Susam promove curso sobre Auditoria no SUS
Servidores da capital e de mais 16 municípios do interior do Estado participam, nesta quinta e sexta-feira (21 e 22), do Curso Básico de Auditoria do SUS, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam). De acordo com o secretário de estadual de Saúde, Wilson Alecrim, além de promover o nivelamento e a atualização de informações sobre o tema, a capacitação faz parte dos preparativos para a futura implantação de um sistema de auditoria com abrangência nas nove Regiões de Saúde do Amazonas.
A auditoria, além de ser um instrumento de fiscalização contábil, com foco na aplicação de recursos financeiros é, também uma poderosa ferramenta de apoio à gestão. Corretamente utilizada, ela ajuda a otimizar as ações e corrigir o que precisa ser revisto para garantir a qualidade dos serviços prestados à população”, destacou Alecrim, na abertura do curso, que está acontecendo no Da Vince Hotel.
Também participaram da abertura oficial da capacitação o secretário municipal de Saúde de Manaus, Evandro Melo; a coordendora estadual de Auditoria do SUS, Sandra Lima Braga; e Raimunda Fecury, responsável pelo Setor de Auditoria do Núcleo do Ministério da Saúde, no Amazonas.
Com duração de 16 horas, a capacitação está sendo ministrada pelo médico auditor da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, Vanderlei Soares Moya. Co-autor do livro “Noções de Auditoria em Serviços de Saúde”, Moya tem vasta experiência no tema e foi membro da Comissão de Coordenação Técnica de Revisão e Atualização do Curso Básico de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria do Ministério da Saúde, entre outras atividades científicas.
Moya frisou que a auditoria tem como papel fundamental a avaliação dos serviços e se configura como uma das principais ferramentas para o bom funcionamento do SUS. “Neste momento, o grande desafio do serviço de auditoria do SUS é entender o novo desenho da saúde no Brasil, com a criação das Redes de Atenção e das Regionais de Saúde. Nosso trabalho, agora, será dentro deste novo cenário e ganha mais esse componente das regionais de Saúde”, destacou.
Sandra de Lima Braga salientou que a auditoria é uma atividade complexa, mas necessária, cujo papel fiscalizador tem de ser acompanhado do papel orientador. “O auditor tem o dever de relatar criteriosamente o que foi encontrado em suas análises, mas também de deixar melhor o lugar auditado, de modo que ações ou serviços possam ser redirecionados, quando for o caso”, afirmou Sandra Braga.
O secretário Wilson Alecrim, na fala de abertura do evento, lembrou que em termos nacionais, a melhoria dos serviços de saúde foi o principal ponto de reivindicação do movimento popular ocorrido no país a partir do mês de junho, com as grandes manifestações de rua. “Isto nos impõe a necessidade de refletirmos sobre todos os aspectos do funcionamento do Sistema Único de Saúde, sobre o esforço que devemos fazer para agilizar a resposta a esta demanda da população. Nas suas instâncias, o SUS dispõe, desde o princípio e de forma pioneira, dos mecanismos de controle social que vêm se fortalecendo e contribuindo com a gestão. Da mesma forma a auditoria deve ser encarada. Um gestor que tem a cabeça no lugar, não tem medo dela e trabalha para fortalecê-la”, disse Alecrim.
Nesta quinta-feira, a programação do curso inclui palestras sobre “Auditoria no Sistema de Saúde e o Financiamento do SUS: Gestão e Prestação de Serviços” e “Auditoria da Atenção à Saúde: dimensão dos serviços ambulatoriais (básicos e especializados). Na sexta-feira, o tema será Auditoria da Atenção à Saúde: dimensão dos serviços hospitalares.
Homenagem – A abertura do Curso promovido pela Susam foi marcada por uma homenagem ao médico Cristionor Argemiro Kzam, que está se aposentando após mais de três décadas de serviços prestados à Susam e que integrava a equipe da Coordenação de Auditoria do SUS no Amazonas. Kzam recebeu do secretário Wilson Alecrim, em nome de seus colegas de trabalho, um placa de reconhecimento pelos anos de dedicação ao serviço.