Centro De Atenção Psicossocial Dr. Silvério Tundis (Caps)
APRESENTAÇÃO
O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Dr. Silvério Tundis, localizado na Zona Norte de Manaus, é um serviço especializado de saúde mental, de base comunitária e portas abertas, destinado ao atendimento psicossocial de adultos com transtornos mentais graves e persistentes. A unidade oferece cuidados sob abordagem multiprofissional nas áreas de Psiquiatria, Psicologia, Enfermagem, Assistência Social, Terapia Ocupacional e Farmácia, por meio de atividades como atendimento individual, em grupo, oficinas terapêuticas, visitas domiciliares, acolhimento à família, atividades comunitárias e acolhimento diurno e noturno, inclusive em finais de semana e feriados, com capacidade de até seis leitos para observação e estabilização de pacientes em crise, conforme avaliação da equipe técnica.
Reconhecido como referência no território desde sua inauguração em 2006, o CAPS Dr. Silvério Tundis também desenvolve articulações com serviços da Rede de Saúde, da Justiça, Educação e Assistência Social, promovendo cuidado integral aos usuários.
Esta Carta de Serviços tem por objetivo informar e orientar os usuários sobre os serviços oferecidos por esta unidade de saúde, apresentando de forma clara e acessível as formas de acesso, os compromissos de atendimento e os canais disponíveis para manifestações do cidadão, como elogios, solicitações de informações, reclamações, denúncias e sugestões.
SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS
1) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / AGENDAMENTO DE CONSULTAS
Horário de atendimento: 07:00 – 12:00h e 13:00 – 17:00h.
OBS: Agendamento de primeira consulta após Acolhimento Inicial e de retornos para continuidade do tratamento especializado.
Onde: Setor da Recepção.
Requisito: Dirigir-se ao setor da Recepção após atendimento com equipe multiprofissional ou consulta médica apresentando o Cartão da Unidade e documento de identificação.
2) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / OUVIDORIA:
Horário de atendimento: 07:00 – 12:00h e 13:00 –17:00h.
OBS: Para qualquer cidadão, servidor ou entidade que deseje registrar denúncia, reclamação, sugestão, elogio ou solicitar esclarecimentos relacionados à saúde.
Onde: Sala da Equipe Técnica e/ou Sala da Direção;
3) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / FORNECIMENTO DE CÓPIA DE PRONTUÁRIO
Horário de atendimento: 07:00 – 12:00h e 13:00 – 17:00h.
OBS: Atendimento de demandas de cópias de prontuários dos pacientes, solicitadas em formulário específico aos profissionais que compõe a equipe técnica.
Onde: Sala de Psicoterapia, Sala da Equipe Técnica, Sala do Serviço Social, Sala de Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME).
Requisito: O requerimento deve ser feito pelo paciente, procurador com procuração específica, familiar até 4º grau (em caso de óbito) ou responsável legal (em caso de menor ou incapaz), mediante comprovação documental. Demais casos, somente por determinação judicial.
4) SERVIÇO FARMÁCIA / ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
Horário de atendimento: 07:00 – 12:00h e 13:00 – 17:00h.
OBS: Assistência farmacêutica especializada na dispensação de medicações psicotrópicas e orientação ao paciente com atendimento disponibilizado ao público interno e externo.
Onde: Farmácia do CAPS.
Requisito: Apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS e receituário médico, seja de profissional do CAPS ou de outras unidades da rede.
5) SERVIÇO MÉDICO / CONSULTA EM PSIQUIATRIA
Horário de atendimento: 07:00 – 11:00h e 13:00 –17:00h.
Onde: Consultório Médico 1.
Requisito: Atendimento mediante agendamento direto na unidade, sem regulação, priorizando pacientes com agitação psicomotora, trazidos por viaturas oficiais, maiores de 60 anos, em sofrimento psíquico grave e acima de 18 anos, preferencialmente acompanhados de familiar ou responsável.
6) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / ACOLHIMENTO DIURNO E/OU NOTURNO:
Horário de atendimento: 24h.
