SES-AM tem reconhecimento nacional por avanços na gestão hospitalar, com base em indicadores de desempenho
Programa Epimed Governança Clínica será expandido para outras unidades da rede estadual de saúde, como o Icam

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) recebeu reconhecimento nacional pelo trabalho desenvolvido no âmbito do Programa Epimed Governança Clínica, implementado desde outubro de 2024 nos Hospitais do Coração Francisca Mendes (HCFM) e Dr. João Lúcio Pereira Machado. A homenagem aconteceu durante o IV Encontro Nacional de Gestão em Saúde Pública, realizado no final do mês, em Brasília.

Organizado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), pelo Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP) e pela Epimed Solutions, o encontro teve como tema central “O impacto da gestão de indicadores e otimização de recursos para certificação hospitalar”. O evento destacou o uso estratégico de dados clínicos e operacionais para promover qualidade, segurança e eficiência no atendimento à saúde pública.
Desde a adesão ao programa, a SES-AM tem demonstrado avanços expressivos na gestão assistencial de suas unidades hospitalares. De dezembro de 2024 a junho de 2025, os indicadores extraídos da plataforma Epimed Monitor evidenciam melhorias consistentes, tais como, a redução do tempo médio de permanência na UTI, o que amplia a disponibilidade de leitos.
O Programa Epimed Governança Clínica permite à SES-AM monitorar em tempo real a qualidade assistencial, identificar gargalos, comparar o desempenho com mais de 900 hospitais do país e tomar decisões baseadas em evidências. Isso tem contribuído diretamente para a melhoria dos processos e para a otimização do uso de recursos públicos.
“Foi uma satisfação receber a homenagem, que valida o trabalho que vem sendo executado por essa gestão. Temos adotado uma administração moderna, baseada em informação, o que nos permite aprimorar continuamente os processos. Esse é um projeto que adota tecnologia de ponta e nos possibilita avaliar, discutir e definir, de forma conjunta, melhorias para as unidades”, destaca a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.

A secretária explica que o sistema Epimed é uma ferramenta de gestão e análise de dados clínicos que possibilita o mapeamento do perfil dos pacientes, otimizando o atendimento na rede pública de saúde.
Além da redução do tempo de permanência dos pacientes na UTI, outros indicadores apresentaram resultados satisfatórios nas unidades em que o projeto é executado. Entre eles, a diminuição do tempo médio de permanência no hospital, de pacientes que passaram por internação em UTI, que caiu de 36 para 18 dias; queda na taxa de ocupação de leitos, que passou de 88% em janeiro de 2025 para 72,8% em junho, refletindo uma gestão mais eficiente dos fluxos de entrada e saída de pacientes. Também foi registrado baixos índices de reinternação precoce em UTI, um reflexo positivo da qualificação dos processos de alta e reabilitação.
O programa, segundo Nayara Maksoud, deverá ser expandido para outras unidades da rede estadual de saúde, sendo o próximo o Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam), na zona sul. “Todos esses indicadores mostram a importância da informação para a tomada de decisão assertiva nas unidades. Com os bons resultados já podemos ampliar a iniciativa para mais um hospital, o Icam. Nos próximos meses as equipes passarão por treinamento para que o programa seja utilizado de forma eficiente”, acrescenta a secretária de Saúde do Amazonas.