SES-AM realiza capacitação de profissionais da Atenção Primária para uso do Implanon
Ação reúne equipes de 50 municípios em formação técnica para ampliação do acesso ao método contraceptivo

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realiza, nesta quinta e sexta-feira (23 e 24/04), mais uma etapa da Oficina de Qualificação para Implementação do Implante Contraceptivo na Atenção Primária. A capacitação acontece no auditório do Hotel Da Vinci, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.
A iniciativa reúne cerca de 290 profissionais de 50 municípios do Amazonas e dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) e tem como objetivo formar equipes para a inserção do Implante Subdérmico de Etonogestrel (Implanon), além de fortalecer a atenção integral à saúde sexual e reprodutiva.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destaca que desde 2025, profissionais de saúde são capacitados para a realização do procedimento. “Essa iniciativa tem permitido ampliar o acesso ao método contraceptivo e qualificar a assistência ofertada. Com equipes preparadas, conseguimos garantir um atendimento mais seguro, eficiente e alinhado às necessidades das mulheres”, afirmou.
A oficina foi dividida em duas etapas, teórica e prática. No local, os participantes tiveram acesso ao conteúdo teórico, com revisão de literatura, esclarecimento de dúvidas e treinamento em simulador anatômico realista, permitindo a prática do procedimento em ambiente controlado.

De acordo com os critérios estabelecidos, cada município indicou dois profissionais: um enfermeiro e um médico que atuam na Atenção Primária à Saúde.
A secretária executiva de Políticas de Saúde da SES-AM, Diana Lima, destacou o impacto da iniciativa na ampliação do cuidado em saúde reprodutiva.
“A ação amplia as alternativas de prevenção da gravidez e fortalece o planejamento reprodutivo, garantindo mais autonomia e acesso das mulheres aos métodos contraceptivos disponíveis na rede de saúde”, afirmou.
Para a médica Larissa Santos, a capacitação contribui diretamente para qualificar o atendimento na rotina dos serviços. “Esse momento de formação aprimora nossa prática no dia a dia. Além do domínio da técnica, também amplia nossa capacidade de orientar as mulheres sobre o método, tornando o atendimento mais completo”, destacou.
