Susam orienta municípios do interior sobre Vacinação contra o HPV
A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) vai realizar uma videoconferência, com a participação de todos os municípios do interior, para fechar os últimos detalhes da Campanha de Vacinação contra o HPV, que começa em agosto. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, o evento está marcado para o próximo dia 16, a partir do Centro de Mídias da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em Manaus.
“Será um momento importante para que as equipes das gerências municipais de imunização e também os representantes das secretarias municipais de Saúde e de Educação, que são importantes parceiros desta ação, possam tirar dúvidas sobre a programação da campanha, as questões técnicas envolvendo a vacina e toda a logística que será montada para assegurar o sucesso da campanha”, afirmou Alecrim.
O diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque, e a coordenadora estadual de Imunização, Izabel Nascimento, serão os coordenadores da videoconferência. Izabel explica que os municípios já receberam a Nota Técnica que reúne as principais informações sobre a campanha de vacinação. “Neste momento os municípios estão trabalhando para fechar o número exato de meninas que serão vacinadas nas escolas”, disse a coordenadora.
O secretário Wilson Alecrim destacou que, além da vacinação que será realizada diretamente nas escolas, os municípios foram orientados a definir, também, uma unidade de saúde de referência para oferecer a vacina às meninas de 11 a 13 anos que, eventualmente, não estejam cursando o ensino regular. Como nas demais campanhas de vacinação, também haverá equipes volantes percorrendo comunidades ribeirinhas ou aquelas localizadas nos ramais das rodovias, para levar a dose de proteção contra o HPV. A vacinação nas comunidades indígenas terá a parceria da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e, em níveis locais, dos Distritos de Saúde Indígena.
Calendário – Na semana passada, o Governo do Amazonas divulgou o calendário da Campanha de Vacinação contra o HPV, que terá como público-alvo as meninas na faixa etária de 11 a 13, matriculadas nas redes pública e particular de ensino, em todo o Estado.
A primeira etapa da campanha acontecerá de 10 a 30 de agosto, com a aplicação da primeira dose da vacina. A segunda etapa ocorrerá de 10 a 30 de outubro e, a terceira, de 10 a 28 de fevereiro de 2014. O investimento do Governo do Estado para a realização da campanha será de aproximadamente R$ 15,2 milhões, sendo R$ 12,2 milhões para aquisição das vacinas e o restante para aplicação na logística, material de consumo e material educativo.
No dia 9 de agosto, Governo do Estado e Prefeitura de Manaus realizam a abertura oficial da campanha, na capital. No dia 10, em Borba, será oficializada a abertura da campanha, para o interior do Estado.
O Amazonas foi o primeiro Estado da federação a implantar o Programa de Imunização contra o Papilomavirus Humano (HPV). A medida faz parte das ações de enfrentamento e prevenção ao câncer do colo do útero, desenvolvidas pelo Estado. Este tipo de câncer – que tem uma alta taxa de incidência no Estado – está relacionado à infecção persistente por subtipos oncogênicos do vírus HPV. Os subtipos HPV-16 e HPV-18, por exemplo, estão associados a 70% dos cânceres cervicais.
O secretário Wilson Alecrim explica que o Governo do Estado está fazendo a aquisição da vacina que será utilizada em todo o interior e, também, nas escolas da rede pública estadual e particular, da capital. A Prefeitura de Manaus será parceira nos investimentos e ficou responsável pela aquisição das vacinas que serão utilizadas na imunização das meninas matriculadas nas escolas públicas da rede municipal.