Maternidade Dr. Antenor Barbosa
APRESENTAÇÃO
Inaugurada em 25 de junho de 1985, com o nome de Centro de Atenção Materno Infantil “Balbina Mestrinho I” (CAMI I), foi aprimeira de três casas de parto programadas pela Secretaria de Estado da Saúde, antiga SESAU, a ser implantada, na época nacidade de Manaus. Na inauguração contava com 10 leitos e 04 camas de pré-parto realizando apenas partos normais. Passoupela primeira reforma em 1999, quando foi criada uma sala de cirurgia para realização de partos cesarianos, e ampliado o CentroObstétrico. No ano de 2000 iniciou sua segunda reforma e ampliação, a mesma voltou a funcionar em fevereiro de 2001,passando a ser identificada como Maternidade Alvorada – CAMI I. Em maio de 2004, nova obra foi iniciada, sendo concluída emmaio de 2006, a maternidade passou a contar com uma UCINCO com 04 leitos e UCINCA, com 06 leitos, Agencia Transfusional,Arquivo Médico e outros módulos. Atualmente a Maternidade conta com 41 leitos distribuídos, sendo 04 leitos de PPP1, 24leitos de ALCON, 03 leitos PPP2, 03 leitos SRPA, 03 Leitos UCINCA e 04 leitos UCINCO.
Por fim, em 12 de Dezembro de 2023, a Maternidade Alvorada passou a denominar-se Maternidade Dr. Antenor Barbosa pormeio do Decreto n° 48.679/2023 em reconhecimento à trajetória do médico ginecologista José Antenor Barbosa Ferreira que sedestacou por sua postura altruísta e humanitária, tendo realizado inúmeros partos.Esta Carta de Serviço tem por objetivo informar e orientar os usuários sobre os serviços oferecidos por esta unidade de saúde,apresentando de forma clara e acessível as formas de acesso, os compromissos de atendimento e os canais disponíveis paramanifestações do cidadão, como elogios, solicitações de informações, reclamações, denúncias e sugestões.
Esta Carta de Serviços tem por objetivo informar e orientar os usuários sobre os serviços oferecidos por esta unidadede saúde, apresentando de forma clara e acessível as formas de acesso, os compromissos de atendimento e oscanais disponíveis para manifestações do cidadão, como elogios, solicitações de informações, reclamações,denúncias e sugestões.
SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS
1) SERVIÇO DE OBSTETRÍCIA
Horário de atendimento: 24h, todos os dias,demanda espontânea.
OBS: Atendimento exclusivo para gestantes,puérperas e em situação de abortamento.
Onde: ACR, Consultório, enfermaria, PPP, CPNI, Centrocirúrgico e sala de emergência, UTI Materna.
Requisito: Documento Oficial com foto e CartãoNacional do SUS.
2) NEONATOLOGIA
Horário de atendimento: 24h, todos os dias.
OBS: RN na faixa etária de 0 (ZERO) à 28 dias, que estejam internados na unidade de saúde e/ou demanda espontânea.
Onde: UTIN, UCINCA, UCINCO, ALCON, PPP, CPNI,Centro cirúrgico e Sala de emergência.
Requisito: Documento Oficial do responsável,Cartão Nacional do SUS e/ou caderneta da criança e certidão de nascimento.
3) CIRURGIA GERAL
Horário de atendimento: 24h, todos os dias (atendimento interno).
OBS: Atendimento médico de cirurgia geral, de urgência eemergência, por complicação obstétrica ou puerperal.
Onde: Centro cirúrgico.
Requisito: Estar internada na unidade de saúde, comindicação para serviço da cirurgia geral.
4) TRIAGEM NEONATAL
Horário de atendimento: 07H – 17H, todos os dias(atendimento interno).
OBS: Teste do pezinho (pode ser agendado externo), da orelhinha,da língua, do olho e do coração (realizado na unidade de nascimento do neonato).
Onde: ALCON, UTIN, UCINCO, UCINCA, CPNI.
Requisito: RN de 0 a 28 dias, Cartão Nacional do SUS.
5) RAIO-X
Horário de atendimento: 24h, todos os dias.
OBS: Não há emissão de laudo ou impressão deimagens.
Onde: Sala de Raio-x.
Requisito: Necessário requisição médica.
6) ULTRASSONOGRAFIA
Horário de atendimento: 24h, todos os dias.
OBS: Laudo ou impressão de imagens, integrado aoprontuário eletrônico.
Onde: Sala de USG, UTIN e UTI Materna.
