Maternidade Dr. Antenor Barbosa

¤ Endereço: Rua Professora Lea Alencar, Manaus-AM ¤ CEP: 69042-150 ¤ Horário de atendimento: Aberto 24hs ¤ Telefone: (92) 98403-9314 - (92)98403-8456

Maternidade Dr. Antenor Barbosa

Decreto Nº 48.659 de 12 de dezembro 2023 – Denomina como Maternidade Dr. Antenor Barbosa a Maternidade Alvorada.

APRESENTAÇÃO

Inaugurada em 25 de junho de 1985, com o nome de Centro de Atenção Materno Infantil “Balbina Mestrinho I” (CAMI I), foi aprimeira de três casas de parto programadas pela Secretaria de Estado da Saúde, antiga SESAU, a ser implantada, na época nacidade de Manaus. Na inauguração contava com 10 leitos e 04 camas de pré-parto realizando apenas partos normais. Passoupela primeira reforma em 1999, quando foi criada uma sala de cirurgia para realização de partos cesarianos, e ampliado o CentroObstétrico. No ano de 2000 iniciou sua segunda reforma e ampliação, a mesma voltou a funcionar em fevereiro de 2001,passando a ser identificada como Maternidade Alvorada – CAMI I. Em maio de 2004, nova obra foi iniciada, sendo concluída emmaio de 2006, a maternidade passou a contar com uma UCINCO com 04 leitos e UCINCA, com 06 leitos, Agencia Transfusional,Arquivo Médico e outros módulos. Atualmente a Maternidade conta com 41 leitos distribuídos, sendo 04 leitos de PPP1, 24leitos de ALCON, 03 leitos PPP2, 03 leitos SRPA, 03 Leitos UCINCA e 04 leitos UCINCO.

Por fim, em 12 de Dezembro de 2023, a Maternidade Alvorada passou a denominar-se Maternidade Dr. Antenor Barbosa pormeio do Decreto n° 48.679/2023 em reconhecimento à trajetória do médico ginecologista José Antenor Barbosa Ferreira que sedestacou por sua postura altruísta e humanitária, tendo realizado inúmeros partos.Esta Carta de Serviço tem por objetivo informar e orientar os usuários sobre os serviços oferecidos por esta unidade de saúde,apresentando de forma clara e acessível as formas de acesso, os compromissos de atendimento e os canais disponíveis paramanifestações do cidadão, como elogios, solicitações de informações, reclamações, denúncias e sugestões.

Esta Carta de Serviços tem por objetivo informar e orientar os usuários sobre os serviços oferecidos por esta unidadede saúde, apresentando de forma clara e acessível as formas de acesso, os compromissos de atendimento e oscanais disponíveis para manifestações do cidadão, como elogios, solicitações de informações, reclamações,denúncias e sugestões.

SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS

1) SERVIÇO DE OBSTETRÍCIA

Horário de atendimento: 24h, todos os dias,demanda espontânea.

OBS: Atendimento exclusivo para gestantes,puérperas e em situação de abortamento.

Onde: ACR, Consultório, enfermaria, PPP, CPNI, Centrocirúrgico e sala de emergência, UTI Materna.

Requisito: Documento Oficial com foto e CartãoNacional do SUS.


2) NEONATOLOGIA

Horário de atendimento: 24h, todos os dias.

OBS: RN na faixa etária de 0 (ZERO) à 28 dias, que estejam internados na unidade de saúde e/ou demanda espontânea.

Onde: UTIN, UCINCA, UCINCO, ALCON, PPP, CPNI,Centro cirúrgico e Sala de emergência.

Requisito: Documento Oficial do responsável,Cartão Nacional do SUS e/ou caderneta da criança e certidão de nascimento.


3) CIRURGIA GERAL

Horário de atendimento: 24h, todos os dias (atendimento interno).

OBS: Atendimento médico de cirurgia geral, de urgência eemergência, por complicação obstétrica ou puerperal.

Onde: Centro cirúrgico.

Requisito: Estar internada na unidade de saúde, comindicação para serviço da cirurgia geral.


4) TRIAGEM NEONATAL

Horário de atendimento: 07H – 17H, todos os dias(atendimento interno).

OBS: Teste do pezinho (pode ser agendado externo), da orelhinha,da língua, do olho e do coração (realizado na unidade de nascimento do neonato).

Onde: ALCON, UTIN, UCINCO, UCINCA, CPNI.

Requisito: RN de 0 a 28 dias, Cartão Nacional do SUS.


5) RAIO-X

Horário de atendimento: 24h, todos os dias.

OBS: Não há emissão de laudo ou impressão deimagens.

