SES-AM realiza 3º encontro dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde e Humanização de Manaus

Além de projetos, o relatório consolidado das atividades dos núcleos referentes aos meses de junho e julho deste ano foram apresentados

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), realizou o 3º Encontro dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde e Humanização (Nepshus) de Manaus. No evento, realizado na quarta-feira (04/09), foram apresentados, além de projetos, o relatório consolidado das atividades dos núcleos referentes aos meses de junho e julho deste ano, além de palestras voltadas à saúde mental dos servidores.

A diretora do DGTES, Fabiana Gurgel, explicou que o encontro foi promovido pela coordenação da Gerência de Educação na Saúde e Humanização (GESH) do departamento, e contou com a participação de 42 coordenadores dos núcleos.

“A escuta qualificada e o acolhimento dos trabalhadores e trabalhadoras em suas atividades cotidianas, alinhados às diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) são muito importantes. Agradeço a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, e o secretário Executivo da SES-AM, Sílvio Romano, por sempre apoiarem as ações dos Nepshus, uma vez que também resultam na melhoraria da qualidade dos serviços oferecidos à população”, disse a diretora do DGTES da SES-AM.

Programação

A gerente da GESH, Francileide Bindá, destacou que durante o evento, a enfermeira Eliza Tavares, coordenadora do Nepshu do Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (ICAM), apresentou o projeto: “Relato de experiência sobre a construção de um site voltado à Educação Permanente e Humanização”.

Outro destaque na programação do encontro foi a palestra sobre: “Saúde Mental do Trabalhador/Trabalhadora”, ministrada pela enfermeira Lívia Lima, e a pela psicóloga Valessa Bentes, ambas do apoio técnico da Rede de Atenção Psicossocial da SES-AM.

Além disso, o relatório consolidado das atividades dos Nepshus, dos meses de junho e julho, foi apresentado. O documento é elaborado com base nas informações fornecidas mensalmente pelos coordenadores, o que permite melhor acompanhamento do trabalho desenvolvido pelos núcleos em suas respectivas unidades.

“Os encontros dos Nepshus têm se consolidado como espaços importantes para a participação, formação, fortalecimento de laços e afetos, além de proporcionar reflexão sobre desafios comuns e a construção coletiva de estratégias para superá-los”, ressaltou Bindá, informando que, nos meses de setembro e outubro, serão realizadas reuniões com os núcleos, organizadas por tipologia de unidade.