OBS: Acolhimento diurno e/ou noturno no CAPS, como suporte durante a crise, para atenção integral ao usuário vinculado ao Projeto Terapêutico Singular (PTS), visando evitar o agravamento do quadro.
Onde: Alojamento Masculino; Alojamento Feminino.
Requisito: Acompanhamento no serviço com Projeto Terapêutico Singular (PTS) pré-estabelecido.
7) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / ACOLHIMENTO INICIAL:
Horário de atendimento: 07:00 – 11:00h e 13:00 – 17:00h.
OBS: Primeiro contato por demanda espontânea ou encaminhamento, com escuta qualificada para avaliação, vínculo ou direcionamento.
Onde: Sala de Psicoterapia, Sala de Práticas Integrativas Complementares, Sala da Equipe Técnica.
Requisito: Estar em sofrimento psíquico grave, severo ou persistente; ter acima de 18 anos; vir acompanhado preferencialmente de familiar ou responsável próximo conhecedor do caso.
8) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / AÇÕES DE REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL:
Ações de fortalecimento de usuários e de familiares, mediante a criação e o desenvolvimento de iniciativas articuladas com os recursos do território nos campos do trabalho/economia solidária, habitação, educação, cultura, direitos humanos, que garantam o exercício de direitos de cidadania, visando a produção de novas possibilidades para projetos de vida.
Local de atendimento: Sala de Psicoterapia, Sala da Equipe Técnica, Sala de Práticas Integrativas Complementares, Território do Usuário.
Dias e horários de Atendimento: 07:00 – 11:00h e 13:00 – 17:00h
Requisitos para atendimento: Acompanhamento no serviço com PTS pré-estabelecido.
9) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / ATENÇÃO ÀS SITUAÇÕES DE CRISE:
Horário de atendimento: 07:00 – 12:00h e 13:00 –17:00h.
OBS: Atendimento breve a crises de pacientes acompanhados com PTS, diante de intenso sofrimento psíquico e social, sem risco à integridade física de si ou terceiros.
Onde: Sala da Equipe Técnica, Sala de Psicoterapia, Sala de Enfermagem.
10) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / ATENDIMENTO E/OU VISITA DOMICILIAR:
Horário de atendimento: 07:00 – 11:00h e 13:00 – 17:00h.
OBS: Atendimento realizado no domicílio da pessoa e/ou de seus familiares, para compreender seu contexto, relações, acompanhar o caso e/ou quando não for possível outro tipo de atendimento.
Onde: Residência do usuário.
Requisito: Acompanhamento no serviço com PTS pré- estabelecido.
11) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / ATENDIMENTO INDIVIDUAL
Atenção direcionada aos usuários visando a elaboração do PTS ou do que dele deriva. Comporta diferentes modalidades, incluindo o cuidado e o acompanhamento nas situações clínicas de saúde, e deve responder as necessidades de cada pessoa.
Local de atendimento: Sala de Psicoterapia, Sala de Práticas Integrativas Complementares, Sala da Equipe Técnica, Sala do Serviço Social
Dias e horários de Atendimento: 07:00 – 11:00h e 13:00 – 17:00h
Requisitos para atendimento: Acompanhamento no serviço com PTS pré-estabelecido.
12) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / ATENDIMENTO PARA A FAMÍLIA:
Ações voltadas para o acolhimento individual ou coletivo dos familiares e suas demandas, que garantam a corresponsabilização no contexto do cuidado, propiciando o compartilhamento de experiências e de informações.
Local de atendimento: Sala da Equipe Técnica
Dias e horários de Atendimento: 07:00 – 11:00h e 13:00 – 17:00h
Requisitos para atendimento: Acompanhamento no serviço com PTS pré-estabelecido.
13) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / MATRICIAMENTO ÀS EQUIPES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA
Apoio presencial sistemático às equipes que ofertem suporte técnico à condução do cuidado em saúde mental ao paciente considerado estável, por meio de discussões de casos e do processo de trabalho, atendimento compartilhado, ações intersetoriais no território, e que contribua no processo de cogestão e corresponsabilização no agenciamento do projeto terapêutico singular.
