Susam entrega novos equipamentos para 13 unidades da rede estadual de saúde
Mais treze unidades da rede estadual de saúde receberam, nesta sexta-feira (15), novos equipamentos adquiridos pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam), com o objetivo de modernizar os serviços prestados à população. O investimento total na aquisição foi da ordem de R$ 1.572.336,58, parte deles – R$ 513 mil – oriundos de convênio com o Governo Federal. “São equipamentos de ponta que integram os investimentos anuais realizados pela Susam para manter a rede de atendimento atualizada do ponto de vista tecnológico, o que contribui para a qualidade dos procedimentos oferecidos aos usuários dos nossos serviços”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim.
A entrega dos equipamentos aos gestores das unidades foi realizada no auditório da Fundação Hospital Adriano Jorge, vincualda à Susam, e uma das contempladas com o investimento. De acordo com Alecrim, ao todo foram entregues 33 equipamentos, sendo 24 monitores multiparamétricos, 01 duodenoscópio, 03 colposcópios e 06 videolaparoscópios.
Os monitores multiparamétricos, que são utilizados para monitorizar pacientes graves, foram entregues para o Pronto-Socorro da Criança da Zona Oeste; Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Salles; Maternidade Balbina Mestrinho; Instituto da Mulher Dona Lindu; Pronto-Socorro Aristóteles Platão Bezerra de Araújo e para o Hospital Regional Lázaro Reis, de Manacapuru. “Esses novos aparelhos têm uma tecnologia mais moderna e vão substituir equipamentos antigos, o que representa inclusive economia nos gastos com manutenção”, explica o secretário-adjunto de Atenção Especializada da Capital, Wagner William Souza.
Ele destacou que, nesta semana, cerca de 50 profissionais (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermage) das unidades que receberam os novos monitores participaram de um curso de capacitação em “Monitorização Hemodinâmica não Invasiva”. O curso, realizado na quarta e na quinta-feira ((13 e 14), aconteceu no auditório do Pronto-Socorro Platão Araújo. “É importante que este processo de prover as unidades de equipamentos mais modernos seja acompanhado da atualização dos nossos profissionais, para que estejam aptos a fazer o uso correto dessas novas tecnologias em favor de um atendimento mais qualificado”, diz Wagner Souza.
Os colposcópios, que são utilizados para realização de exames do colo do útero e ferramenta importante para identificação de lesões precursoras do câncer cervical, foram entregues para as Policlínicas Codajás e João dos Santos Braga, além do Ambulatório Araújo Lima, para serem utilizados nos serviços de Ginecolobia. Os videolaparoscópios, utilizados na realização de diversos tipos de cirurgias, com procedimentos minimamente invasivos que permitem ao paciente uma recuperação em um tempo menor, em comparação à cirurgia tradicional, foram entregues para o Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado, Pronto-Socorro Platão Araújo, Fundação Hospital Adriano Jorge e Instituto da Criança do Amazonas (Icam). O duodenoscópio, que permite a realização de procedimento minimamente invasivo para a retirada de cálculos no pâncreas, vai ser instalado no Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio.