Susam realiza Semana Mundial do Aleitamento Materno

O Banco de Leite Humano (BLH) Fezinha Anzoategui, que funciona no Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), promove nesta quarta-feira (31), na comunidade Terra Nova, localizada no município do Careiro da Várzea, uma ação social de Aleitamento Materno. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a ação marca o início de uma série de atividades que serão realizadas pela rede de Bancos de Leite, Maternidades e Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs) da rede estadual, alusivas à Semana Mundial do Aleitamento Materno, comemorada de 1º a 7 de agosto. A programação especial, que tem o apoio da primeira dama do Estado Nejmi Aziz, inclui blitze educativas em pontos estratégicos da cidade, palestras, exposições, homenagens às mães doadoras, uma grande caminhada no Centro e até uma pedalada temática, na Ponta Negra.

A ação organizada pela equipe do Banco de Leite Fezinha Anzoategui para a comunidade do Careiro da Várzea, na quarta-feira, incluirá atendimento médico com obstetra e pediatra; orientação com nutricionista e farmacêutico; atendimento de enfermagem, com realização de teste de glicemia e aferição de pressão arterial; palestras sobre o Aleitamento Materno e atividades recreativas para as crianças, abordando o tema. “A ação tem o apoio da Prefeitura do município e vai ser realizada durante toda a manhã, na Escola Municipal Francisca Góis dos Santos”, explica a gerente de Enfermagem do IMDL, Maria Gracimar Fecury.

Na quinta-feira (1º), às 15h, no auditório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) promove a abertura oficial da Semana do Aleitamento Materno, evento que reunirá as equipes dos Bancos de Leite, Maternidades e CAICs.

Na sexta-feira (2), serão realizadas as blitze educativas, em 10 pontos estratégicos da cidade: avenidas Constantino Nery com Pedro Teixeira (próximo ao Hemoam); Bola do Eldorado (Parque 10); avenida Grande Circular (próximo à feira do Mutirão); avenida Djalma Batista com rua Pará (próximo ao Posto 700); avenida Noel Nutels , Cidade Nova (entrada do Manôa); avenidas Umberto Calderado com André Araújo (próximo à Sefaz); Boulevard Álvaro Maia com rua Major Gabriel; Coroado (próximo à feira do bairro); avenida Getúlio Vargas com rua Leonardo Malcher; avenidas Eduardo Ribeiro com 7 de Setembro.

Nos dias 5 e 6 (segunda e terça-feira), os Bancos de Leite da Susam estarão realizando programações internas de sensibilização de suas equipes e de homenagens às mães doadoras. No Banco de Leite Fezinha Anzoategui, que estará completando aniversário de fundação no dia 5, a programação incluirá exposição de banners e de trabalhos científicos sobre o Aleitamento Materno.
A coordenadora do Programa Estadual de Saúde da Criança, da Susam, Katherine Benevides, destaca que a Semana Mundial de Aleitamento Materno é considerada uma data importante para divulgação e promoção da amamentação. “As unidades de saúde envolvem todos os seus colaboradores neste evento, para chamar atenção das nutrizes e da sociedade de um modo geral para a importância do aleitamento materno como estratégia para assegurar a saúde das crianças e das mães e contribuir para a redução da taxa de mortalidade infantil”, afirma Katherine.

O pediatra neonatologista Jefferson Pereira Guilherme, coordenador geral dos Bancos de Leite do Estado, frisa que a programação da semana ocorre simultaneamente em mais de 150 países e tem por finalidade resgatar a cultura da amamentação, uma prática que ficou bastante prejudicada, principalmente, pela entrada da mulher no mercado de trabalho. “A mulher deve amamentar não porque é bonito, mas porque o leite materno é o melhor alimento para a criança até os 2 anos de idade e, de forma exclusiva, até os 6 meses de vida”, diz o pediatra, acrescentando que o apoio à amamentação é a ação de saúde de maior impacto na redução dos índices de mortalidade infantil.
Jefferson salienta que não é fácil para a mulher manter a amamentação pelo período recomendado e que, por isso, é muito importante que ela tenha o apoio e seja bem orientada sobre o assunto.

“Por isso, o tema deste ano da Semana Mundial de Aleitamento Materno é o aconselhamento. É muito importante que os profissionais de saúde estejam preparados para ouvir, tirar as dúvidas, estimular e apoiar as mães para que elas consigam levar adiante a amamentação. Mas que esta seja, também, uma tarefa assimilada pela família, pelos vizinhos, pela sociedade como um todo”, salientou o pediatra.

Fique por dentro – A rede de Bancos de Leite do Estado é formada por três unidades: o Banco de Leite do Amazonas, que funciona na Maternidade Ana Braga, na zona Leste; o Banco de Leite Humano Fezinha Anzoategui, unidade anexa ao Instituto da Mulher Dona Lindu, zona Centro-Sul; e o Banco de Leite Humano Azilda Marreiro, na maternidade de mesmo nome, que funciona na zona Norte da cidade.