Requisito: Necessário requisição médica.
7) LABORATÓRIO
Horário de atendimento: 24h, todos os dias.
OBS: Não há impressão de resultados de exames,resultados integrados ao sistema de prontuárioeletrônico.
Onde: Sala de coleta e serviços de internação.
Requisito: Solicitação médica do exame a realizar.
8) POSTO DE COLETA DE LEITE MATERNO
Horário de atendimento: 24h, todos os dias.
OBS: Serviços realizados pela equipe de enfermagem,orientação acerca da amamentação, relactação etraslactação, extração de leite humano, orientaçãopara doação de leite.
Onde: Alojamento Conjunto, Sala de Pré-Parto, Parto e PósParto – PPP e Posto de Coleta de Leite Humano.
9) SERVIÇOS MULTIPROFISSIONAIS
Horário de atendimento: 07h as 19h, todos os dias.
OBS: Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia, ServiçoSocial.
Onde: Na unidade de saúde.
Requisito: Exclusivos para pacientes internadas naunidade de saúde.
10) OUVIDORIA
Horário de atendimento: 08h as 17h, de segunda a sextafeira (presencial)
OBS: Acesso via FalaBR, formulário próprio daunidade, ou FORMS no link do aplicativo.
Onde: Sala da Ouvidoria, e site: https://falabr.cgu.gov.br.
Requisito: Manifestação individual e voluntária dousuário do serviço, profissionais de saúde ecomunidade.
11) EMISSÃO DE CERTIDÃO DE NASCIMENTO
Horário de atendimento: Segunda a Sexta das 8h às12h e das 13h às 17h e Sábado de 8h às 12h.
Onde: Cartório instalado na unidade de saúde.
Requisito: Declaração de Nascido Vivo (DNV/viaamarela, fornecida pela maternidade), RG (identidade)do responsável pelo registro (pai ou mãe), presençaobrigatória do pai ou da mãe e certidão de casamento(se pais casados em cartório); Pais menores de 16anos – DNV/via amarela, fornecida pela maternidade,RG (identidade) dos pais, presença obrigatória do pai eda mãe, e dos responsáveis legais dos pais da criança,com documento de identificação com foto.
BREVE HISTÓRICO
Inaugurada em 25 de junho de 1985, com o nome de Centro de Atenção Materno Infantil “Balbina Mestrinho I” (CAMI I), foi a primeira de três casas de parto programadas pela Secretaria de Estado da Saúde, antiga SESAU, a ser implantada, na época na cidade de Manaus. Na inauguração contava com 10 leitos e 04 camas de pré-parto realizando apenas partos normais. Passou pela primeira reforma em 1999, quando foi criada uma sala de cirurgia para realização de partos cesarianos, e ampliado o Centro Obstétrico. No ano de 2000 iniciou sua segunda reforma e ampliação, a mesma voltou a funcionar em fevereiro de 2001, passando a ser identificada como Maternidade Alvorada – CAMI I, contando com uma estrutura de 30 leitos, sala de esterilização e preparo de materiais, assistência ao RN, sala de recuperação pós-anestésica, UCI com 04 leitos, Unidade Canguru com 03 leitos, laboratório de análises clínicas e ultrassonografia. Em maio de 2004, nova obra foi iniciada, sendo concluída em maio de 2006, a maternidade passou a contar com uma UCINCO – Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais Convencionais com 04 leitos e UCINCA – Unidade de Cuidados Intermediários Canguru, com 06 leitos, Agencia Transfusional, Arquivo Médico e outros módulos que se fazem necessários em razão da nova filosofia de atendimento humanizado, sendo esta a estrutura que permanece até os dias atuais. Em 2002 foi agraciada com o prêmio Professor Galba de Araújo, do Ministério da Saúde, pela Humanização do Atendimento ao Parto e Nascimento, bem como foi declarado HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA pela OMS, UNICEF e Ministério da Saúde por seu trabalho em prol do Incentivo ao Aleitamento Materno. Em 2014, esta unidade aderiu ao programa nacional da Rede Cegonha que preconiza o Parto Natural e humanizado e os cuidados amigos da Mulher com prioridade no atendimento. E recentemente, por meio do Decreto n° 48.679 de 12 de Dezembro de 2023, passou a denominar-se Maternidade Dr. Antenor Barbosa.
