Susam inaugura novo hospital no município de Japurá

O Governo do Estado do Amazonas inaugurou no último sábado (17), no município de Japurá (distante 1.498 quilômetros de Manaus), o Hospital Mayara Abdel Aziz. A nova unidade, que é resultado de investimentos mais de 3 milhões (em obras e equipamentos), vai substituir as antigas instalações do hospital da cidade. “Esta é a quinta unidade hospitalar inaugurada pelo Governo do Estado, neste ano, no interior do Estado, dando continuidade ao amplo programa de investimentos que vem sendo realizado na área da saúde na capital e no interior do Amazonas”, destacou o governador, José Melo.

O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, explica que o novo hospital possui 20 leitos e foi modernamente equipado, inclusive para oferecer serviços que não eram disponibilizados na unidade antiga. “O principal deles é o serviço de mamografia, que está sendo expandido no interior do estado para ampliar o acesso das mulheres ao diagnóstico precoce do câncer de mama”, frisou o secretário. Laboratório de análises clínicas, ultrassonografia, serviço de raios-X, centro cirúrgico, tudo foi equipado para melhorar a qualidade do serviço prestado à população, com atuação de equipe multidisciplinar.

Alecrim salienta que todos os exames de imagem (inclusive a mamografia) estarão disponíveis em sistema digitalizado, interligado à Central de Laudos que funciona no Hospital Francisca Mendes, em Manaus. “Este é um padrão que estamos estendendo para toda a rede hospitalar do interior do Estado, com o suporte do Programa de Telemedicina”, disse o secretário.

Novas unidades – Em janeiro deste ano, o Governo entregou o hospital de Silves. Em fevereiro, foi a vez de São Paulo de Olivença ganhar uma nova unidade hospitalar. No mesmo dia, foi entregue à população de Tabatinga, a Unidade de Pronto Atendimento e Maternidade Enfermeira Celina Villacrez Ruiz. No final de março, foi inaugurado o Hospital Dra. Luiza da Conceição Fernandes, em Humaitá.

Os municípios de Pauini e Envira serão os próximos a ganhar uma nova unidade hospitalar.