rede de saúde e contribuindo para a melhoria contínua do atendimento à população.
SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS
1) ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Horário: 24 horas, todos os dias.
OBS.: Atendimento imediato na sala de emergência ou confome a Classificação de Risco feita pela triagem, direcionado ao consultòrio.
Onde: Sala de Emergência, Enfermaria e Consultórios.
Requisito: Ficha de atendimento interna.
2) ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM PEDIATRIA
Horário de atendimento: 24 horas, todos os dias.
Onde: Consultório Pediátrico, Sala de Emergência e Enfermarias.
Requisito: Idade até 14 (catorze) anos,11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias.
3) ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM CLÍNICA MÉDICA
Horário de atendimento: 24 horas, todos os dias.
OBS: Casos classificados em urgência e emergência.
Onde: Consultório Clínico, Enfermaria e Sala de Emergência.
Requisito: Ficha de atendimento interna.
4) INTERNAÇÃO
Horário de atendimento: 24 horas, todos os dias.
OBS: A unidade opera em regime de observação, com possibilidade de transferência para a unidade de referência via Sistema de Transferência de Emergência Regulada (SISTER).
Onde: Enfermarias Clínica, Pediátrica e Cirúrgica.
5) SERVIÇODECIRURGIA/DRENAGEM
Horário de atendimento: 07:30h às 11:30h e 13:30h às 17:30h.
OBS.: Disponível todos os dias, a qualquer horário, de acordo com a urgência.
Onde: Sala de drenagem
Requisito: Ficha de Atendimento interna e avaliação do cirurgião.
6) SERVIÇO DE CIRURGIA / DRENAGEM DE TORÁX
Horário de atendimento: 24h, todos os dias.
Onde: Sala de Emergência.
Requisito: Ficha de Atendimento interna e avaliação do cirurgião.
7) SERVIÇO DE CIRURGIA / RETIRADA DE CORPO ESTRANHO
Horário de atendimento: 24 horas, todos os dias.
Onde: Sala de Emergência.
Requisito: Ficha de Atendimento interna e avaliação do cirurgião
8) SERVIÇO DE CIRURGIA / SUTURA
Horário de atendimento: 24 horas, todos os dias.
Onde: Sala de Sutura.
Requisito: Ficha de Atendimento interna e avaliação do cirurgião.
9) SERVIÇO DE ENFERMAGEM/CURATIVO
Horário de atendimento: 24 horas, todos os dias.
OBS.: Disponível para pacientes internados e/ou em caráter de urgência.
Onde: Sala de drenagem.
Requisito: Ficha de Atendimento interna.
10) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / TROCA DE SONDA ENTERAL E CISTOSTOMIA
Horário de atendimento: 08h às 11:30h e 13:30h às 17:30h.
OBS.: Em caso de anormalidade na sonda, o atendimento está disponível em qualquer horário.
Onde: Sala de Emergência.
Requisito: Ficha de Atendimento interna.
11)SERVIÇO DE ENFERMAGEM / TROCA E RETIRADA DE SONDA VESICAL
Horário de atendimento: 24 horas, todos os dias.
OBS.: Somente em situações de urgência, sendo elas: obstrução, balonete estourado e sangramentos.
Onde: Sala de Emergência
Requisito: Ficha de Atendimento interna
12) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR/ELETROCADIOGRAMA
Horário de atendimento: 24 horas, todos os dias.
OBS.: Exame realizado mediante solicitação do médico plantonista da unidade.
Onde: Sala de Emergência.
Requisito: Ficha de Atendimento interna.
13) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / LAVAGEM GÁSTRICA
Horário de atendimento: 24 horas, todos os dias.
Onde: Sala de Emergência.
Requisito: Ficha de Atendimento interna eprescrição médica.
14) SERVIÇO NUTRIÇÃO / ORIENTAÇÃO E CONDUTA
Horário de atendimento: De segunda a sexta, de 13h às 19h. Exceto feriados.
OBS.: Serviço disponibilizado para pacientes em observação nas Enfermarias e na Sala de Emergência.
Onde: Enfermarias e Sala de Emergência.