Local de atendimento: Unidades de Saúde do território
Dias e horários de Atendimento: 07:00 – 11:00h e 13:00 – 17:00h
Nota: Os serviços e horários de atendimentos poderão eventualmente sofrer alterações de acordo com o volume demandado ou outras variáveis.
CANAIS DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO
Telefones: (92) 98414-8317 (Corporativo – Horário disponível para atendimeto: 07:00 às 17:00h)
E-mail: caps_stundis@saude.am.gov.br
Instagram: @capssilveriotundis
BREVE HISTÓRICO
O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Dr. Silvério Tundis foi inaugurado em 4 de maio de 2006, pelo governo do Estado do Amazonas, sendo o primeiro do município de Manaus. Sua inauguração à época foi considerada como iniciativa primordial para a implantação de uma política de estado direcionada à Reforma Psiquiátrica.
Após sete anos de atividades, e dando continuidade ao processo de fortalecimento da política, iniciou-se a reforma na estrutura predial do CAPS, bem como a construção dos Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) no território, inaugurado em 2014. Esse momento histórico favoreceu um repensar das ações terapêuticas e atividades desenvolvidas no serviço, possibilitando pela primeira vez uma revisão do Projeto Terapêutico Institucional (PTI), construído inicialmente no período de credenciamento do serviço junto ao Ministério da Saúde.
O CAPS ao longo de sua história passou a ser reconhecido dentro do território, como um espaço de acolhimento e de cuidado considerado essencial, sendo referência para tratamento de pessoas com transtornos mentais graves, severos e persistentes.
Dentre as ações territoriais desenvolvidas, o CAPS vem conseguindo realizar um trabalho de parceria com as equipes das Policlínicas, Unidades Básicas de Saúde e outros serviços da rede intersetorial, na articulação de acesso às necessidades do usuário nos âmbitos da justiça, educação, assistência social, direitos humanos e de saúde através de encaminhamentos, relatórios e matriciamento.
Com o crescente número de pacientes nos últimos anos, evidenciou-se a necessidade de ampliar o número de atividades ofertadas através das Oficinas Terapêuticas, que subiu de 19 para 25, a partir do ano de 2019, porém, com o surgimento e agravamento da Pandemia de COVID-19, medidas preventivas e restritivas de cuidado à esses pacientes tornaram-se necessárias, ocasionando a suspensão das mesmas no ano de 2020 até meados do segundo semestre de 2021.
Das Oficinas Terapêuticas ofertadas pelo CAPS destaca-se dentro da Terapia de Musicoterapia, o grupo Maracatu QuebraMuro, que nasceu em 2011 da parceria e cooperação do grupo Maracatu Eco de Sapopema (primeiro grupo de Maracatu de Manaus) com o CAPS Dr. Silvério Tundis.
Inicialmente a proposta era o trabalho terapêutico através da percussão aos pacientes portadores de transtorno mental acompanhados pelo CAPS. Com o tempo o grupo foi evoluindo musicalmente, e seus integrantes passaram a compor suas próprias músicas, realizando apresentações em diversos eventos na cidade de Manaus, firmando-se como difusor cultural e indutor de redução de estigmas e preconceitos aos portadores de transtornos mentais, viabilizando a autoestima dos pacientes e interação social.
DADOS DA UNIDADE
| Diretor(a) | Jânglea Cristina Campos de Abreu |
| CNPJ | 00.697.295/0106-74 |
| CNES | 5077060 |
| Telefone | (92) 3652 – 3152 |
| caps_stundis@saude.am.gov.br | |
| Endereço | Av. Sete de Maio, s/nº, Bairro: Santa Etelvina – Manaus-AM, CEP: 69017-305 |
| Linhas de ônibus: | 029, 030, 044, 315, 325, 560 |
IDENTIDADE ORGANIZACIONAL
MISSÃO
Prestar atendimento psicossocial de maneira holística e humanizada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) portadores de Transtornos Mentais Graves e Persistentes, viabilizando escuta qualificada e atendimento acolhedor pautado nos valores e princípios do SUS.
VISÃO
Ser referência em Saúde Mental na rede Estadual de Saúde, prestando atendimento qualificado, através da oferta de serviço multiprofissional de excelência, articulado com as várias unidades da rede de assistência no território e objetivando, acima de tudo, a reinserção social do usuário.