DADOS DA UNIDADE
Diretor-Presidente | Maria Aládia Tavares Jimenez |
CNPJ | 00.697.295/0011-79 |
Código UG | 017122 |
CNES | 2013029 |
Telefone | (92) 3659-2800 |
Endereço | Rua Professora Lea Alencar (antiga rua 7), s/n, Alvorada I, CEP: 69042-050 |
Horário de Funcionamento: | 24hs |
Horário de Atendimento: | 24hs |
Linhas de ônibus: | 213,219,225,227 |

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL
MISSÃO
Garantir à parturiente assistência humanizada e qualificada em tempo integral durante o parto e opuerpério, bem como ao recém-nascido, respeitando os preceitos éticos e morais.
VISÃO
Coordenar, supervisionar e executar ações a fim de que todos os objetivos sejam alcançados, oferecendoatendimento humanizado de qualidade à população.
VALORES
Ética, equidade, agilidade, valorização dos servidores, qualidade dos serviços, competência, humanizaçãoe compromisso
ORGANOGRAMA

QUANDO DEVO PROCURAR A MATERNIDADE DR ANTENOR BARBOSA
Grávidas em trabalho de parto, sangramento, abortamento em curso, perda de líquido, perda do tampão mucoso, ausência dos movimentosfetais, aumento da pressão arterial durante a gestação (SHEG), grávidas com sintomas de covid-19, quadro clínico com suspeita de apendicite,hiperemêse gravídica, com encaminhamento da APS, quadro clínico de infecção urinária grave e demais urgências obstétricas. Recém-Nascidosaté 28 dias de nascido: com sinais de icterícia, com infecção do coto umbilical, com infecção ocular.
O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NA MATERNIDADE DR ANTENOR BARBOSA
Precisa estar grávida ou mulheres com sinais e/ou sintomas de gravidez. Portar documento de Identidade com foto, cartão de Pré-natal e CartãoNacional de Saúde (CNS). Recém-Nascidos até 28 dias de nascido apresentar Certidão de Nascimento, Caderneta da criança e Cartão Nacionalde Saúde (CNS). Casos urgentes serão atendidos independentemente da documentação. Obs.: Pacientes menores de 18 (dezoito) anosdeverão estar acompanhados do responsável, ambos munidos de documentos pessoais.
TEMPO DE ESPERA
Unidade dispõe do setor de Acolhimento e Classificação de Risco – ACR que estipula o tempo de espera pelo grau de prioridade da gestante.
Vermelho: emergências com risco de vida — atendimento imediato;
Laranja: urgências muito graves — atendimento em até 10 minutos;
Amarelo: urgências — atendimento em até 30 minutos;
Verde: pouco urgentes — atendimento em até 120 minutos;
Azul: não urgentes —atendimento em até 240 minutos.
INTERNAÇÃO
Paciente em trabalho de parto com dilatação acima de 4 (quatro) cm ou com sinais e sintomas de complicação obstétrica, conforme avaliação médica. O obstetra procede à avaliação médica e com base no quadro clínico da paciente e na disponibilidade de leitos da maternidade, decide: pela permanência em estado de observação, aguardando resultado de exames laboratoriais e/ou de ultrassonografia; pela internação; ou pela sua remoção a outra instituição através de autorização do Complexo Regulador do Amazonas; ou pelo encaminhamento para tratamento ambulatorial. O recém-nascido até 28 (vinte e oito) dias de vida será avaliado pelo pediatra e internado conforme avaliação médica.
ACOMPANHANTES
De acordo com a Lei Federal nº 11.108/2005, a gestante tem direito a um acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-partoimediato. A presença de um acompanhante também é autorizada e garantida para pacientes menores de 18 (dezoito) anos, maiores de 60 (sessenta) anos epara aquelas com necessidades especiais. No caso de pacientes menores de idade, é obrigatória a presença do responsável legal.Conforme a Portaria nº 2.068/2016 – GM/MS, o recém-nascido deve ser acompanhado pela mãe no alojamento conjunto, onde deve ser estimulada efacilitada a presença do pai sem restrição de horário, inclusive do genitor sócio-afetivo.Para vítimas de violência sexual, atendidas pelo SAVVIS, e para mulheres que buscam prevenção de gravidez por meio do planejamento familiar, épermitido o acompanhamento de uma pessoa de sua escolha.
VISITANTES
O visitante deve ser maior que 18 (dezoito) anos, permitindo 02 (dois) visitantes, 01 (um) por vez, sendo realizada somente no horário determinado: 16:00às 17:00h. O Pai não será visita, tendo livre acesso ao acompanhamento
DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DA SAÚDE
FOTOS
