Setembro Amarelo: SES-AM promove “Blitz da Vida” em valorização à saúde mental e à vida

Ação do Centro de Reabilitação em Dependência Química une conscientização sobre prevenção ao suicídio e distribuição de mudas cultivadas pelos pacientes 

Em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à valorização da vida, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio do Centro de Reabilitação em Dependência Química (CRDQ) Ismael Abdel Aziz, realizou nesta terça-feira (30/09) a atividade de encerramento da campanha, com a “Blitz da Vida”, no cruzamento das avenidas Pedro Teixeira e Constantino Nery, entre a Fundação Hemoam e o Centro de Convenções Vasco Vasques.

A atividade teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância de falar sobre saúde mental, incentivar a busca por ajuda em momentos de crise e reforçar que a vida sempre deve ser prioridade. Como gesto simbólico, foram distribuídas mudas cultivadas pelos residentes do CRDQ, representando renascimento, esperança e a importância de cultivar o cuidado e o amor no cotidiano. 

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destacou o compromisso do Governo do Amazonas com a saúde mental. “O Setembro Amarelo é um momento de sensibilização, mas o cuidado com a saúde mental deve ser permanente. Iniciativas como a Blitz da Vida fortalecem a rede de atenção, dão visibilidade ao tema e reforçam que a vida precisa sempre ser priorizada. O Governo do Amazonas segue empenhado em ampliar o acesso a serviços de apoio, prevenção e tratamento, garantindo acolhimento e esperança para todos que necessitam”, afirmou.

A diretora do CRDQ, Fábia Ileana, ressaltou a relevância da integração social dos residentes em atividades junto à comunidade. “Quando os pacientes participam de ações como essa, eles não apenas se sentem parte da sociedade, mas também fortalecem sua autoestima e compreendem que o cuidado com a saúde mental vai além do tratamento clínico, envolvendo hábitos saudáveis e o contato com a natureza”, disse.

A campanha contou com apoio institucional para garantir conforto e segurança aos participantes e à equipe envolvida, incluindo a organização do trânsito e apoio logístico no entorno do local.

Referência

O CRDQ é a primeira unidade da rede estadual de saúde a proporcionar tratamento em reabilitação de dependentes químicos de álcool e outras drogas, na modalidade de internação, e tem capacidade para atender 100 pacientes por um período de até 90 dias.

Na unidade, os pacientes que necessitam de reabilitação têm à disposição, em tempo integral, uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, psiquiatras e terapeutas, para ajudar na recuperação dos diversos problemas que são causados pelo uso abusivo de álcool e outras drogas. 

Atualmente, 100 pacientes estão em tratamento na unidade, recebendo acompanhamento psicossocial e suporte terapêutico para auxiliar na recuperação de seu quadro de saúde. A indicação para atendimento no CRDQ ocorre por meio de encaminhamento feito pelas demais unidades de saúde e pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD).

FOTOS: Jorge Barros/SES-AM