SES-AM promove formação de membros do Comitê de Equidade no âmbito do trabalho e da educação no SUS
Ação marca um passo importante para a consolidação de práticas institucionais que promovem inclusão, diversidade e respeito na saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou, nesta segunda-feira (29/09), a formação dos membros do Comitê de Equidade no âmbito do trabalho e da educação no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento, que integra as ações do Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras do SUS, foi realizado no auditório da Fametro, em Manaus.
A programação contou com palestras, rodas de conversa e debates sobre temas que envolvem a equidade na Saúde, dentre os quais as questões de raça, etnia e gênero no ambiente de trabalho, as interseccionalidades que atravessam a vida dos trabalhadores da saúde e os desafios de implementar políticas públicas que assegurem dignidade, valorização profissional e direitos humanos no cotidiano das instituições de saúde.
O evento também contou com a participação do Comitê de Equidade do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11), que trouxe sua experiência.
A secretária executiva adjunta de políticas de saúde da SES-AM, Diana Lima, reforçou a relevância do espaço como oportunidade de reconhecer as diferenças e pensar soluções para atender às necessidades específicas de cada população. “Falar de equidade é falar de compromisso com a diversidade do nosso território. Esse comitê, o primeiro criado na região Norte, reafirma o papel do Amazonas como pioneiro na busca por um SUS que respeite e valorize as diferenças”.

A gerente de Educação na Saúde e Humanização da SES, Francileide Bindá, ressaltou que o evento é um esforço coletivo para qualificar os membros do comitê e fortalecer sua atuação junto aos trabalhadores e trabalhadoras do sistema.
Graça Cardoso, assistente social e coordenadora do Comitê, destacou a missão de enfrentamento às diferentes formas de violência. “Estamos construindo um espaço plural, que reúne técnicos da SES, representantes de sindicatos e movimentos sociais. Juntos, buscamos estratégias para combater o racismo, o sexismo, a transfobia e todas as formas de discriminação que ainda atravessam o ambiente de trabalho na saúde”, afirmou.
Com a realização do encontro, a SES-AM reforça o compromisso de promover um processo contínuo de transformação institucional, capaz de ampliar a qualidade das relações de trabalho, fortalecer a valorização dos profissionais e, sobretudo, garantir um SUS mais equitativo para a população amazonense.