SES-AM realiza ação para gestantes indígenas em Parintins

As mulheres receberam orientações sobre o parto, além de atendimento assistencial e psicológico (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou uma programação especial para grávidas indígenas do município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). Foram quatro dias de ações, com oferta de serviços de orientações sobre o parto, atendimento assistencial, psicológico e palestras para as futuras mamães.

A ação, que começou no sábado (13/04) e encerrou na terça-feira (16/04), fez parte da programação em alusão ao Dia dos Povos Indígenas. As atividades foram realizadas no Hospital Padre Colombo, de Parintins.

Além do atendimento, as mulheres também realizaram arte gestacional, com desenhos nas barrigas das indígenas, usando elementos importantes da cultura regional.

três grávidas indígenas mostrando a arte gestacional na barriga (Foto: divulgação)

A ação aconteceu em parceria com a Casa De Saúde Indígena (Casai), que escolheu dez gestantes que estão em acompanhamento na unidade de Parintins. De acordo com a coordenadora administrativa do Hospital Padre Colombo, Irmã Clara Bert, a unidade sempre realiza ações voltadas ao acolhimento das gestantes. As programações desse tipo, disse ela, mostram para a população que a unidade é capacitada e tem profissionais preparados para atender mulheres indígenas.

“O Hospital Padre Colombo tem uma equipe multidisciplinar que pode oferecer atendimento de qualidade, humanizado, respeitoso, digno e tudo isso proporcionado de forma gratuita através, do Sistema Único de Saúde e pelo Governo do Estado do Amazonas”, destacou.