Susam realiza 1º Encontro do Serviço Social no Transplante
A Secretaria de Estado de Saúde (Susam), do Governo do Amazonas, realizou nesta terça-feira, dia 1º de julho, o 1º Encontro do Serviço Social no Transplante. O evento, gratuito, promovido pela Central Estadual de Transplantes, foi realizado no Auditório Dr. Juarez Klinger do Areal Souto, na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), com a participação de 93 inscritos, entre profissionais e estudantes de serviço social e enfermagem.
Segundo a coordenadora estadual de Transplantes, Leny Passos, o evento teve como principal objetivo a discussão sobre os novos desafios do Assistente Social. “Em especial, com a implantação dos transplantes no Estado do Amazonas, nos últimos anos. Neste novo âmbito, as especialidades da área da saúde se complementam e devem trabalhar em conjunto. É o caso do serviço social no transplante. Necessitamos de uma equipe coesa e que trabalhe na integralidade de ações com as mais diversas áreas, visando o bem-estar e a preparação do paciente e de seus familiares”, destacou. “Estamos debatendo os desafios, tendo como eixo central as ações continuadas de educação e saúde, junto aos usuários, familiares e profissionais do setor”.
O diretor-presidente da FHAJ, Raymison Monteiro de Souza, disse que o trabalho do serviço social vem demonstrando o quanto a integralidade das ações de uma equipe multidisciplinar é necessária. “Os problemas e as demandas sociais que se apresentam no ambulatório de transplante de fígado na FHAJ reforçam o quanto a união de esforços para resolvê-los impactam no tratamento e/ou na preparação de um paciente para o transplante”, informou.
A tarde de debates iniciou com a Secretária Executiva da Assistência Social e Cidadania (SEAS), Graça Prola, realizando painel histórico da inserção do serviço social na saúde, saindo do modelo assistencial hospitalar para o modelo de efetiva integralidade dos profissionais de serviço social a uma equipe multidisciplinar. “Precisamos ainda que os profissionais busquem a qualificação continuada para a realização de um trabalho de intervenção e respostas às demandas e problemas sociais”. Participaram ainda, as palestrantes Mary Anne Moura, da Clínica Renal, explanando sobre o Serviço Social no Atendimento ao Paciente Renal Crônico, e Isvetrana Souza, assistente social do Hospital Santa Júlia, sobre atendimento pré e pós-transplante no Centro Transplantador de Rim; Geralda Ozório, da FHAJ, explicou o funcionamento do Serviço Social no Transplante de Fígado (Ambulatório) e Derli Fernandes, também assistente social explanou sobre sua atuação na Central de Notificação, Captação e Distribuição de órgãos do Amazonas (CNCDO/AM).