VALORES
Respeito à vida, aos usuários do SUS e suas peculiaridades comportamentais; Ética; Responsabilidade; Integridade; Empatia e Compromisso.
ORGANOGRAMA

QUANDO DEVO PROCURAR O CAPS DR. SILVÉRIO TUNDIS
As pessoas atendidas nos CAPS são aquelas que apresentam intenso sofrimento psíquico, que lhes impossibilitem de viver e realizar seus projetos de vida. São pessoas com transtornos mentais severos e/ou persistentes, ou seja, pessoas com grave comprometimento psíquico;
O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NA UNIDADE
Os Centros de Atenção Psicossocial são designações que seguem padrão do Ministério da Saúde, atendendo o disposto quanto a proteção e os direitos na assistência sem qualquer forma de discriminação quanto a raça, cor, sexo, orientação sexual, religião, opção política e nacionalidade segundo a Lei Nº 10.216 de 06/04/2001.
Como se trata de um CAPS tipo III, constitui-se em um serviço ambulatorial com equipe multidisciplinar na atenção diária que funciona segundo a lógica do território, conforme a Portaria Nº 336 de fevereiro de 2002 do Ministério da Saúde.
O usuário a ser atendido, precisa ter acima de 18 anos e apresentar-se com acompanhante maior de idade, sendo familiar ou responsável próximo que tenha conhecimento sobre o caso. Além disso, deve portar documento de Identificação oficial com foto, Cartão Nacional de Saúde (CNS), Comprovante de Residência e preferencialmente ser morador da zona norte de Manaus.
TEMPO DE ESPERA
Atualmente o fluxo dos usuários é organizado a partir do acolhimento inicial realizado por um profissional de nível superior, que prioriza as necessidades observando a condição clínica do grau de agitação do paciente, em seguida, as estabelecidas por Lei. Está sendo avaliada a possibilidade da implantação de um sistema de classificação de risco voltado para a saúde mental na unidade.
Os acolhimentos e atendimentos em consulta médica especializada são realizados ao longo do dia, portanto, o tempo de espera, é variável.
INTERNAÇÃO – ACOMPANHANTES E VISITANTES
INTERNAÇÃO
Os CAPS tipo III consistem em um espaço destinado para o acolhimento da crise. A internação, nessa conjuntura, é reformulada, deixando de ser estratégia terapêutica.
Pacientes instáveis, em situações de crise, com vínculo de cuidado já estabelecido no serviço, os quais vierem apresentar situações que requeiram uma supervisão direta, constituem indicação de acolhimento que poderá ser avaliada e conduzida por qualquer componente da equipe multidisciplinar que julgar necessário este acompanhamento, o qual poderá durar até 7(sete) dias ininterruptos ou 10(dez) dias intercalados num período de 30 dias, incluindo o atendimento e cuidado integral ao usuário, visando a estabilização do quadro psíquico.
ACOMPANHANTES
Nos casos de pacientes em acolhimento diurno e/ou noturno, a necessidade de acompanhante é avaliada pela equipe multidisciplinar e deverá atender inicialmente às medidas de precaução padrão contra a COVID-19 estabelecidas pela Fundação de Vigilância em Saúde(FVS), como: uso obrigatório de máscaras descartáveis, lavagem das mãos ou uso de álcool em gel e o cuidado no distanciamento social, além de outros critérios como idade e sexo (é orientado a estada de acompanhantes maiores de idade e que sejam do mesmo sexo).
VISITANTES
As visitas para os casos de usuários em acolhimento diurno e/ou noturno são livres para pessoas de ambos os sexos, sem horário pré-definido desde que informadas previamente à equipe técnica para melhor organização do serviço, devendo atender as medidas de precaução padrão contra a COVID-19 estabelecidas pela Fundação de Vigilância em Saúde(FVS), como: uso obrigatório de máscaras descartáveis, lavagem das mãos ou uso de álcool em gel e o cuidado no distanciamento social.
DIREITOS E DEVERES DO USUÁRIOS DA SAÚDE
FOTOS