Onde: Sala de Raio-x.

Requisito: Necessário requisição médica.


6) ULTRASSONOGRAFIA

Horário de atendimento: 24h, todos os dias.

OBS: Laudo ou impressão de imagens, integrado aoprontuário eletrônico.

Onde: Sala de USG, UTIN e UTI Materna.

Requisito: Necessário requisição médica.


7) LABORATÓRIO

Horário de atendimento: 24h, todos os dias.

OBS: Não há impressão de resultados de exames,resultados integrados ao sistema de prontuárioeletrônico.

Onde: Sala de coleta e serviços de internação.

Requisito: Solicitação médica do exame a realizar.


8) POSTO DE COLETA DE LEITE MATERNO

Horário de atendimento: 24h, todos os dias.

OBS: Serviços realizados pela equipe de enfermagem,orientação acerca da amamentação, relactação etraslactação, extração de leite humano, orientaçãopara doação de leite.

Onde: Alojamento Conjunto, Sala de Pré-Parto, Parto e PósParto – PPP e Posto de Coleta de Leite Humano.


9) SERVIÇOS MULTIPROFISSIONAIS

Horário de atendimento: 07h as 19h, todos os dias.

OBS: Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia, ServiçoSocial.

Onde: Na unidade de saúde.

Requisito: Exclusivos para pacientes internadas naunidade de saúde.


10) OUVIDORIA

Horário de atendimento: 08h as 17h, de segunda a sextafeira (presencial)

OBS: Acesso via FalaBR, formulário próprio daunidade, ou FORMS no link do aplicativo.

Onde: Sala da Ouvidoria, e site: https://falabr.cgu.gov.br.

Requisito: Manifestação individual e voluntária dousuário do serviço, profissionais de saúde ecomunidade.


11) EMISSÃO DE CERTIDÃO DE NASCIMENTO

Horário de atendimento: Segunda a Sexta das 8h às12h e das 13h às 17h e Sábado de 8h às 12h.

Onde: Cartório instalado na unidade de saúde.

Requisito: Declaração de Nascido Vivo (DNV/viaamarela, fornecida pela maternidade), RG (identidade)do responsável pelo registro (pai ou mãe), presençaobrigatória do pai ou da mãe e certidão de casamento(se pais casados em cartório); Pais menores de 16anos – DNV/via amarela, fornecida pela maternidade,RG (identidade) dos pais, presença obrigatória do pai eda mãe, e dos responsáveis legais dos pais da criança,com documento de identificação com foto.


BREVE HISTÓRICO

Inaugurada em 25 de junho de 1985, com o nome de Centro de Atenção Materno Infantil “Balbina Mestrinho I” (CAMI I), foi a primeira de três casas de parto programadas pela Secretaria de Estado da Saúde, antiga SESAU, a ser implantada, na época na cidade de Manaus. Na inauguração contava com 10 leitos e 04 camas de pré-parto realizando apenas partos normais. Passou pela primeira reforma em 1999, quando foi criada uma sala de cirurgia para realização de partos cesarianos, e ampliado o Centro Obstétrico. No ano de 2000 iniciou sua segunda reforma e ampliação, a mesma voltou a funcionar em fevereiro de 2001, passando a ser identificada como Maternidade Alvorada – CAMI I, contando com uma estrutura de 30 leitos, sala de esterilização e preparo de materiais, assistência ao RN, sala de recuperação pós-anestésica, UCI com 04 leitos, Unidade Canguru com 03 leitos, laboratório de análises clínicas e ultrassonografia. Em maio de 2004, nova obra foi iniciada, sendo concluída em maio de 2006, a maternidade passou a contar com uma UCINCO – Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais Convencionais com 04 leitos e UCINCA – Unidade de Cuidados Intermediários Canguru, com 06 leitos, Agencia Transfusional, Arquivo Médico e outros módulos que se fazem necessários em razão da nova filosofia de atendimento humanizado, sendo esta a estrutura que permanece até os dias atuais. Em 2002 foi agraciada com o prêmio Professor Galba de Araújo, do Ministério da Saúde, pela Humanização do Atendimento ao Parto e Nascimento, bem como foi declarado HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA pela OMS, UNICEF e Ministério da Saúde por seu trabalho em prol do Incentivo ao Aleitamento Materno. Em 2014, esta unidade aderiu ao programa nacional da Rede Cegonha que preconiza o Parto Natural e humanizado e os cuidados amigos da Mulher com prioridade no atendimento. E recentemente, por meio do Decreto n° 48.679 de 12 de Dezembro de 2023, passou a denominar-se Maternidade Dr. Antenor Barbosa.