Requisito: Ficha de atendimento interna e Prescrição médica
15) SERVIÇO NUTRIÇÃO / ORIENTAÇÃO E CONDUTA
Horário de atendimento: De segunda a sexta, de 13h às 19h. Exceto feriados.
OBS.: Serviço disponibilizado para pacientes em observação nas Enfermarias e na Sala de Emergência.
Onde: Enfermarias e Sala de Emergência.
Requisito: Ficha de atendimento interna e Prescrição médica
16) SERVIÇO DE FARMÁCIA / DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS PARA MALÁRIA E TUBERCULOSE
Horário de atendimento: 24 horas, todos os dias.
OBS.: Acompanhamento feito pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica.
Onde: Farmácia.
Requisito: Ficha de atendimento interna, resultado de exames, receita médica e notificação.
17) SERVIÇO DE RADIOLOGIA
Horário de atendimento: 24 horas, todos os dias.
OBS.: Raio X disponível para crânio, face, coluna, tórax, membros superiores e inferiores e abdômen.
Onde: Sala de Raio X.
Requisito: Ficha interna e solicitação do Médico Plantonista da unidade.
18) SERVIÇO DE EMISSÃO DE ATESTADO DE ÓBITO
Horário de atendimento: 24 horas, todos os dias.
Onde: Consultório Médico.
Requisito: Pacientes internados ou em domicílio que vieram a óbito por causa natural. No caso de óbito domiciliar, é necessário apresentar o Boletim de Ocorrência e fazer a Ficha de Atendimento na recepção da unidade.
19) SERVIÇO DE LABORATÓRIO
Horário de atendimento: 24 horas, todos os dias.
OBS.: Exames laboratoriais: hemograma, glicemia capilar, pesquisa de plasmodium, BHCH, teste rápido para HIV, sífilis, hepatite de urgência, covid 19, elementos anormais do sedimento, parasitológico de fezes.
Onde: Laboratório.
Requisito: Ficha interna e solicitação do Médico Plantonista da unidade.
20) SERVIÇO SOCIAL
Horário de atendimento: De segunda a sextafeira, das 7h às 12h e de 13h às 19hs. Exceto feriados.
Onde: Sala de Atendimento do Serviço Social.
Requisito: Ficha de Atendimento interna.
21) ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM ODONTOLOGIA
Horário de atendimento: 24 horas, todos os dias.
Onde: Consultório Odontológico.
Requisito: Ficha de Atendimento interna.
22) SERVIÇO DE DRENAGEM DE ABCESSO DENTÁRIO E ODONTALDIA
Horário de atendimento: 24 horas, todos os dias.
Onde: Consultório Odontológico.
Requisito: Ficha de Atendimento interna.
23) SERVIÇO DE IMOBILIZAÇÃO DE FRATURA ODONTOLÓGICA
Horário de atendimento: 24 horas, todos os dias.
Onde: Consultório Odontológico.
Requisito: Ficha de Atendimento interna.
24) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / PULPECTOMIA/SUTURA DE TECIDOS MOLES DA BOCA
Horário de atendimento: 24 horas, todos os dias.
Onde: Consultório Odontológico.
Requisito: Ficha de Atendimento interna.
25) FORNECIMENTO DECÓPIADEPRONTUÁRIO
Horário de atendimento: De segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
Onde: Serviço de Arquivo Médico – SAME.
Requisito: Solicitação realizada pelo paciente ou pelo representante legal mediante procuração, acompanhada de documento de identificação oficial, como RG ou CNH.
26) FORNECIMENTO DE VERACIDADE DE ATESTADO
Horário de atendimento: De segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
Onde: Serviço de Arquivo Médico – SAME.
Requisito: Apresentação de ofício solicitando à direção da unidade a verificação da autenticidade do atestado, acompanhada de uma cópia do documento ou da declaração de comparecimento.
27) OUVIDORIA DA UNIDADE
Horário de atendimento: 24 horas, todos os dias.
OBS: A unidade possui caixa de sugestões e sistema de QR Code que recebe as notificações dos usuários.
Onde: Recepção e corredores da unidade.
