Transparência e gestão: FVS-RCP tem contas aprovadas por Conselho Consultivo

Processo de aprovação das contas envolve análise minuciosa (Foto: Anne Alves/FVS-RCP)

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dr. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), recebeu aprovação unânime de contas referentes ao ano de 2023 pelo Conselho Consultivo da instituição. O relatório foi publicado no Diário Oficial do Estado, de 22 de março.

O processo de aprovação aconteceu no dia 18 de março, durante a apresentação do relatório anual de gestão e dos balanços financeiros patrimoniais orçamentários, que detalharam as principais atividades executadas pela Fundação ao longo do exercício de 2023.

Compõem o Conselho Consultivo representantes de entidades públicas, como a SES-AM, Conselho Estadual de Saúde, Conselho dos Secretários Municipais de Saúde e Superintendência do Ministério da Saúde no Amazonas. O relatório de gestão apresentado durante a reunião do Conselho detalhou as principais atividades executadas pela Fundação em 2023, divididas por área de atuação.

Além disso, foram destacadas as metas e indicadores pactuados, permitindo uma avaliação abrangente do desempenho da instituição. “Este resultado reflete o compromisso da FVS-RCP com a transparência e a eficiência na gestão dos recursos públicos”, declara Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP.

Resultados em destaque

O processo de aprovação das contas da FVS-RCP envolveu uma análise minuciosa da execução técnica, física e financeira da instituição, envolvendo prestação de contas de 2023, balanços orçamentário, financeiro, patrimonial e demonstrações das variações patrimoniais.

Durante a exposição dos resultados, foram destacados: a inauguração do Centro de Distribuição de Imunobiológicos; a realização de 232.751 exames e 196.417 procedimentos pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas; além de 7.362 exames pelo Laboratório de Fronteira, em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus).

Outras ações de destaque incluem: realização de 146 ações educativas, capacitando 11.968 profissionais, sendo 5.347 de nível médio e 6.621 nível superior; realização de 30 inspeções em ambientes e processos de trabalho; realização de 283 inspeções sanitárias pelo Estado e monitoramento de 26.308 inspeções realizadas pelos municípios do Amazonas; certificação de menção honrosa: ações realizadas para promoção do conhecimento sobre a tuberculose em escolas, utilizando a educação por pares; e por alcançar o primeiro lugar no ranking de proporção de tratamento preventivo da tuberculose, com o uso do regime 3HP; e o lançamento da “Vigilância em Pauta”, revista digital da FVS-RCP.