Policlínica João dos Santos Braga
APRESENTAÇÃO
A Policlínica João dos Santos Braga foi inaugurada em 5 de maio de 2005 e está localizada na Avenida Margarita,no bairro Nova Cidade, em Manaus/AM. Como unidade de saúde de média complexidade, atua em articulaçãocom o Sistema de Regulação (SISREG), oferecendo atendimentos especializados de forma organizada e ágil, comfoco na qualidade do serviço prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A unidade disponibiliza atendimentos em diversas especialidades médicas, como dermatologia, ginecologia,psiquiatria, psicologia, clínica geral, oftalmologia e otorrinolaringologia. Além disso, passou a oferecer fisioterapiapor meio do Projeto RespirAR, além de serviços de telessaúde e telediagnóstico, que ampliam o acesso à assistência. Com a descentralização da entrega de fraldas pelo Governo do Amazonas, a policlínica também passou a atender essa demanda dos pacientes da zona norte da capital.
A Carta de Serviços tem por objetivo informar e orientar os usuários sobre os serviços oferecidos por esta unidade de saúde, apresentando de forma clara e acessível as formas de acesso, os compromissos deatendimento e os canais disponíveis para manifestações do cidadão, como elogios, solicitações de informações,reclamações, denúncias e sugestões.
SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS
1) FARMÁCIA:
- Serviços de Atendimento Especializado (SAE),dispensação de medicamentos.
Horário de atendimento: Segunda à Sexta-feira de 07:00às 17:00h.
OBS: Requisição médica em duas vias, para dispensação de antibióticos e remédios controlados apresentar documento de identificação; CNS (Cartão Nacional doSUS), e comprovante de residência.
2) RECEPÇÃO:
- Atendimento ao público, preenchimento de cadastro no sistema e orientações.
Horário de atendimento: Segunda à Sexta-feira de 07:00às 17:00h.
OBS: Necessário: Identidade ou documento oficial comfoto, CPF, comprovante de Residência, CNS (CartãoNacional do SUS), formulário de autorização do atendimento via SISREG.
3) SISREG/ NIRA:
- Atendimento ao público, inserção deencaminhamentos via SISREG, impressão de guias de autorização SISREG e orientações.
Horário de atendimento: Segunda à Sexta-feira de 07:00às 17:00h.
OBS: Identidade ou documento oficial com foto e CNS(Cartão Nacional do SUS).
4) ENFERMAGEM:
- Acolhimento em Saúde da mulher, consulta de enfermagem, supervisão dos serviços de enfermagem.
Horário de atendimento: Segunda à Sexta-feira de 07:00 às 17:00h.
OBS: Realização de entrada do paciente no Sistema narecepção.
5) PERIODONTIA:
Horário de atendimento: Segunda à Sexta-feira de 07:00às 11:00h.
OBS: Realização de entrada do paciente no Sistema narecepção.
6) PSICOLOGIA:
- Consulta em psicologia e terapia em grupo.
Horário de atendimento:
- Matutino: Segunda à Sexta-feira de 07:00 às 12:00h;
- Vespertino: Segunda à Sexta-feira de 12:00 às 17:00h;
OBS: Realização de entrada do paciente no Sistema narecepção.
7) SERVIÇO SOCIAL:
- Informação e ou comunicação em saúde (normas erotinas institucionais).
- Encaminhamento à rede de seguridade social(assistência, saúde e previdência). Emissão de documentos que viabilizam a obtenção de benefícios sociais.
- Atendimentos a usuários em situação de vulnerabilidade social.
Horário de atendimento:
- Matutino: Segunda à Sexta-feira de 07:00 às 12:00h;
- Vespertino: Segunda à Sexta-feira de 12:00 às 17:00h;
OBS: Realização de entrada do paciente no Sistema na recepção.
8) CLÍNICO GERAL:
- Apoio às especialidades, principalmente as especialidades de ginecologia e psiquiatria.
Horário de atendimento:
Matutino: Segunda à Sexta-feira de 08:00 às 12:00h;
Vespertino: Terça à Sexta-feira de 13:00h às 17:00h;
OBS: Formulário de encaminhamento e realização de entrada do paciente no Sistema na recepção.
9) DERMATOLOGIA:
- Consulta especializada com agendamento realizado através do Sistema Regulador – SISREG.
Horário de atendimento: Segunda, Terça e Quinta-feirade 7:00 às 11:00h.