28) ORIENTAÇÃO DE CONDULTA QUANTO A COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO (CAT)
Horário de atendimento: De segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
OBS: Informamos ao usuário que a CAT é emitida pela empresa, ou sindicato da categoria, ou pelo próprio acidentado no site do INSS.
Onde: Serviço SocialRequisito: Ficha de Atendimento interna
29) SERVIÇOS DE ORTOPEDIA/IMOBILIZAÇÃO DE FRATURA COM CALHA, GESSO CIRCULAR E TALA DE ALUMÍNIO
Horário de atendimento: Atendimento das 7h da manhã à 1h da madrugada.
OBS: O serviço de ortopedia atende pacientes com idade a partir de 15 anos completos.
Onde: Consultório de Ortopedia Requisito: Ficha de Atendimento interna.
30) SERVIÇOS DE ORTOPEDIA ESTABILIZAÇÃO E ANALGESIA DE FRATURA EXPOSTA
Horário de atendimento: Atendimento das 7h da manhã à 1h da madrugada.
OBS: O serviço de ortopedia atende pacientes com idade a partir de 15 anos completos.
Onde: Consultório de Ortopedia Requisito: Ficha de Atendimento interna.
31)SERVIÇOS DE ORTOPEDIA/REDUÇÃO DE OMBRO E FRATURAS / SUTURA
Horário de atendimento: Atendimento das 7h da manhã à 1h da madrugada.
OBS: O serviço de ortopedia atende pacientes com idade a partir de 15 anos completos.
Onde: Consultório de Ortopedia.
Requisito: Ficha de Atendimento interna.
32)SERVIÇOS DE ORTOPEDIA/REDUÇÃO DE OMBRO E FRATURAS / SUTURA
Horário de atendimento: Atendimento das 7h da manhã à 1h da madrugada.
OBS: O serviço de ortopedia atende pacientes com idade a partir de 15 anos completos.Onde: Consultório de Ortopedia.
Requisito: Ficha de Atendimento interna.
BREVE HISTÓRICO
Em 30 de abril de 1986, foi inaugurado o Centro de Saúde Joventina Dias, que prestava serviços de pronto atendimento 24 horas, tais como: sutura, drenagem, odontologia, curativo, consulta de enfermagem, e ainda, pré-natal, dentre outros.
Em meados de 1991, o Centro de Saúde passou por reforma que durou nove meses, passando a ser unidade de de urgência e emergência.
No dia 22 de julho de 1991, a unidade foi oficializada SPA Joventina Dias, atendendo casos de urgência e emergência 24 horas.
O SPA Joventina Dias foi se tornando pequeno para suportar a demanda, e em abril de 2002, foi iniciada nova reforma, que durou mais de dois anos e nove meses. Nesse período, a unidade ficou sem funcionamento e os servidores foram relotados para outras unidades da rede estadual de saúde.
Na última reforma foram investidos mais de 1,3 milhões de reais em uma área de 1,3 mil m². Para equipar o SPA Joventina Dias, o Estado gastou cerca de 1,1 milhão de reais com instalações e equipamentos.
Em 28 de janeiro de 2005, o SPA Joventina Dias foi reinaugurado.
Atualmente o SPA Joventina Dias possui 20 (vinte) leitos de observação em até 12 horas, sendo 05 (cinco) leitos cirúrgicos, 05 (cinco) femininos, 05 (cinco) masculinos e mais 05 (cinco) leitos pediátricos.
A unidade realiza atendimentos de casos simples ambulatorial; de urgência, em caso de ferimentos por armas brancas e armas de fogo, suturas, drenagem de abscesso, atendimento odontológico e oftalmológicos, exames laboratoriais e raio-X, contando com salas de inalação, triagem, reidratação oral, medicação adulta e pediátrica. Possui ainda uma ambulância.
DADOS DA UNIDADE
CNPJ | 00.697.295/0096-68 |
CNES | 2012766 |
TELEFONE | (92) 3672-3202 – (92) 3672-3204 |
SPA_jovdias@saude.am.gov.br | |
ENDEREÇO | Rua T6, No. 33, Compensa III, Manaus/AM. ¤ CEP 69035-366. ¤ Horário de Atendimento: Aberto 24 horas |
LINHAS DE ÔNIBUS
013, 116, 119, 121, 129
IDENTIDADE ORGANIZACIONAL
MISSÃO
Prestar atendimento em caráter de urgência e emergência de baixa e média complexidade que atenda a comunidade em geral e demandas de municípios próximos, de forma humanizada, respeitando os Princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade.