DADOS DA UNIDADE

Diretor-PresidenteMaria Aládia Tavares Jimenez
CNPJ00.697.295/0011-79
Código UG017122
CNES2013029
Telefone(92) 3659-2800
EndereçoRua Professora Lea Alencar (antiga rua 7), s/n, Alvorada I, CEP: 69042-050
Horário de Funcionamento:24hs
Horário de Atendimento:24hs
Linhas de ônibus:213,219,225,227

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

MISSÃO

Garantir à parturiente assistência humanizada e qualificada em tempo integral durante o parto e opuerpério, bem como ao recém-nascido, respeitando os preceitos éticos e morais.


VISÃO

Coordenar, supervisionar e executar ações a fim de que todos os objetivos sejam alcançados, oferecendoatendimento humanizado de qualidade à população.


VALORES

Ética, equidade, agilidade, valorização dos servidores, qualidade dos serviços, competência, humanizaçãoe compromisso

ORGANOGRAMA

QUANDO DEVO PROCURAR A MATERNIDADE DR ANTENOR BARBOSA

Grávidas em trabalho de parto, sangramento, abortamento em curso, perda de líquido, perda do tampão mucoso, ausência dos movimentosfetais, aumento da pressão arterial durante a gestação (SHEG), grávidas com sintomas de covid-19, quadro clínico com suspeita de apendicite,hiperemêse gravídica, com encaminhamento da APS, quadro clínico de infecção urinária grave e demais urgências obstétricas. Recém-Nascidosaté 28 dias de nascido: com sinais de icterícia, com infecção do coto umbilical, com infecção ocular.

O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NA MATERNIDADE DR ANTENOR BARBOSA

Precisa estar grávida ou mulheres com sinais e/ou sintomas de gravidez. Portar documento de Identidade com foto, cartão de Pré-natal e CartãoNacional de Saúde (CNS). Recém-Nascidos até 28 dias de nascido apresentar Certidão de Nascimento, Caderneta da criança e Cartão Nacionalde Saúde (CNS). Casos urgentes serão atendidos independentemente da documentação. Obs.: Pacientes menores de 18 (dezoito) anosdeverão estar acompanhados do responsável, ambos munidos de documentos pessoais.

TEMPO DE ESPERA

Unidade dispõe do setor de Acolhimento e Classificação de Risco – ACR que estipula o tempo de espera pelo grau de prioridade da gestante.

Vermelho: emergências com risco de vida — atendimento imediato;

Laranja: urgências muito graves — atendimento em até 10 minutos;

Amarelo: urgências — atendimento em até 30 minutos;

Verde: pouco urgentes — atendimento em até 120 minutos;

Azul: não urgentes —atendimento em até 240 minutos.

INTERNAÇÃO

Paciente em trabalho de parto com dilatação acima de 4 (quatro) cm ou com sinais e sintomas de complicação obstétrica, conforme avaliação médica. O obstetra procede à avaliação médica e com base no quadro clínico da paciente e na disponibilidade de leitos da maternidade, decide: pela permanência em estado de observação, aguardando resultado de exames laboratoriais e/ou de ultrassonografia; pela internação; ou pela sua remoção a outra instituição através de autorização do Complexo Regulador do Amazonas; ou pelo encaminhamento para tratamento ambulatorial. O recém-nascido até 28 (vinte e oito) dias de vida será avaliado pelo pediatra e internado conforme avaliação médica.

ACOMPANHANTES

De acordo com a Lei Federal nº 11.108/2005, a gestante tem direito a um acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-partoimediato. A presença de um acompanhante também é autorizada e garantida para pacientes menores de 18 (dezoito) anos, maiores de 60 (sessenta) anos epara aquelas com necessidades especiais. No caso de pacientes menores de idade, é obrigatória a presença do responsável legal.Conforme a Portaria nº 2.068/2016 – GM/MS, o recém-nascido deve ser acompanhado pela mãe no alojamento conjunto, onde deve ser estimulada efacilitada a presença do pai sem restrição de horário, inclusive do genitor sócio-afetivo.Para vítimas de violência sexual, atendidas pelo SAVVIS, e para mulheres que buscam prevenção de gravidez por meio do planejamento familiar, épermitido o acompanhamento de uma pessoa de sua escolha.

VISITANTES

O visitante deve ser maior que 18 (dezoito) anos, permitindo 02 (dois) visitantes, 01 (um) por vez, sendo realizada somente no horário determinado: 16:00às 17:00h. O Pai não será visita, tendo livre acesso ao acompanhamento

DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DA SAÚDE

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