Susam e UEA lançam revista em quadrinhos, sobre aleitamento materno
As atividades de capacitação de recursos humanos desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam), com ênfase nas ações de proteção, apoio, estímulo ao aleitamento materno, ganharam mais uma ferramenta: uma edição especial da revista em quadrinhos “A Turminha do Manaó”, voltada para o tema. O lançamento da edição especial da revista – que é uma publicação da Universidade do Estado do Amazonas – aconteceu nesta quinta-feira (14), durante a abertura do I Simpósio Amazonense de Saúde da Criança, evento realizado por meio de parceria entre a Susam e instituição de ensino superior.
O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, destacou que o conteúdo a publicação foi produzido e supervisionado por uma equipe de profissionais com grande experiência na abordagem do assunto e será de grande utilidade para dar apoio às ações educativas sobre o aleitamento materno, considerado uma as medidas mais efetivas de prevenção da mortalidade infantil.
O pediatra neonatologista Jefferson Guilherme Pereira, médico da Susam e consultor técnico do Ministério da Saúde, explica que a opção pelo formato e a linguagem do gibi têm a finalidade de trazer para as ações de divulgação e estímulo ao aleitamento materno, o reforço do público jovem. “Esse público costuma funcionar como excelente multiplicador de informações e é importante termos, entre nossas ferramentas de educação em saúde sobre o tema, um material que possa ‘falar’ também a esse segmento”, disse Jefferson Guilherme.
O I Simpósio Amazonense de Saúde da Criança, também organizado a partir de uma parceria entre a UEA e Susam, acontece durante esta sexta-feira no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), com a participação de profissionais e acadêmicos da área da saúde. “Atualidades e Práticas para a Redução e Prevenção da Mortalidade Infantil” é o tema central do evento, que está sendo transmitido para os municípios, através do sistema de Telessaúde, para garantir a participação de profissionais do interior do Estado.
No período da manhã, três palestras marcaram a programação do simpósio: “Atenção Perinatal no Amazonas: estatísticas e rede de atenção”, ministrada por Jefferson Pereira Guilherme; “Organização dos Serviços de Saúde para a Atenção Perinatal: estratégia Rede Cegonha”, proferida pela assistente social Loiana Melo; e “Perspectivas e Práticas na Assistência ao Parto, ao Puerpério e ao Recém-Nascido: Impacto na Mortalidade Perinatal”, apresentada pelo pediatra neonatologista Luís Alberto Mussa Tavares, do Rio de Janeiro, autor, entre outras obras, da “Declaração Universal dos Direitos do Prematuro”.
No período da tarde, a programação do simpósio será marcada por uma exposição de trabalhos científicos, sobre temas correlatos aos debatidos durante o simpósio.