OBS: formulário de encaminhamento e realização de entrada do paciente no Sistema na recepção.
10) GINECOLOGIA:
- Consulta especializada com agendamento realizado através do Sistema Regulador – SISREG.
Horário de atendimento:
Matutino: Terça, Quarta e Quinta-feira de 7:00h às12:00h;
Vespertino: Terça, Quarta e Quinta-feira de 13:30 às 17:30h;
OBS: formulário de encaminhamento e realização de entrada do paciente no Sistema na recepção.
11) OFTALMOLOGIA:
- Consulta especializada com agendamento realizado através do Sistema Regulador – SISREG.
Horário de atendimento:
Matutino: Segunda, terça e quarta-feira de 08:00 às12:00h;
Vespertino: Segunda, terça e quinta-feira de 13:00 às17:00h;
OBS: formulário de encaminhamento e realização de entrada do paciente no Sistema na recepção.
12) OTORRINOLARINGOLOGIA:
- Consulta especializada com agendamento realizado através do Sistema Regulador – SISREG.
Local de atendimento: Consultório Médico.
Dias e horários de Atendimento: Matutino: Quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira das 07:00 às 12:00 horas, e Vespertino: Sexta-feira das 13:00 às 17:00 horas.
Requisitos para atendimento: Prontuário do paciente contendo anexo o formulário de encaminhamento e autorização de atendimento.
13) PROCEDIMENTOS DERMATOLÓGICOS:
- Atendimento presencial com agendamento de consulta realizado via Sistema SISREG;
- Biópsia de pele e partes moles;
- Biópsia/Punção de tumor superficial da pele;
- Criocirurgia com Nitrogênio Líquido;
- Eletrocoagulação de lesão cutânea/ intralesional;
- Exérese de tumor de pele e anexos/ Cisto sebáceo/Lipoma;
- Excisões de lesões e/ou suturas de ferimentos da pele(anexos e mucosa);
- Excisão e sutura de Linfangioma / Nevus;
- Fulguração / Cauterização química de lesões cutâneas;
- Incisão e drenagem de abscesso;
- Retirada de lesão por Shaving;
- Retirada de corpos estranhos (subcutâneo).
Horário de atendimento: Quinta-feira de 07:00 às12:00h.
OBS: Prontuário do Paciente no sistema da unidade, o profissional marca o agendamento de retorno para realizar o procedimento.
14) PROCEDIMENTOS GINECOLÓGICOS:
- Atendimento presencial com agendamento de consulta realizado via Sistema Regulador – SISREG;
- Biópsia de Vagina, Biópsia de Vulva, Biópsia de Endometrio, Colposcopia;
- Criocauterização/ Eletrocoagulação de colo de útero/Cauterização Química c/ Ata;
- Preventivo, Drenagem de Glândula de Bartholin/ Skene;
- Exérese de Cisto Vaginal;
- Exérese de Pólipo de Útero;
- Extirpação de lesão de vulva/períneo (eletrocoagulação ou fulguração);
- Extração de Corpo Estranho da Vagina, Punção de Vagina;
Horário de atendimento:
Matutino: Terça, Quarta e Sextafeira de 07:00 às 12:00h;
Vespertino: Terça, Quarta eQuinta-feira de 13:00 às 17:00h;
OBS: Prontuário do Paciente no sistema da unidade, o profissional marca o agendamento de retorno para realizaro procedimento
15) OFTALMOLOGIA:
- Atendimento presencial com agendamento deconsulta realizado via Sistema Regulador – SISREG.
- Fundoscopia;
Horário de atendimento:
Matutino: Segunda-feira de 08:00 às 12:00h;
Vespertino: Segunda e Quinta-feira de 13:00 às 17:00h;
OBS: Prontuário do Paciente no sistema da unidade.
16) OTORRINOLARINGOLOGIA:
- Atendimento presencial com agendamento deconsulta realizado via Sistema Regulador – SISREG.
- Remoção de Cerumen de Conduto Auditivo Externo.
- Cauterização Química de Pequenas Lesões.
- Curativo de Ouvido.
- Retirada de Corpo Estranho de cavidade Auditiva e Nasal.
Horário de atendimento:
Matutino: Segunda-feira de 08:00 às 12:00h;
Vespertino: Segunda e Quinta-feira de 13:00 às 17:00h;
17) ODONTOLOGIA:
- Atendimento presencial com agendamento de consultarealizado pela própria profissional no consultório deodontologia.