VISÃO
Ser unidade de referência em atendimento em urgência e emergência de baixa e média complexidade, buscando sempre o aprimoramento contínuo, prestando assistência humanizada e valorizando os servidores.
VALORES
Competência, Efetividade, Ética, Compromisso e Transparência.
ORGANOGRAMA

QUANDO DEVO PROCURAR O SPA JOVENTINA DIAS
Em casos de vômitos ou diarreia persistentes, dor aguda, moderada ou grave, dor de cabeça intensa, rigidez de nuca, queda súbita ou elevação da pressão arterial, redução ou elevação da taxa de glicose (hipoglicemia ou hiperglicemia, respectivamente), alergia severa, envenenamento, afogamento, tentativa de suicídio, abcesso dentário, trauma, ferimento por arma de fogo ou arma branca, acidente, queimadura, febre, urgências ortopédicas dentre outras situações que exigem atendimento de urgência e emergência.
O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NO SPA JOVENTINA DIAS
O usuário a ser atendido, precisa apresentar Documento de Identidade oficial com foto. Cartão Nacional de Saúde (Cartão doSUS). Certidão de Nascimento ou Cartão de Vacina para menores de 18 (dezoito) anos.
Pacientes menores de 18 (dezoito) anos deverão estar acompanhados do responsável, munidos de documento oficial com foto.
TEMPO DE ESPERA
A Unidade utiliza a Classificação de Risco, ferramenta usada nos serviços de urgência e emergência para fazer a avaliação inicial do paciente e determinar se ele precisa de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica. Sendo:
- Emergência: o atendimento é imediato (cor vermelha);
- Muito Urgente: a espera para atendimento é de até 15 (quinze) minutos (cor laranja);
- Urgente: a espera para atendimento é de até 30 (trinta) minutos (cor amarela);
- Pouco Urgente: a espera para atendimento é de até 120 (cento e vinte) minutos (cor verde);
- Não Urgente: a espera para atendimento é de até 240 (duzentos e quarenta) minutos (cor azul).
ACOLHIMENTO NOTURNO/DIURNO
No SPA Joventina Dias, o acolhimento é prestado com humanização e eficiência. Durante o dia, a equipe completa realiza uma triagem detalhada e o encaminhamento adequado dos casos. A comunicação ativa organiza o fluxo de pacientes e otimiza os recursos disponíveis.
O atendimento diurno favorece diagnósticos precisos e integra os diferentes serviços. À noite, mesmo com equipe reduzida, o rigor na identificação rápida dos casos críticos é mantido. A prioridade no período noturno é garantir suporte imediato e seguro aos pacientes.
A agilidade no atendimento emergencial reforça a qualidade do serviço. Ambos os turnos refletem o compromisso do SPA com a saúde e o bemestar.
O ambiente acolhedor promove a confiança e o suporte necessário a cada paciente. A excelência e a humanização são as marcas registradas do serviço de pronto atendimento Joventina Dias.
ACOMPANHANTES
É assegurado o direito a um acompanhante para paciente menor de 18 (dezoito) anos de idade (art. 12 da Lei Federal nº 8.069/90), paciente idoso (art. 16 da Lei Federal nº 10.741/03), pessoa com deficiência (art. 22 da Lei Federal nº 13.146/15) e para o indígena, respeitadas as condições clínicas deste (art. 275, I, da Portaria nº 2.663/2017-MS. Casos especiais serão avaliados pela equipe multidisciplinar da unidade. O acompanhante precisa estar saudável, não ter contato com pessoas com sinais/sintomas respiratórios e deve seguir os protocolos institucionais, informados na unidade.
VISITANTES
Por ser unidade de urgência e emergência, o SPA Joventina Dias não permite visitantes de rotina. Exceções são avaliadas pelo Serviço Social.
DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DA SAÚDE
FOTOS