- Consulta Odontológica.
- Exames Clínicos.
- Pequena Cirurgia (Curetagem Sub-Gengival).
- Pequena Cirurgia (Gengivectomia).
- Raspagens Corono-Radicular (Por Sextante).
- Tratamentos Gengivite (Controle de Placa).
Horário de atendimento:
Matutino: Segunda à Sexta-feira de 07:00 às 11:00h;
Vespertino: Segunda à Sexta-feira de 12:00 às 16:00h;
OBS: Prontuário do Paciente no sistema da unidade.
18) PROCEDIMENTO DE PSICOLOGIA CLÍNICA:
- Atendimento presencial com agendamento deconsulta realizada pelas profissionais.
- Terapia em Grupo.
- Terapia Individual.
- Atendimento Individual em Psicologia.
- Atendimento em Psicoterapia de grupo.
- Atividade Educativa/ Orientação em grupo na AtençãoEspecializada.
- Atendimento em oficina Terapêutica I (Saúde mentalTerapia em grupo).
Horário de atendimento:
Matutino: Segunda à Sexta-feira de 07:00 às 12:00h;
Vespertino: Segunda à Sexta-feira de 12:00 às 17:00h.
OBS: Prontuário do Paciente no sistema da unidade.
19) CTA – CENTRO DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO:
- Testagem e Aconselhamento de HIV-1, Sífilis, Hepatite(B e C).
Horário de atendimento:
- Matutino: Segunda à Sexta-feira a partir de 07:00h.
- Vespertino: Segunda à Sexta-feira a partir de 13:00h.
OBS: Prontuário do Paciente no sistema da unidade.
20) OUVIDORIA:
Canal de comunicação entre o cidadão e o poderpúblico, ou entre o cidadão e uma instituição.
Horário de atendimento:
Matutino: Segunda à Sexta-feira a partir de 07:00h;
Vespertino: Segunda à Sexta-feira a partir de 13:00h;
OBS: Prontuário do Paciente no sistema da unidade.
21.) TELESSAÚDE – TELEDIAGNÓSTICO:
- Exame de Eletrocardiograma, procedimento realizado naUnidade, agendado via Sistema regulador – SISREG, comentrega de laudo no mesmo dia do exame.
Horário de atendimento:
Matutino: Segunda à Sexta-feira a partir de 07:00h;
Vespertino: Segunda à Sexta-feira a partir de 14:00h;
OBS: Prontuário do Paciente no sistema da unidade.
22) DISPENSAÇÃO DE FRALDAS – ZONA NORTE:
- O Governo do Amazonas descentralizou a entrega defraldas para os pacientes da Atenção Básica, com issoa unidade dispensa fraldas aos usuários cadastradosvia CEMA e contatados via SES/AM.
Horário de atendimento: Segunda à Sexta-feira de 13:00 às17:00h.
OBS: Recepção do paciente no sistema da unidade.
23) FISIOTERAPIA:
- Atendimento presencial com agendamento deprocedimento realizado via Sistema regulador –SISREG.
Horário de atendimento:
Matutino: Segunda à Sexta-feira a partir de 07:00h;
Vespertino: Segunda à Sexta-feira a partir de 14:00h.
OBS: Prontuário do Paciente no sistema da unidade,requisição do exame e autorização emitida via SISREG.
BREVE HISTÓRICO
A unidade foi inaugurada em 05 de maio de 2005 sito na Av. Margarita s/n no bairro Nova Cidade, CEP: 69097 305 – Manaus/AM. Os atendimentos são realizados concomitantemente com o Sistema de Regulação – SISREG, prestando serviços de acordo com as especialidades que lhes são encaminhadas, com a maior brevidade possível.
É uma Unidade de Saúde de média complexidade que tem como objetivo: proporcionar ao usuário um atendimento médico de qualidade nas seguintes especialidades: dermatologia, ginecologia, psiquiatria, psicologia, clínico geral, oftalmologista, otorrinolaringologista e mais recentemente através do Projeto RespirAR passamos a ofertar também aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS o atendimento de fisioterapia e educador físico.
DADOS DA UNIDADE
Diretor(a)-Presidente | IARIMEIA ANDRADE DA SILVA |
CNPJ | 00.697.295/0100-89 |
CNES | 3500179 |
Telefone | (092) 3649-5500 |
policlin_jbraga@saude.am.gov.br | |
Endereço | Avenida Margarita, S/N Nova Cidade CEP: 69.097-305 – Manaus – AM |
Linhas de ônibus: | 041 – 042 – 044 – 355 – 444 – 446 – 560. Nas proximidades da Unidade de Saúde ônibus que passam próximo a Caixa D’água do DB Nova Cidade: 319 – 328 – 443 |
IDENTIDADE ORGANIZACIONAL
MISSÃO
Prestar atendimento especializado aos usuários referenciados pela rede SUS, promovendo oacesso integral e equitativo à saúde, com foco na qualidade de vida e no cuidado humanizadocomo direito de todos os cidadãos
VISÃO
Ser um centro de referência em atendimento especializado, por meio de uma equipemultiprofissional comprometida em oferecer serviços de qualidade, com eficiência, eficácia ehumanização, visando à resolutividade das demandas de saúde e à satisfação da populaçãoatendida.
VALORES
Valorização do ser humano e respeito aos seus direitos, com compromisso ético nas relaçõespessoais, profissionais e institucionais, pautando-se na responsabilidade social e no cumprimentoda função pública em saúde.
ORGANOGRAMA

QUANDO DEVO PROCURAR A POLICLÍNICA JOÃO DOS SANTOS BRAGA
A Policlínica João dos Santos Braga está inserida no rol de procedimentos oferecidos pela Atenção Secundária e ou chamada média complexidade ambulatorial que é composta por ações e serviços que visam atender aos principais problemas e agravos de saúde da população, cuja complexidade da assistência na prática clínica demande a disponibilidade de profissionais especializados e a utilização de recursos tecnológicos, para o apoio diagnóstico e tratamento.
A relação dos grupos que compõem os procedimentos de média complexidade do Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA) é a informada a seguir: procedimentos e consultas especializados realizados em ginecologia, dermatologia, otorrinolaringologista e oftalmologista por profissionais médicos, ações especializadas em periodontia; fisioterapia; psicologia e serviço Social.
Contamos também com a Educação Física e o serviço de Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O CTA tem como objetivo a oferta da testagem gratuita, confidencial e anônima e do aconselhamento em IST/AIDS, a partir de uma abordagem de educação em saúde e de redução de riscos e vulnerabilidades. Realizam ações e oferta de testagem sorológica HIV-1, Sífilis; hepatite B e C de forma confidencial e anônima, bem como a educação em saúde e aconselhamento.
A unidade também oferta atendimento em clínico geral, eletrocardiograma, distribuição de medicação- farmácia.
Por ser uma unidade de saúde de média complexidade o acesso aos serviços decorrem através do SISREG – Sistema Regulador, onde o paciente é inicialmente atendimento numa unidade básica de saúde e necessitando de um atendimento especializado o médico encaminha para o especialista e a requisição é inserida no sistema da unidade básica de saúde e posteriormente, confirmado o atendimento do usuário na unidade especializada executante do serviço para acompanhamento e tratamento resolutivo da patologia apresentada pelo paciente no atendimento inicial
nas unidades básicas de saúde.
O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NA UNIDADE
O atendimento realizado pela Policlínica João dos Santos Braga acontece através do SISREG – Sistema Regulador para as especialidades , e quando confirmado pelo sistema o atendimento ou procedimento do paciente o mesmo deve apresentar no dia do atendimento ou consulta marcada o encaminhamento com a autorização, a Carteira de Identidade ou Documento Oficial com foto (Carteira de motorista, Carteira de trabalho, Carteira do Conselho de Classe etc.) o Cartão do SUS, CPF e Comprovante de residência. O atendimento do público é a partir de 16 anos. Agendamento local para o clínico e endodontia.
DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DA SAÚDE
CANAIS DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO
Presencial: No endereço desta Unidade de Saúde: Sito na Avenida Margarita, S/N, bairro Nova Cidade, CEP: 69097-305 em Manaus-AM;
Horário: das 07:00 às 17:00 horas;
Telefone(s):
(92) 3649-5500 (Recepção)
(92) 3649-5501 (Direção)
(92) 3649-5502 (Secretaria)
(92) 3649-5503 (Gerência Administrativa Financeira)
E-mail: policlin_jbraga@saude.am.gov.br.
FOTOS

